Topo
pesquisar

Câncer de próstata

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

O câncer de próstata é uma neoplasia que atinge a próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência dessa doença.

Leia também: Tumor é câncer?

Afinal, o que é a próstata?

A próstata é a responsável pela produção de uma secreção que compõe o sêmen. Essa glândula, que possui o tamanho médio de uma ameixa, está localizada na região abaixo da bexiga e em frente ao reto. Ela envolve parte da uretra, canal por onde a urina e o sêmen passam para serem eliminados para fora do corpo. É por isso que um aumento dessa glândula pode comprimir a uretra e, por exemplo, reduzir o fluxo de urina, sendo esse um sintoma de problemas com a próstata.

Na figura acima, temos uma representação de um tumor na próstata. A formação de tumor nesse local pode impedir a passagem da urina.
Na figura acima, temos uma representação de um tumor na próstata. A formação de tumor nesse local pode impedir a passagem da urina.

A secreção produzida pela próstata contém nutrientes importantes para o espermatozoide e também enzimas anticoagulantes. Assim sendo, a próstata exerce um papel importante na reprodução humana, sendo fundamental para garantir a viabilidade do espermatozoide.

Fatores de risco para o câncer de próstata

Alguns fatores de risco estão relacionados com o aumento de chance de uma pessoa desenvolver o câncer de próstata. Sem dúvida, o principal deles é a idade. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata em nosso país, 9 deles apresentam mais de 55 anos. Além da idade, o histórico de câncer na família também é considerado um fator de risco, bem como o sobrepeso e a obesidade. Estudos indicam ainda que homens negros apresentam mais chance de desenvolver esse tipo de câncer.

Leia também: 10 principais causas de morte no mundo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sinais e sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata é, na maioria das vezes, uma doença de evolução lenta. Por essa razão, muitos homens não suspeitam que possuem a doença e só a descobrem em estágio avançado. Muitas vezes o câncer de próstata não gera sintomas, principalmente em sua fase inicial. Quando os sintomas surgem, os mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;

  • Jato de urina fraco;

  • Aumento da vontade de urinar;

  • Sangue na urina.

Ao surgirem esses sintomas, um médico deve ser consultado para avaliação do quadro, que nem sempre quer dizer que seja um câncer. A hiperplasia benigna da próstata, por exemplo, pode causar esses sintomas. Trata-se de um aumento benigno da glândula que afeta, normalmente, homens com idade superior a 50 anos. Além disso, inflamações na próstata também podem gerar esses sintomas.

Diagnóstico do câncer de próstata

Alguns exames podem ajudar no diagnóstico de câncer de próstata, como o exame de sangue PSA e o de toque retal. Se esses exames indicarem alterações na glândula, pode ser pedida uma biópsia.

Campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata são fundamentais para o combate à doença.
Campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata são fundamentais para o combate à doença.

O exame de sangue PSA mede a quantidade do antígeno prostático específico (PSA). Em pacientes com câncer, observa-se um aumento desses níveis, que costumam permanecer, na maioria dos homens, abaixo de 4 ng/ml. Já o exame de toque retal avalia a textura e a forma da próstata. Nesse exame, o médico introduz o dedo na região do reto para sentir a glândula. Essa técnica é extremamente útil, mas muitos tratam esse exame com preconceito, apesar de sua importância.

É importante salientar que há uma discussão a respeito da necessidade de rastreamento desse tipo de câncer em homens que não apresentam sintomas. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que não há necessidade de realizar exames em homens sem sinais ou sintomas. Outros profissionais, no entanto, recomendam a realização do exame para homens com mais de 50 anos. Para aqueles que possuem casos desse tipo de câncer na família, exames devem ser regularmente feitos após os 45 anos de idade.

Lei também: Novembro Azul – a campanha contra o câncer de próstata

Tratamento do câncer de próstata

O tratamento do câncer de próstata, assim como o tratamento dos vários outros tipos de câncer, depende de cada paciente, pois se analisa o estadiamento do câncer, bem como a saúde do paciente. É comum a realização de cirurgia para a retirada do tumor. Esse procedimento pode ser acompanhado de radioterapia e também de tratamento hormonal.

Não deixe de ler: Avanços no tratamento do câncer

Prevenção do câncer de próstata

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata podem ser evitados com a adoção de práticas mais saudáveis no dia a dia.



Por Ma. Vanessa Sadinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Câncer de próstata"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cancer-prostata.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

Paciente sendo submetido à radioterapia
Doenças e patologias Radioterapia
O câncer colorretal afeta o cólon e o reto
Doenças e patologias Câncer colorretal
O câncer de pulmão é um exemplo de neoplasia maligna.
Doenças e patologias Neoplasia
Datas Comemorativas Novembro Azul
A presença de um tumor sempre indica que uma pessoa está com câncer?
Doenças e patologias Tumor é câncer?
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola