Câncer colorretal

Doenças e patologias

O câncer colorretal afeta o intestino grosso e, portanto, a análise das fezes do paciente pode indicar a doença. A presença de sangue nas fezes é um dos sintomas.
PUBLICIDADE

Câncer é o nome dado a um conjunto de várias doenças que se caracterizam por desencadear um aumento descontrolado de células. Essas células acabam por invadir tecidos e órgãos, formando tumores.

Existem diferentes tipos de câncer, os quais podem diferenciar-se até mesmo por sua agressividade, sendo alguns, portanto, mais letais que outros. Entre os tipos de câncer conhecidos, podemos destacar o colorretal.

→ O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal, como o nome sugere, afeta o intestino grosso, mais precisamente o cólon e o reto. Esse tipo de câncer está muito relacionado com fatores como alimentação, além de idade avançada, obesidade, sedentarismo, histórico da doença na família e enfermidades como a doença de Crohn e doenças inflamatórias do intestino. Muitos tumores surgem a partir de pólipos, sendo necessária, portanto, a retirada dessas lesões.

→ O câncer colorretal apresenta sintomas?

O câncer colorretal apresenta alguns sintomas, entretanto, todos os problemas relatados a seguir não são indicativos definitivos de câncer e, por isso, devem ser analisados como um alerta. Entre os principais sintomas, podemos citar:

  • Presença de sangue nas fezes;

  • Fezes de coloração escura;

  • Sangramento anal;

  • Dor na região anal;

  • Diarreia ou prisão de ventre frequente;

  • Cólicas;

  • Sensação de esvaziamento incompleto do intestino;

  • Emagrecimento intenso e sem explicação.

→ Qual é o tratamento para o câncer colorretal? Ele tem cura?

O tratamento do câncer colorretal baseia-se, na maioria das vezes, na realização de cirurgia para remover a porção do intestino afetada e nódulos linfáticos presentes no local. Após a retirada, iniciam-se sessões de radioterapia para diminuir as chances de retorno do câncer. Quimioterapia pode ser também utilizada em associação com a radioterapia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O câncer colorretal apresenta cura, mas é necessário analisar o estadiamento da doença. Quando acontece a metástase, as chances reduzem-se consideravelmente. Nesses casos graves, é possível utilizar técnicas de ablação e embolização para remover a metástase. A primeira técnica baseia-se na destruição de tumores com uso de radiofrequência, etanol ou criocirurgia. A embolização, por sua vez, injeta substâncias que diminuem o fluxo sanguíneo para células cancerosas.

→ Prevenção do câncer colorretal

O câncer colorretal pode ser prevenido com uma dieta rica em fibras, além da redução de ingestão de produtos como carne vermelha e processada (como salsicha), gorduras e bebida alcoólica. Alguns estudos recomendam a prática de atividade física regular como forma preventiva, além da diminuição do uso de cigarro.

ATENÇÃO: Pessoas com mais de 50 anos devem obrigatoriamente realizar exames para o diagnóstico da doença, assim como pessoas com casos desse câncer na família. O exame indicado é a colonoscopia.

Por Ma. Vanessa dos Santos

O câncer colorretal afeta o cólon e o reto
O câncer colorretal afeta o cólon e o reto

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Câncer colorretal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cancer-colorretal.htm. Acesso em 26 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e descubra um pouco mais a respeito do brócolis. Neste texto, falaremos um pouco mais sobre as características dessa hortaliça e a diferença entre brócolis ramoso e de cabeça. Abordaremos também algumas propriedades do brócolis e por que devemos incluir esse vegetal em nossa alimentação.
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, um tipo grave de câncer que tem apresentado um aumento em sua incidência de 2% ao ano.
Todo tumor é câncer? Clique aqui e aprenda a diferenciá-los e compreenda melhor como eles se manifestam.
Você já ouviu falar a respeito da colostomia? Clique aqui e entenda melhor o que é essa exteriorização do intestino. Neste texto, falaremos o que é colostomia, a diferença entre colostomia e ileostomia, as indicações para realização da colostomia e abordaremos algumas questões referentes à bolsa de colostomia.
Você sabe o que é neoplasia? Clique aqui para descobrir o que é e entender a diferença existente entre as chamadas neoplasias benigna e maligna.
Clique aqui, conheça mais sobre o que é e a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer, e aprenda um pouco mais sobre essa doença.
Clique aqui e saiba mais sobre o que é câncer e por que existe uma data para lembrar essa doença.
Câncer de Cérebro e Medula Espinhal, Tumor de Cérebro e Medula Espinhal , Sintomas do Câncer Cerebral , Tratamento do Câncer no Cérebro, Câncer de Medula Espinhal, Reabilitação e outros serviços, Aspectos emocionais.
Você já ouviu falar sobre o câncer de mama? Clique aqui e aprenda mais sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.
Saiba tudo sobre o câncer de próstata clicando aqui! Entenda aqui o que é esse câncer, seus sintomas, tratamento e formas de prevenção.