Topo
pesquisar

Reação de neutralização

Química

Limonada e reação de neutralização: como se relacionam?
Limonada e reação de neutralização: como se relacionam?
PUBLICIDADE

A reação de neutralização surge da mistura de um ácido e uma base e origina como produto um sal.

Mas o que exatamente está presente nessas espécies químicas que faz com que um neutralize o outro? O segredo está nos íons presentes: H+ e OH-. Para que ocorra a neutralização total do ácido e da base é preciso que a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+, o que pode ser verificado na equação que representa o processo:

1 H+ + 1 OH- → 1 H2O

A formação de Cloreto de Sódio (NaCl), nosso conhecido sal de cozinha, é um exemplo clássico de reação de neutralização, acompanhe os passos necessários para que ela ocorra:

1. Primeiramente é preciso que se formem os íons que irão participar da reação, eles são provenientes de um ácido (HCl) e uma base (NaOH):

HCl → H+ + Cl-
NaOH → Na+ + OH-


A dissociação das moléculas de HCl e NaOH produzem ânions (Cl- e OH-) e cátions (H+ e Na+).

2. A junção entre os íons acima é que vai originar Cloreto de sódio.

H+ Cl- + Na+ OH- → NaCl + H2O

Produtos da reação de neutralização: NaCl + H2O

Podemos acompanhar um exemplo prático da reação de neutralização em nosso cotidiano: no preparo de uma simples limonada. Sabemos que o limão possui acidez, pois nele está presente o ácido cítrico, o que fazer então para amenizar o gosto acre no suco desta fruta? É preciso acrescentar uma base, neste caso é comum o uso de Bicarbonato de sódio (NaHCO3) para neutralizar a ação do ácido e deixar a limonada mais saborosa.

Agora você já sabe como aplicar o conteúdo aqui exposto em situações de seu dia a dia? Por exemplo, como deixar a salada de verduras com um gostinho picante? É só acrescentar vinagre (ácido acético).
Qual o segredo de um molho de tomate menos ácido? O acréscimo de leite proporciona um aspecto mais suave nesse condimento.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Química Geral - Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Reação de neutralização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacao-neutralizacao.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFU) O ácido clorídrico é muito usado industrialmente na manufatura de corantes. Com o nome de ácido muriático, ele é largamente empregado na limpeza em geral, não podendo ser utilizado, no entanto, em pisos de mármore, os quais são constituídos de carbonato de cálcio. Se por acidente um pouco de ácido muriático cair sobre um piso de mármore, entre os produtos citados abaixo, normalmente encontrados em qualquer residência, o mais indicado para se espalhar sobre o local será:

a) vinagre

b) suco de limão

c) sal de cozinha

d) suco de tomate

e) amoníaco

Questão 2

(FURG-RS) Pela definição de Arrhenius, “uma base é um composto que se dissocia em água, gerando como ânion apenas íons hidróxidos”. Quando uma solução de NaOH (hidróxido de sódio) é misturada com uma solução de HCl (ácido clorídrico):

I. ocorre formação de água ;

II. permanece em solução os íons Na+ e Cl-, após as soluções de NaOH e HCl reagirem;

III. pode-se formar NaCl, ao evaporar a água da solução mistura;

IV. dissocia-se, em íons Na+ e OH-, o hidróxido de sódio, que é um eletrólito fraco.

Assinale o item que contém as alternativas verdadeiras:

a) I, II, III e IV

b) I, II e III

c) I, II e IV

d) I e IV

e) II, III e IV

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola