Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reação de neutralização

A reação de neutralização é um processo químico que ocorre quando uma substância ácida reage com uma substância básica, tendo água como formação.

Hidróxido de sódio, à esquerda, e ácido sulfúrico, à direita. Quando misturados, eles sofrem uma reação de neutralização.
Hidróxido de sódio, à esquerda, e ácido sulfúrico, à direita. Quando misturados, eles sofrem uma reação de neutralização.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reações de neutrazalição são reações químicas que ocorem quando uma substância ácida reage com uma substância básica, tendo a água como um dos produtos. A compreensão desse processo químico se deve ao cientista sueco Svante Arrhenius.

Essas reações podem ser totais ou parciais. No caso de uma neutralização total, a quantidade dos íons H+ (vindos do ácido) deve ser igual à dos íons OH- (vindos da base). Já na neutralização parcial, há excesso dos íons H+ ou OH-, tendo a formação de hidrogenossais ou hidroxissais. Os sais formados nas reações de neutralização só podem ser obtidos com a evaporação do solvente.

Leia também: Quais são os tipos de reações inorgânicas existentes?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre reação de neutralização

  • Reação de neutrazalição é um processo químico em que substâncias ácidas e básicas se misturam, tendo a água como produto.

  • O cientista sueco Svante Arrhenius, em 1887, foi essencial para a explicação da reação de neutralização.

  • Existem reações de neutralização total e parcial.

  • Na neutralização total, a quantidade de íons H+ em solução é igual à de íons OH- em solução.

  • Já na neutralização parcial, há um excesso de íons H+ ou OH- no seio da solução.

Videoaula sobre reações de neutralização

O que é reação de neutralização?

Uma reação de neutralização é um processo em que uma substância ácida reage com uma substância básica, tendo como produto água. Tal reação foi definida inicialmente pelo cientista sueco Svante Arrhenius, em 1887, responsável pela primeira teoria ácido-base.

H+ + OH- → H2O

Pode não parecer, mas constatemente percebemos reações de neutralização em nosso cotidiano.

Por exemplo, veja a reação de neutralização entre o ácido clorídrico (HCl) e o hidróxido de sódio (NaOH).

HCl + NaOH → NaCl + H2O

A espécie NaCl formada é classificada como um sal, já que é um composto iônico cujo cátion veio da base e o ânion veio do ácido.

Apesar disso, os sais permanecem dissolvidos em solução. O NaCl, por exemplo, se mantém dissociado como Na+ e Cl-. A obtenção do sal só ocorre de fato se houver a evaporação da massa de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando ocorre reação de neutralização?

Como anteriormente dito, sempre que houver o contato entre uma solução ácida e uma solução básica, haverá uma reação de neutralização. Contudo, a depender da espécie, é possível que a neutralização não seja total, mas sim parcial (incompleta).

Tipos de reação de neutralização

  • Reação de neutralização total: ocorre quando a quantidade de íons H+ em solução originados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- em solução fornecidos pela base. Exemplos:

H2SO4 + 2 NaOH → Na2SO4 + 2 H2O

3 HCl + Al(OH)3 → AlCl3 + 3 H2O

  • Reação de neutralização parcial: nesse caso, há um excesso de íons H+ ou OH- em solução. É suscetível a formação de hidrogenossais (formados quando há excesso de íons H+) ou hidroxissais (formados quando há excesso de íons OH-). Exemplos:

H2CO3 + NaOH → NaHCO3 + H2O

HNO3 + Mg(OH)2 → Mg(OH)NO3 + H2O

Porém, os sais formados nessas condições reacionais também só poderão ser obtidos via evaporação. Do contrário, os íons permanecem dissolvidos.

Leia também: Reações de deslocamento, de substituição ou de simples troca

Exercícios resolvidos sobre reação de neutralização

Questão 1

(Uerj 2019) No tratamento dos sintomas da acidez estomacal, emprega-se o hidróxido de alumínio, que neutraliza o excesso do ácido clorídrico produzido no estômago. Na neutralização total, a quantidade de mols de ácido clorídrico que reage com um mol de hidróxido de alumínio para formação do sal neutro corresponde a:

A) 2

B) 3

C) 4

D) 6

Resposta:

Letra B

A reação de neutralização total entre hidróxido de alumínio e ácido clorídrico exige que a quantidade de íons H+ em solução seja idêntica à quantidade de íons OH- em solução. Assim, a reação pode ser equacionada da seguinte forma:

3 HCl + Al(OH)3 → AlCl3 + 3 H2O

Repare que como o HCl é um monoácido e o hidróxido de alumínio é uma tribase, foram necessários, para a neutralização total, 3 mols de ácido clorídrico para reação com um mol de Al(OH)3.

Questão 2

(Uerj 2011) O ácido não oxigenado formado por um ametal de configuração eletrônica da última camada 3s23p4 é um poluente de elevada toxicidade gerado em determinadas atividades industriais.

Para evitar seu descarte direto no meio ambiente, faz-se a reação de neutralização total entre esse ácido e o hidróxido do metal do 4º período e grupo IIA da tabela de classificação periódica dos elementos.

A fórmula do sal formado nessa reação é:

A) CaS

B) CaCl2

C) MgS

D) MgCl2

Resposta:

Letra A

O ametal de configuração 3s23p4 é pertencente ao 3º período e ao bloco p da Tabela Periódica. Como termina em 3s23p4, esse elemento está no grupo 16 (calcogênios), sendo então o enxofre. O ácido não oxigenado do enxofre é o ácido sulfídrico, de fórmula H2S.

A neutralização total ocorrerá com o hidróxido do metal do 4º período, grupo IIA (metais alcalinoterrosos). Nesse caso, está sendo utilizado o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2.

A reação de neutralização total é, então:

H2S + Ca(OH)2 → CaS + 2 H2O

 

Por Stéfano Araújo Novais
Professor de Química 

Escritor do artigo
Escrito por: Stéfano Araújo Novais Stéfano Araújo Novais, além de pai da Celina, é também professor de Química da rede privada de ensino do Rio de Janeiro. É bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

NOVAIS, Stéfano Araújo. "Reação de neutralização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm. Acesso em 13 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

O ácido fosfórico (H3PO4) é utilizado para as mais diversas finalidades, tais como remover ferrugens, na fabricação de vidro, na tinturaria, na produção de fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas e, principalmente, como acidulante de refrigerantes, abaixando seu pH, regulando sua doçura, realçando o paladar e também atuando como conservante da bebida.

a)      Equacione a reação de neutralização total do H3PO4 com solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH).

b)      Equacione as reações de neutralização parcial do H3PO4 com solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH).

Exercício 2

A seguir, temos várias reações não balanceadas. Qual delas não corresponde a uma reação de neutralização?

a)      KOH(aq) + H2CO3(aq) → K2CO3(aq) + H2O(ℓ)

b)      Ca(OH)2(aq) + 2 HF(aq) → CaF2(aq) + 2 H2O(ℓ)

c)      CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(ℓ)

d)     2 HCl(aq) + Mg(OH)2(aq) → MgCl2(aq) + 2 H2O(ℓ)

e)      H3PO4(aq) + NaOH(aq)  → NaH2PO4(aq)  + H2O(ℓ)