As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal.
O ácido libera no meio cátions H+ que se unem aos ânions OH- liberados pelabase e, com isso, formam-se as moléculas de água. O sal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base.
Genericamente, temos:
HA + BOH → H2O + BA
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL
Para entender como o meio é neutralizado, pense, por exemplo, num copo contendo ácido nítrico, que possui pH aproximadamente igual a 2,0. Digamos que gradativamente vamos adicionando leite de magnésia ao ácido. O leite de magnésia é uma solução da base hidróxido de magnésio, que possui pH aproximado a 10,0.
Quanto maior o pH de uma solução, mais básica ela será, e vice-versa.
Com o tempo, o pH do ácido nítrico irá aumentar, o que quer dizer que ele está sendo neutralizado pelo leite de magnésia. Chegará um ponto em que o pH do meio atingirá o valor igual a 7,0, que é o pH da água. Dizemos, então, que o meio está neutro.
Essa é uma reação de neutralização total, que pode ser expressa pela seguinte equação química:
2 HNO3 + Mg(OH)2 → 2 H2O + Mg(NO3)2
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL NEUTRO
Uma reação de neutralização total ocorre quando a quantidade de íons H+ liberados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base.No caso do exemplo acima, foram liberados dois H+ e dois OH-.
No entanto, podem ocorrer reações de neutralização parciais, ou seja, em que a quantidade de íons H+ e OH- liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente.
A neutralização parcial pode se dar de duas formas:
1. Com formação de um sal com caráter ácido:
Veja um exemplo: Enquanto cada fórmula do ácido fosfórico libera três H+, cada molécula da base hidróxido de sódio libera apenas um OH-. Desse modo, nem todos os hidrogênios ionizáveis do ácido são neutralizados pelas hidroxilas da base. O resultado é a formação de um sal ácido, também chamado de hidrogenossal:
H3PO4 + NaOH → H2O + NaH2PO4
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL ÁCIDO
2. Com formação de um sal com caráter básico:
Aqui ocorre o contrário do caso anterior, pois a base libera mais hidroxilas do que o ácido libera hidrogênios ionizáveis. Desse modo, o sal produzido será um sal básico ou hidroxissal.
Exemplo: O ácido clorídrico libera apenas um cátion H+, já o hidróxido de magnésio libera dois OH-. Desse modo, ficará uma hidroxila ainda sem ser neutralizada:
HCl + Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL BÁSICO
É exatamente essa a reação que ocorre em nosso estômago quando estamos com azia e tomamos um antiácido. O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl), alguns fatores como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no nosso estômago, dando aquela sensação de queimação. Para neutralizar esse meio ácido, antiácidos estomacais, como o leite de magnésia (Mg(OH)2), podem ser tomados sob orientação médica. Desse modo, o excesso de acidez do estômago será neutralizado.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Reações de Neutralização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2021.
O ácido fosfórico (H3PO4) é utilizado para as mais diversas finalidades, tais como remover ferrugens, na fabricação de vidro, na tinturaria, na produção de fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas e, principalmente, como acidulante de refrigerantes, abaixando seu pH, regulando sua doçura, realçando o paladar e também atuando como conservante da bebida.
a) Equacione a reação de neutralização total do H3PO4 com solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH).
b) Equacione as reações de neutralização parcial do H3PO4 com solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH).
A seguir, temos várias reações não balanceadas. Qual delas não corresponde a uma reação de neutralização?
a) KOH(aq) + H2CO3(aq) → K2CO3(aq) + H2O(ℓ)
b) Ca(OH)2(aq) + 2 HF(aq) → CaF2(aq) + 2 H2O(ℓ)
c) CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(ℓ)
d) 2 HCl(aq) + Mg(OH)2(aq) → MgCl2(aq) + 2 H2O(ℓ)
e) H3PO4(aq) + NaOH(aq) → NaH2PO4(aq) + H2O(ℓ)