Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer

Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, é uma data importante para refletirmos sobre a prevenção e necessidade de diagnóstico precoce da doença.

Mulher abraçando paciente com câncer em referência ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.
O diagnóstico precoce do câncer é fundamental para obter-se mais sucesso no tratamento.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O câncer é um problema de saúde grave que se destaca como uma das principais causas de morte em todo mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas a essa doença.

Apesar de muitas vezes o prognóstico não ser satisfatório, diversos óbitos podem ser evitados com o descobrimento precoce da doença. Diante desse cenário, surgiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada para que a informação sobre a doença seja propagada.

Leia também: 10 principais causas de morte no mundo

Tópicos deste artigo

Dia Nacional de Combate ao Câncer

A fim de conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer, o Ministério da Saúde, por meio da portaria GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Na data, que é comemorada no dia 27 de novembro, diversas campanhas educativas sobre os vários tipos de câncer são divulgadas, assim como as formas de tentar barrar o avanço da doença.

Câncer

É cada vez maior o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. Estima-se que o número de casos da doença poderá dobrar nas próximas décadas, principalmente nos países de baixa renda. Segundo a Opas, cerca de 70% dos óbitos decorrentes da doença ocorrem em países de baixa e média renda. No entanto, vale destacar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e também qualquer órgão do nosso corpo.

Câncer é um termo utilizado para referir-se a um grupo formado por mais de 100 doenças distintas que apresentam uma característica em comum: o crescimento descontrolado de células, que são capazes de invadir tecidos e órgãos. Essas células formam tumores, os quais podem limitar-se ao local de origem ou espalhar-se para outras regiões do corpo. Quando o câncer espalha-se para diferentes partes do corpo, dizemos que ocorre a metástase.

Leia também: Tumor é câncer? Confira as dúvidas mais comuns sobre tema!

O câncer pode atingir diferentes tipos celulares. Os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, e cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama. Já nos homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos.

Você sabia que, a cada ano, 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer no mundo? De acordo com a  Organização Mundial da Saúde, a maioria dessas pessoas mora em países de baixa e média renda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Prevenção do câncer

Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção dessa enfermidade.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, “cerca de um terço das mortes por câncer deve-se aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e tabaco”. Sendo assim, percebemos que uma vida saudável está diretamente relacionada com a prevenção da doença.

Separamos, a seguir, algumas dicas importantes que podem ajudar a prevenir e também descobrir e o câncer de maneira precoce, no último caso garantindo maior sucesso no tratamento:

  • Vacine-se. Atualmente estão disponíveis vacinas que podem ajudar na prevenção do câncer, como é o caso da vacina contra o HPV, que previne contra o câncer de colo do útero, e a vacina contra hepatite B, que ajuda na prevenção contra o câncer de fígado, que pode ser desencadeado pelo vírus da hepatite B.

Mulher quebrando um cigarro ao meio em referência ao Mulher abraçando paciente com câncer em referência ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.
O cigarro está relacionado com uma série de tipos de câncer.
  • Não fume. O cigarro possui uma série de substâncias tóxicas e cancerígenas que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Hoje se sabe, por exemplo,  que até 90% dos cânceres de pulmão apresentam relação direta com o tabagismo. Vale salientar que o câncer de pulmão não é o único desencadeado pelo tabagismo, estando relacionado também com câncer de pâncreas, laringe, cavidade oral, faringe, entre outros.

  • Não consuma bebidas alcoólicas. O álcool está relacionado com diferentes tipos de câncer, como o de boca, esôfago, estômago e intestino. O risco de desenvolvimento da doença é maior para aqueles que consomem essas bebidas em altas doses e por muito tempo.

  • Tenha uma alimentação saudável. Inclua em suas refeições frutas, verduras, legumes e cerais, e evite alimentos fritos, gordurosos e a ingestão de grande quantidade de carne vermelha, como de porco e de boi. Não podemos esquecer-nos ainda dos alimentos industrializados, que são ricos em sal e conservantes e podem desencadear o câncer quando em excesso.

  • Evite tomar sol nos períodos entre 10h e 16h. A exposição desprotegida está bastante associada aos casos de câncer de pele, sendo assim, é fundamental, além de evitar o período citado, utilizar proteção quando a exposição for necessária, por exemplo: protetor solar e chapéu.

  • Pratique atividades físicas. As atividades físicas são um fator importante quando o assunto é a manutenção da saúde. Muitas doenças podem ser prevenidas com elas, existindo evidências de que essa prática ajuda também na prevenção do câncer. Isso se deve ao fato de que quem pratica atividade física consegue manter-se no peso adequado, tem melhoria no sistema imunológico e equilíbrio nos níveis hormonais.

Médico conversando com paciente em referência ao Mulher abraçando paciente com câncer em referência ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.
A realização de avaliações médicas de rotina podem ajudar na descoberta precoce de várias doenças.
  • Visite o médico periodicamente. Avaliações médicas de rotina podem ajudar na identificação precoce de doenças e, por isso, no tratamento dessas doenças. Para mulheres, é fundamental a realização de exames preventivos ginecológicos, exame clínico das mamas e mamografia, quando atingirem a idade adequada. No que diz respeito à saúde do homem, apesar de não haver consenso sobre a necessidade de exames periódicos para detectar câncer de próstata, recomenda-se que o médico seja procurado após os 45 anos, caso haja casos desse tipo de câncer na família, ou após os 50 anos. Para ambos os sexos, recomenda-se a realização do exame de sangue oculto nas fezes após os 50 anos, a fim de diagnosticar o câncer colorretal.

  • Visite periodicamente o dentista e cuide da saúde bucal. Muitas pessoas não se preocupam com a saúde da boca e só procuram um dentista em situações em que há, por exemplo, dores de dente.  Entretanto, o que poucos sabem é que esse profissional é também capaz de identificar sinais de câncer de boca, sendo assim, a visita periódica pode ser essencial para um diagnóstico precoce.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-do-combate-cancer.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


As 10 principais causas de morte no mundo

Clique aqui, conheça quais são as 10 principais causas de morte no mundo e aprenda um pouquinho mais sobre cada um desses problemas.
Biologia

Avanços no tratamento do câncer

Conheça um pouco mais sobre os tratamentos disponíveis e os avanços na cura contra o câncer.
Saúde e Bem-estar

Carcinoma de ovário

O câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, apresentando altos índices de letalidade.
Doenças e patologias

Câncer colorretal

Saiba mais sobre o câncer colorretal, um câncer que tem como sintoma a presença de sangue nas fezes e sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Doenças e patologias

Câncer de cérebro

Clique aqui para saber o que é câncer de cérebro. Conheça seus principais sintomas, os exames que ajudam no diagnóstico e veja como ele pode ser tratado.
Doenças e patologias

Câncer de mama

Você já ouviu falar sobre o câncer de mama? Clique aqui e aprenda mais sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.
Doenças e patologias

Câncer de pele

Entenda melhor o que é o câncer de pele, seus tipos e conheça algumas medidas simples que podem ajudar a evitar essa doença.
Doenças e patologias

Câncer de pulmão

Saiba mais sobre o câncer de pulmão, um tipo grave de câncer que tem apresentado um aumento em sua incidência de 2% ao ano.
Doenças e patologias

Câncer do colo do útero

Clique aqui e amplie seus conhecimentos a respeito do câncer do colo do útero, um tipo de câncer que pode ser prevenido por meio de vacinação.
Doenças e patologias

Câncer endometrial e o consumo de refrigerantes

Compreenda a relação entre o câncer endometrial e o consumo de refrigerantes.
Doenças e patologias