Topo
pesquisar

Química ácido-base em ação

Química

Antiácidos agem como bases.
Antiácidos agem como bases.
PUBLICIDADE

Bateu aquela azia! E você não pensa duas vezes para recorrer ao primeiro antiácido que encontrar pela frente. Saiba que esta atitude pode agravar seu estado de saúde, por isso, é preciso fazer a escolha correta do medicamento a ser ingerido.

Ação no organismo: o ácido hipoclorídrico produzido no estômago, o responsável por ativar enzimas no processo digestivo, é também o causador da azia (acidez estomacal). Os antiácidos funcionam então, como bases neutralizadoras.

A natureza química das bases é um dos fatores a ser considerado:

Bicarbonatos – NaHCO3 e KHCO3

Carbonatos – CaCO3 e MgCO3

Hidróxidos – Al(OH)3 e Mg(OH)2


Como se vê, apesar de receberem a mesma denominação “antiácida”, eles podem conter diferentes fórmulas. Veja a seguir as indicações e contraindicações de acordo com o paciente:

Paciente com pressão alta: evite as formulações com bicarbonato de sódio(NaHCO3), o íon sódio aumenta a pressão sanguínea.

Paciente com osteoporose: neste caso, o recomendável é o antiácido à base de carbonato de cálcio(CaCO3) para o fortalecimento dos ossos.

Esta dica é para todos: evitem misturar grandes doses de carbonato de cálcio e hidróxido de alumínio Al(OH)3. Juntos, os dois componentes causam uma espécie de “constipação”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

 

Química Inorgânica - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Química ácido-base em ação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-acidobase-acao.htm. Acesso em 18 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola