Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Câncer de mama masculino

O câncer de mama masculino é um tipo de câncer considerado raro que se origina nas células do tecido mamário e apresenta como sinal o surgimento de um caroço na mama.

Homem segurando laço cor-de-rosa que é símbolo da luta contra o câncer de mama.
Diferentemente do que muitos pensam, o câncer de mama também ocorre em homens.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O câncer de mama masculino é um tipo de câncer raro que acomete os homens e afeta o tecido mamário. Os primeiros sinais da doença são o surgimento de um caroço na mama e mudanças no mamilo. Ao notar essas alterações, é fundamental que o homem procure rapidamente um médico para confirmação ou exclusão de um caso da doença.

O tratamento do câncer de mama masculino consiste na retirada da mama junto da retirada de gânglios da axila. Em alguns casos, faz-se necessária a realização de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

Leia também: Retinoblastoma — por que esse tumor é mais comum nos olhos de crianças?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre câncer de mama masculino

  • O câncer de mama masculino é um câncer raro.

  • Geralmente, o câncer de mama masculino atinge homens com idade acima de 60 anos e com histórico de câncer de mama e de ovário na família.

  • Surgimento de caroço próximo ao mamilo pode ser um sintoma de câncer de mama masculino.

  • Secreção pelo mamilo, dor unilateral e retração do mamilo são outros sintomas que podem surgir em caso de câncer de mama em homens.

  • Geralmente, em casos de câncer em homens, retira-se toda a mama e gânglios da axila.

  • Radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia são tratamentos que podem ser necessários em alguns casos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que pode causar o câncer de mama masculino?

O câncer de mama masculino, como o nome indica, é um tipo de câncer de mama que acomete os homens. Trata-se de um câncer raro que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), representa apenas 1% do total de casos de câncer de mama. Ele se caracteriza pela multiplicação desordenada de células na mama, levando à formação de um tumor, o qual pode invadir outros órgãos.

Essa doença ocorre, geralmente, em homens com idade superior a 60 anos. Além disso, a ocorrência da doença é maior em famílias que apresentam muitos casos de câncer de mama e câncer de ovário.

Além da idade e de história familiar de câncer, outros fatores de risco para o desenvolvimento do problema são:

Veja também: Câncer de próstata — como identificar a doença?

Sintomas do câncer de mama masculino

O principal sintoma do câncer de mama masculino é o surgimento de um nódulo indolor e endurecido. Além disso, o homem pode observar retração do seu mamilo, liberação de secreção pelo mamilo e dor unilateral na mama.

Homem realizando autoexame das mamas.
O homem deve procurar o médico ao identificar qualquer sinal de câncer de mama.

Diagnóstico do câncer de mama masculino

O câncer de mama masculino é de uma doença rara, e, por esse motivo, não existem recomendações de exames de rotina para identificar o problema. Entretanto, o diagnóstico ocorre, geralmente, quando o homem identifica em seu corpo algum sintoma sugestivo da doença e procura um médico.

Assim como as mulheres, é importante que os homens estejam atentos às mudanças que ocorrem em seu corpo.

Tratamento do câncer de mama masculino

O tratamento do câncer de mama masculino consiste na retirada da mama do indivíduo e de um ou vários gânglios da axila. Além disso, podem ser necessários outros tratamentos, como quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, a depender do estadiamento da doença. O médico discutirá com o paciente qual será a melhor medida a ser adotada em cada caso.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Câncer de mama masculino"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cancer-mama-masculino.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante