Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Reações de neutralização mais comuns

Odores são eliminados por Hidróxido de magnésio
Odores são eliminados por Hidróxido de magnésio
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Talvez a reação de neutralização mais comum de seu cotidiano é a que ocorre depois da ingestão de alimentos calóricos, o que você faz após aquele almoço de domingo cujo prato principal era feijoada? Tudo começa com uma sensação de queimação no estômago, mais conhecida como azia. A solução para esse problema é ingerir um antiácido estomacal. Saiba que o princípio ativo desse medicamento nada mais é que do que uma base, como por exemplo, Mg (OH)2 – hidróxido de magnésio.

Definição de base: toda substância que quando sofre dissociação em água libera o ânion OH- (hidróxido) como produto.

Quando você ingere um antiácido, neutraliza o HCl (ácido clorídrico) responsável pela azia. Os íons OH- responsáveis por esse efeito são provenientes da dissociação da base Mg (OH)2.

Outra situação desagradável causada pela presença de ácidos em nosso organismo é em relação à nossa transpiração. Os ácidos carboxílicos são os responsáveis pelos desagradáveis odores que exalamos após a realização de exercícios físicos. Mas apresentamos aqui uma reação de neutralização para solucionar este inconveniente. Novamente o Hidróxido de magnésio entra em ação, ele é mais conhecido como leite de magnésia: uma forma cremosa que, quando aplicado nas axilas, ajuda a combater o cheiro desagradável de suor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para se ter uma ideia da importância das reações de neutralização, saiba que são usadas até mesmo para solucionar problemas causados por acidentes em rodovias. Acidentes como o derramamento de ácidos é fato comum em trechos rodoviários, o que fazer então para solucionar o problema e garantir que não provoque mais inconvenientes?

Vamos imaginar que uma carreta transportando ácido sulfúrico capotou na estrada, o que usar para retirar os efeitos ácidos do meio ambiente? Solução de hidróxido de sódio (NaOH) é ideal para neutralizar a acidez, então a solução seria lançar NaOH suficiente para impedir a ação catastrófica do ácido sulfúrico. Veja agora a equação que representa o processo:

H2SO4 + 2 NaOH → Na2SO4 + 2 H2O


Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Reações de neutralização mais comuns"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao-mais-comuns.htm. Acesso em 17 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFU-MG) Os desagradáveis odores da transpiração são provocados por alguns ácidos carboxílicos presentes no suor. O composto a seguir que pode ser utilizado para eliminar esse mau cheiro, é:

a) Leite de magnésia (Hidróxido de magnésio)

b) Vinagre (Solução diluída de ácido acético)

c) Sal de cozinha (Cloreto de sódio)

d) Açúcar (Glicose)

e) Água

Exercício 2

(UERJ) Um caminhão transportando ácido sulfúrico capotou, derramando o ácido na estrada. O ácido foi totalmente neutralizado por uma solução aquosa de hidróxido de sódio. Essa neutralização pode ser corretamente representada pelas equações abaixo.

H2SO4 + 2NaOH → X + 2H2O
H2SO4 + NaOH → Y + H2O

As substâncias X e Y são, respectivamente:

a) Na2SO4 e NaHSO4

b) NaHSO4 e Na2SO4

c) Na2SO3 e Na2SO4

d) Na2SO4 e NaHSO3

e) NaHSO3 e Na2SO4