Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Selênio

Química

PUBLICIDADE

O Selênio é um nutriente capaz de proteger as células contra possíveis efeitos de radicais livres, esses radicais danificam células e contribuem para o aparecimento de doenças crônicas.

O selênio pertence à classe de minerais e atua no sistema imunológico e nas glândulas tireóide. Alimentos derivados de plantas são mais ricos em selênio, sendo assim em solos pobres deste mineral existe uma carência do nutriente.

A castanha de caju e a castanha-do-pará são ótimas opções para manter a taxa de selênio ideal para o corpo. Outros alimentos como a carne bovina e a de aves, juntamente com os grãos e frutos do mar, contribuem para uma boa quantidade deste nutriente.

As propriedades do mineral que mais chamam a atenção é o que diz respeito ao combate ao câncer e a luta contra o envelhecimento. A deficiência de selênio causa degeneração pancreática, sensibilidade muscular e maior tendência ao câncer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Molibdênio - Benefícios desse sal mineral para o organismo.

Castanha-do-pará: fonte de selênio
Castanha-do-pará: fonte de selênio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Selênio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/selenio.htm. Acesso em 18 de junho de 2021.