Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bases

Química

O sabonete é feito através da base NaOH.
O sabonete é feito através da base NaOH.
PUBLICIDADE

Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido).

A dissociação iônica está relacionada ao comportamento das bases em presença de água. Exemplo: a soda cáustica (NaOH) é uma substância sólida que em contato com a água libera os íons Na+ e OH- que se dissolvem devido à atração pelos polos negativos e positivos da molécula de H2O. Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-.

Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação.
Da mesma forma que os ácidos, as bases também conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água. Os indicadores fenolftaleína (solução) e papel de tornassol também mudam de cor em presença de hidróxidos. A fenolftaleína incolor torna-se vermelha; papel de tornassol vermelho fica azul: reações inversas às que verificamos no caso dos ácidos.
Vejamos as principais bases:

Hidróxido de Sódio (NaOH): Conhecida também como soda cáustica, essa substância é utilizada na fabricação do sabão, celofane, detergentes e raiom, produtos para desentupir pias e ralos, e também no processo de extração de celulose nas indústrias de papel, etc.

Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2): Está presente na solução que é comercializada com o nome de “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal.

Hidróxido de Cálcio (Ca (OH)2): Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil: na preparação de argamassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum.

Hidróxido de Amônio (NH4OH): Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na indústria têxtil, etc.

Hidróxido de Potássio (KOH): Conhecida como potassa cáustica, é usada para alvejamento, na fabricação de sabões moles e no processamento de certos alimentos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Bases"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/bases.htm. Acesso em 02 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Faça a associação correta entre as bases dadas na primeira coluna e os usos e ocorrências de cada uma que aparecem na segunda coluna:

I.            NaOH                                                 a) Antiácido estomacal

II.            Mg(OH)2                                            b) Ajax, Fúria etc.;

III.            Ca(OH)2                                           c) Fabricação de sabão

IV.            NH4OH                                             d) Utilização pelos pedreiros

Questão 2

As bases são substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação iônica, liberando como único ânion o OH-. Equacione as dissociações, em água, das seguintes bases:

a)      Hidróxido de sódio

b)      Hidróxido de alumínio

c)      Hidróxido de lítio

d)     Hidróxido de estrôncio

e)      Hidróxido de ferro II

f)       Hidróxido de ferro III

Mais Questões
Artigos Relacionados
Descubra como é medida a força das bases segundo o seu grau de dissociação iônica.
Conheça a biografia de Arrhenius e como ele teve que defender a sua tão criticada tese de doutorado sobre teoria da dissociação iônica, mas que lhe rendeu o Prêmio Nobel.
Veja as diferenças existentes entre ácidos e bases no que diz respeito à solubilidade, estrutura, condutividade elétrica e pH.
Clique para saber mais sobre a constante de ionização e como ela deve ser interpretada!
Aprenda como é realizado o cálculo do Kps de um eletrólito a partir das concentrações do cátion e ânion liberados por ele.
Clique e confira dicas infalíveis para realizar o cálculo do pH de qualquer tipo de solução-tampão!
Aprenda a forma correta de construir as equações de dissociação das bases!
Confira um estudo detalhado sobre as equações de neutralização parcial!
Conheça a função inorgânica dos hidretos e suas principais características e utilizações!
Clique e aprenda a realizar a montagem da fórmula das bases, utilizando sua nomenclatura e a posição do elemento na tabela periódica.