Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Prisão de ventre ou constipação intestinal

Saúde e Bem-estar

A constipação intestinal, também chamada de prisão de ventre, é caracterizada pela eliminação de fezes ressecadas e endurecidas.
A constipação intestinal pode causar dor abdominal
A constipação intestinal pode causar dor abdominal
PUBLICIDADE

Prisão de ventre ou intestino preso são nomes populares que designam a constipação intestinal, um problema que acomete uma grande parcela da população e que se caracteriza pela eliminação de fezes muito endurecidas, geralmente acompanhadas de dificuldade e dor no momento da evacuação.

A prisão de ventre é um problema frequente em crianças, mulheres e idosos e está normalmente associada a uma dieta pobre em fibras e pouca ingestão de líquidos. Entretanto, muitas vezes, pode ser sintoma de alguma patologia do intestino, como hemorroidas e câncer colorretal. Vale destacar que alguns tratamentos medicamentosos e quimioterapia podem ocasioná-la, além de problemas como estresse e depressão.

Como principais sintomas da prisão de ventre, podemos citar:

- Fezes ressecadas, duras e de pequenas dimensões;

- Dor ou dificuldade na eliminação das fezes;

- Quadros de eliminação de fezes muito volumosas;

- Evacuação inferior a três vezes por semana;

- Escape fecal;

- Dor e distensão abdominal;

- Sangue nas fezes;

- Sensação de esvaziamento incompleto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a realização de um diagnóstico, o médico deve avaliar a história do paciente. Após conhecer os hábitos evacuatórios, são realizados exames para verificar a causa da constipação. Podem ser feitos exames de toque retal, de sangue, raios X, colonoscopia, entre outros.

Para o tratamento, normalmente é indicado um aumento do consumo de fibras, que podem ser obtidas em alimentos como cereais, verduras e legumes, e a ingestão de muito líquido. Em casos em que o paciente possui fezes muito endurecidas nas porções finais do intestino (fecaloma), podem ser indicadas lavagens intestinais. Além disso, é importante tratar a causa da constipação intestinal, que, como dito anteriormente, pode ter origens distintas.

É importante frisar que o uso de laxantes só deve ser feito quando existir recomendação médica. Esses medicamentos podem causar uma perda exagerada de líquidos e minerais, causando problemas sérios à saúde. Opte sempre por modificar a dieta e ingerir alimentos com fibras.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Prisão de ventre ou constipação intestinal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/prisao-ventre.htm. Acesso em 23 de julho de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre a doença celíaca, a doença cujos alimentos consumidos pelo seu portador não podem conter glúten.
Aprenda mais sobre a doença de Parkinson. Saiba suas causas, como ela se desenvolve, e quais os sintomas e os tratamentos disponíveis para ela nos dias atuais.
Descubra mais sobre as fibras alimentares e sua função no organismo humano e saiba em quais alimentos podemos encontrá-las.
Compreenda mais a respeito da hérnia inguinal clicando aqui.
Saiba mais sobre o intestino delgado, órgão do sistema digestório que se destaca por sua grande capacidade de absorção de nutrientes.
Clique aqui e saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento da tensão pré-menstrual.
Você já ouviu falar em transplante de fezes? Saiba que esse procedimento pode curar alguns tipos de diarreia! Veja mais sobre o assunto!