Topo
pesquisar

Câncer endometrial e o consumo de refrigerantes

Doenças e patologias

O câncer endometrial é uma neoplasia comum em países desenvolvidos e recentemente teve sua causa relacionada com o consumo de refrigerantes.
Pesquisas recentes revelam que o consumo de refrigerantes pode aumentar a ocorrência do câncer endometrial
Pesquisas recentes revelam que o consumo de refrigerantes pode aumentar a ocorrência do câncer endometrial
PUBLICIDADE

O câncer endometrial é uma neoplasia relativamente comum em mulheres de países desenvolvidos, principalmente da Europa e América do Norte. Esse tipo de câncer é caracterizado principalmente pelo sangramento vaginal e ocorre normalmente em mulheres com idade acima de 50 anos. Alguns trabalhos sugerem que a alta incidência nos países desenvolvidos está ligada à alta expectativa de vida nesses locais, uma vez que a doença acomete principalmente mulheres em idades avançadas.

Aparentemente esse tipo de câncer está muito relacionado com o tipo de alimentação e com a obesidade. Uma dieta rica em lipídios é uma grande vilã e, acompanhada do sedentarismo, forma um fator de grande risco. O uso de contraceptivos orais e doenças como diabetes mellitus também são considerados condições que aumentam as chances de ocorrência da doença.

É importante destacar que o aumento dos níveis de estrógeno é considerado o grande responsável pela doença, e os fatores de risco listados acima podem ocasionar um aumento desse hormônio no organismo. Em pessoas obesas, por exemplo, há uma maior produção dessa substância, uma vez que o hormônio é produzido pelos ovários e também pelo tecido adiposo.

Recentemente uma pesquisa revelou que o consumo de refrigerantes está relacionado com o câncer endometrial. O estudo avaliou 23.039 mulheres na idade pós-menopausa no período entre 1986 e 2010. O trabalho intitulado “Sugar-Sweetened Beverage Intake and the Risk of Type I and Type II Endometrial Cancer among Postmenopausal Women” foi publicado em novembro de 2013 no periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

O trabalho teve um resultado surpreendente e assustador, que relaciona o consumo de refrigerantes e outras bebidas adoçadas com açúcar com a chance de desenvolver um dos tipos do câncer do endométrio. Os autores afirmaram que o aumento do risco de câncer foi 78% maior no grupo que consumia uma maior quantidade desse tipo de bebida. Vale destacar que a ingestão de suco de fruta natural não está associado com o aumento do risco de câncer endometrial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar dos autores do estudo não saberem ao certo a relação dessas bebidas com o câncer, pode-se fazer uma correlação com a obesidade, uma vez que o açúcar pode provocar o aumento de peso e esse é um dos fatores de risco.

É bom saber:

-Câncer de colo do útero e fatores de risco

Além do câncer endometrial, outro tipo que acomete essa região feminina é o câncer de colo do útero. Ele é a segunda neoplasia que mais acomete mulheres no Brasil, geralmente na faixa etária de 40 a 60 anos. Apesar de seus riscos, é um tipo de câncer de relativamente fácil tratamento e prevenção.

O câncer de colo de útero normalmente é associado ao início precoce das atividades sexuais, grande número de parceiros sexuais, gravidez na adolescência, entre outras razões. Um fato interessante é que esse tipo de câncer está associado também com baixo nível socioeconômico.

A relação sexual é considerada a explicação mais plausível para o aparecimento do câncer do colo do útero. O vírus HPV está intimamente relacionado com a doença, principalmente os tipos 16 e 18, sendo considerado o principal fator de risco.

Algumas pesquisas associam a utilização de algumas substâncias com o câncer do colo do útero, podendo-se destacar o uso de cigarros e contraceptivos orais. Em relação aos contraceptivos orais, ainda existe muita dúvida a respeito do tema, uma vez que usuárias desse tipo de método utilizam menos os métodos de barreira. Além disso, uma alimentação pobre em Vitamina C também se relaciona com a doença.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Câncer endometrial e o consumo de refrigerantes"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cancer-endometrial-consumo-refrigerantes.htm>. Acesso em 15 de novembro de 2018.

A presença de um tumor sempre indica que uma pessoa está com câncer?
Doenças e patologias Tumor é câncer?
O câncer do colo do útero acomete uma região também chamada de colo do útero ou cérvix
Doenças e patologias Câncer do colo do útero
O câncer colorretal afeta o cólon e o reto
Doenças e patologias Câncer colorretal
O câncer de pulmão, que apresenta relação direta com o cigarro, é muito agressivo e pode matar
Doenças e patologias Câncer de pulmão
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola