Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos naturais do Estado do Rio de Janeiro

Dentre os aspectos naturais do Rio de Janeiro, destacam-se seu clima tropical semiúmido e relevo bastante variado.

Vale do Rio Campo Belo, no Estado do Rio de Janeiro
Vale do Rio Campo Belo, no Estado do Rio de Janeiro
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Estado do Rio de Janeiro está localizado na região sudeste, a seguir as principais características naturais dessa importante unidade da federação.

Relevo

O relevo do Estado do Rio de Janeiro é muito variado, desse modo apresenta entre outros, escarpas elevadas, mares de morros, colinas e vales, rochas diversificadas, além de uma extensa área de planalto que ocorre em todo oeste do território.

O ponto mais elevado do Estado é o Pico das Agulhas Negras com 2.787 metros de altura na Serra Mantiqueira.

No Estado é possível encontrar duas unidades de relevo, denominada de baixada Fluminense e o planalto Fluminense, a primeira ocupa quase a metade do território estadual e a segunda se estabelece no interior do mesmo.

Clima

Na área de relevo mais plano o clima que predomina é o tropical semi-úmido, com elevados índices de pluviosidade no verão e inverno seco. A temperatura média desse território é de 24ºC e a média de chuvas anuais é de cerca de 1.250 mm.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre a baixada Fluminense e o planalto desenvolve o clima tropical de altitude que deriva invernos rigorosos e verões quentes com grande ocorrência de chuvas, atingindo aproximadamente 2.200 mm ao ano e temperatura média de 16ºC.

Nos planaltos prevalece o clima tropical de altitude, que promove verões quentes e úmidos (chuvosos) e invernos secos e frios. A temperatura média anual nesses locais é de 20ºC e índices pluviométricos que variam de 1.500 a 2.000mm anuais.

Vegetação

Diante da ocupação passada, realizada no Estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento da pecuária, existe atualmente somente cerca de 9% de toda vegetação original, as áreas remanescentes estão dispersas em lugares de difícil acesso. Basicamente são identificadas três variações vegetativas, no litoral e entorno o mangue e floresta Atlântica, no interior a floresta Tropical.

No Estado ocorrem as florestas do tipo Ombrófila, vegetação costeira (manguezais, restinga, praia), campos de altitude e campos de planície, embora essas características tenham perdido grande parte de suas reservas.

Hidrografia

O principal rio do Estado é o Paraíba do Sul que percorre o território em grande extensão, além dos rios Macaé, Muriaé, Piraí e Grande.

O rio Paraíba do Sul nasce no Estado de São Paulo e deságua no Oceano Atlântico, esse importante manancial tem como afluentes os rios Piabinha, Piraí e Paraibuna, isso na margem direita e Pomba e Muriaé na margem esquerda.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aspectos naturais do Estado do Rio de Janeiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-estado-rio-janeiro.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante