Câncer de mama masculino

Doenças e patologias

O câncer de mama masculino é uma doença muito rara e pouco estudada, que acomete homens com idade entre 60 e 70 anos.
PUBLICIDADE

Assim como as mulheres, os homens possuem glândulas mamárias e também estão propícios a apresentar o câncer de mama. Para cada cem casos de câncer de mama em mulheres, existe um caso decâncer de mama em homens, sendo um tipo de câncer muito raro e muito pouco estudado.

Estudos mostram que a média de idade dos homens acometidos pelo câncer de mama varia de 60 a 70 anos, concluindo que esse tipo de câncer tende a ser diagnosticado em idade mais avançada do que nas mulheres. Na maioria dos casos de câncer de mama masculino, a detecção da doença é feita em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, podendo haver metástase e por vezes óbito. 

Assim como outros tipos de câncer, o câncer de mama masculino tem a sua causa ainda desconhecida, mas especialistas acreditam que alguns fatores podem desencadear a doença, como:

→   Fatores genéticos: algumas pesquisas mostram que alguns homens que apresentaram a doença têm histórico familiar de câncer de mama;

→   Fatores ambientais: alguns autores descrevem que esse tipo de câncer de mama está associado ao tipo de trabalho da pessoa, como trabalhadores que têm maior exposição a altas temperaturas, trabalhadores de indústrias químicas, de sabão e perfumes;

→   Fatores hormonais: o uso de hormônios pode causar hiperestrogenismo, que é uma desordem relacionada a hormônios sexuais, o que aumenta as chances de desenvolver o câncer de mama;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→   Outros fatores que podem desencadear a doença são: orquite, infertilidade, puberdade tardia, criptorquidia (não descimento de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal), hérnia inguinal congênita, orquiectomia (retirada cirúrgica do testículo, em virtude de, normalmente, processos tumorais), excesso de peso e dieta rica em gorduras.

Muitos casos de câncer de mama masculino são diagnosticados em estágio avançado em razão da não realização do autoexame, preconceito, ou até mesmo pela dificuldade que os profissionais de saúde têm de diagnosticar a doença, sendo que em alguns casos o nódulo foi sentido pela parceira do homem. Os sintomas do câncer de mama masculino são aparecimento de nódulo na região da auréola (bico do peito), secreções no mamilo, retração do mamilo, alterações no volume da mama e ulceração do mamilo.

O diagnóstico utilizado para detectar o câncer de mama masculino é feito através do histórico do paciente e de exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia do tumor.

O tratamento do câncer de mama masculino dependerá do estágio do tumor, e poderá ser feito através de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

É importante lembrar que esse tipo de câncer pode progredir e migrar para outros tecidos e órgãos em um processo que chamamos de metástase, podendo causar a morte do indivíduo.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

O câncer de mama masculino é uma doença muito rara que acomete o tecido mamário dos homens
O câncer de mama masculino é uma doença muito rara que acomete o tecido mamário dos homens

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Câncer de mama masculino"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cancer-mama-masculino.htm. Acesso em 23 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e saiba mais sobre o que é câncer e por que existe uma data para lembrar essa doença.
Já ouviu falar no Outubro Rosa? Clique aqui e saiba mais a respeito desse movimento mundial contra o câncer de mama.
Aprenda um pouco mais a respeito dos testículos, uma importante estrutura do homem.
Compreenda o que é linfoma e a diferença entre o linfoma de Hodgkin e o linfoma não Hodgkin.
Saiba mais sobre o câncer colorretal, um câncer que tem como sintoma a presença de sangue nas fezes e sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, um tipo grave de câncer que tem apresentado um aumento em sua incidência de 2% ao ano.
Todo tumor é câncer? Clique aqui e aprenda a diferenciá-los e compreenda melhor como eles se manifestam.
Você já ouviu falar sobre o câncer de mama? Clique aqui e aprenda mais sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.
Clique aqui, conheça mais sobre o que é e a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer, e aprenda um pouco mais sobre essa doença.
Saiba tudo sobre o câncer de próstata clicando aqui! Entenda aqui o que é esse câncer, seus sintomas, tratamento e formas de prevenção.