Rio de Janeiro completa 458 anos hoje: conheça a história e geografia da cidade maravilhosa
Rio de Janeiro completa 458 anos hoje: conheça a história e geografia da cidade maravilhosa
Segunda maior metrópole do Brasil foi fundada em 1565. Cidade também foi a segunda capital do país.
Em 01/03/2023 00h20
, atualizado em 01/03/2023 14h03
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A cidade do Rio de Janeiro completa 458 anos hoje, 1º de março. Também conhecida como cidade maravilhosa, é o principal centro turístico do Brasil e um dos principais do mundo.
Para celebrar a data, serão realizadas diversas atividades na cidade como a Maratona Cultural Carioca, que conta com programação até o fim do mês. Outros destaques para a população incluem visitas a museus gratuitas. O Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã são alguns deles.
No aniversário do Rio de Janeiro 2023, lembramos ainda da beleza da cidade, que já foi ressaltada em várias canções da Música Popular Brasileira (MPB). A principal delas é a música Garota de Ipanema, hino do movimento musical Bossa Nova.
Importante cidade também na economia do Brasil, o Rio de Janeiro é sede de várias empresas, como, por exemplo, a Petrobrás, empresa estatal brasileira que atua principalmente na exploração e produção de petróleo e seus derivados e de gás natural.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2020, o Rio de Janeiro possui área total de 1200,329 km² e 6.747.815 habitantes.
Entre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, estão:
Centros históricos, como o Museu da República (Palácio do Catete) e o Museu Nacional
Centro da cidade que abrange museus, Theatro Municipal, Academia Brasileira de Letras (ABL), Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Real Gabinete da Língua Portuguesa, etc
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
História do Rio de Janeiro
A história do Rio de Janeiro começa em 1565, quando a cidade foi fundada após um embate entre forças portuguesas e francesas pelo controle da região. Inicialmente, a cidade era habilitada por populações tradicionais indígenas, mas a chegada de colonizadores portugueses à região alterou a história da região.
Por ser uma cidade portuária, passou a ter grande importância econômica. O Rio de Janeiro tornou-se a segunda capital do Brasil no ano de 1763. Antes, o posto era ocupado pela cidade de Salvador (BA).
Outro momento importante da história do Rio de Janeiro foi a transferência da família real portuguesa para a cidade, em 1808, tornando-se, pouco tempo depois, em 1822, a capital do império brasileiro.
Mesmo após a independência do Brasil, no ano de 1822, a cidade do Rio de Janeiro continuou sendo o principal centro político e econômico do país. Em 1960, o Rio de Janeiro deixa de ser capital do Brasil. O posto passa a ser ocupado por Brasília (DF), planejada especificamente para esse fim.
Geografia do Rio de Janeiro
A geografia do Rio de Janeiro tem características específicas. Entre elas, destacam-se: