Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações de neutralização mais comuns

Química

Odores são eliminados por Hidróxido de magnésio
Odores são eliminados por Hidróxido de magnésio
PUBLICIDADE

Talvez a reação de neutralização mais comum de seu cotidiano é a que ocorre depois da ingestão de alimentos calóricos, o que você faz após aquele almoço de domingo cujo prato principal era feijoada? Tudo começa com uma sensação de queimação no estômago, mais conhecida como azia. A solução para esse problema é ingerir um antiácido estomacal. Saiba que o princípio ativo desse medicamento nada mais é que do que uma base, como por exemplo, Mg (OH)2 – hidróxido de magnésio.

Definição de base: toda substância que quando sofre dissociação em água libera o ânion OH- (hidróxido) como produto.

Quando você ingere um antiácido, neutraliza o HCl (ácido clorídrico) responsável pela azia. Os íons OH- responsáveis por esse efeito são provenientes da dissociação da base Mg (OH)2.

Outra situação desagradável causada pela presença de ácidos em nosso organismo é em relação à nossa transpiração. Os ácidos carboxílicos são os responsáveis pelos desagradáveis odores que exalamos após a realização de exercícios físicos. Mas apresentamos aqui uma reação de neutralização para solucionar este inconveniente. Novamente o Hidróxido de magnésio entra em ação, ele é mais conhecido como leite de magnésia: uma forma cremosa que, quando aplicado nas axilas, ajuda a combater o cheiro desagradável de suor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para se ter uma ideia da importância das reações de neutralização, saiba que são usadas até mesmo para solucionar problemas causados por acidentes em rodovias. Acidentes como o derramamento de ácidos é fato comum em trechos rodoviários, o que fazer então para solucionar o problema e garantir que não provoque mais inconvenientes?

Vamos imaginar que uma carreta transportando ácido sulfúrico capotou na estrada, o que usar para retirar os efeitos ácidos do meio ambiente? Solução de hidróxido de sódio (NaOH) é ideal para neutralizar a acidez, então a solução seria lançar NaOH suficiente para impedir a ação catastrófica do ácido sulfúrico. Veja agora a equação que representa o processo:

H2SO4 + 2 NaOH → Na2SO4 + 2 H2O


Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Reações de neutralização mais comuns"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao-mais-comuns.htm. Acesso em 28 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFU-MG) Os desagradáveis odores da transpiração são provocados por alguns ácidos carboxílicos presentes no suor. O composto a seguir que pode ser utilizado para eliminar esse mau cheiro, é:

a) Leite de magnésia (Hidróxido de magnésio)

b) Vinagre (Solução diluída de ácido acético)

c) Sal de cozinha (Cloreto de sódio)

d) Açúcar (Glicose)

e) Água

Questão 2

(UERJ) Um caminhão transportando ácido sulfúrico capotou, derramando o ácido na estrada. O ácido foi totalmente neutralizado por uma solução aquosa de hidróxido de sódio. Essa neutralização pode ser corretamente representada pelas equações abaixo.

H2SO4 + 2NaOH → X + 2H2O
H2SO4 + NaOH → Y + H2O

As substâncias X e Y são, respectivamente:

a) Na2SO4 e NaHSO4

b) NaHSO4 e Na2SO4

c) Na2SO3 e Na2SO4

d) Na2SO4 e NaHSO3

e) NaHSO3 e Na2SO4

Mais Questões
Artigos Relacionados
Veja as diferenças existentes entre ácidos e bases no que diz respeito à solubilidade, estrutura, condutividade elétrica e pH.
Entenda do que se trata a entalpia de neutralização estudada na termoquímica.
Clique aqui e saiba mais sobre a hidrólise salina, reação resultante da dissociação de sais, e teste seus conhecimentos com alguns exercícios sobre o tema!
Aprenda como ocorrem e quais são os produtos formados nas reações com óxidos anfóteros.
Conheça como ocorrem as reações de neutralização total e parcial.
Clique e aprenda o que são, como podem ser originados, a composição e a regra de nomenclatura dos chamados sais duplos.