Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Picada de inseto e reação de neutralização

Como neutralizar o veneno de insetos?
Como neutralizar o veneno de insetos?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Reação de neutralização se define como a mistura de um ácido e uma base. Por que esta reação se relaciona com picadas de insetos? A Neutralização se aplica a um fenômeno da natureza: o antídoto contra o veneno da picada de abelhas.

O veneno injetado pelo ferrão de uma abelha é ácido, então é só deduzir: o que é preciso para neutralizar esse veneno? A presença de uma base. É exatamente assim que é feito o tratamento contra o ataque deste inseto, aplica-se leite de magnésia que possui caráter básico no local da picada. Pode-se também aplicar compressas embebidas em solução de amônia ou bicarbonato, ambas constituem soluções básicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O inverso ocorre no tratamento contra lesões provocadas por picadas de vespas, este inseto injeta um veneno de caráter básico na pele do indivíduo, o alívio é obtido com aplicação de vinagre (ácido acético).

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Picada de inseto e reação de neutralização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/picada-inseto-reacao-neutralizacao.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas