Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cidade de São Paulo completa 469 anos hoje (25)

Principal metrópole do Brasil foi fundada em 25 de janeiro de 1554

Em 25/01/2023 01h00 , atualizado em 25/01/2023 14h02
Avenida Paulista
Avenida Paulista é o cartão-postal de São Paulo [1] Crédito da Imagem: Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Hoje, 25 de janeiro, é o aniversário de 469 anos de São Paulo. Considerada a cidade mais importante do Brasil, também é o centro econômico e palco de acontecimentos que impactam todo o país.

A cidade de São Paulo foi fundada no ano de 1554 no Pátio do Colégio. O local foi construído pela missão jesuítica, liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, para catequizar as populações indígenas que viviam na região.

Para comemorar o aniversário de São Paulo 2023, a Prefeitura está realizando uma série de atividades culturais e de lazer desde o último domingo (21) até o dia 29 de janeiro. O tema do aniversário é: “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui”. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cidade de São Paulo 

A cidade de São Paulo conta com mais de 12 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a metrópole mais populosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Vale lembrar que a região metropolitana de São Paulo abrange 39 municípios.

Aprender dados básicos sobre a cidade de São Paulo, como sua economia, cultura e geografia, pode ajudar a se dar bem nos estudos. Confira abaixo algumas informações importantes sobre a maior metrópole do Brasil:

Economia

São Paulo é o centro econômico e financeiro do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade é de R$ 714,68 bilhões, o equivele a 10% do PIB do Brasil

Grande parte da receita da capital paulista provém das áreas de comércio e de serviços. Segundo o IBGE, ambos os segmentos são responsáveis por mais de 82% do PIB da cidade. O turismo de negócios e o turismo cultural também têm destaque na economia de São Paulo.

A maioria das empresas multinacionais, bancos e outras entidades financeiras nacionais e internacionais situam-se na Avenida Paulista, considerada a principal do país, com mais de 2,8 km.

Leia também: Palco de importantes acontecimentos da História do Brasil, Avenida Paulista completa 131 anos

Centro Cultural

São Paulo concentra pessoas de outras regiões do país, as quais se deslocaram até o local em razão de melhores condições de vida. O município também conta com vários imigrantes.

A mescla de povos tornou São Paulo um verdadeiro mosaico cultural, com bairros formados majoritariamente por pessoas de uma determinada nacionalidade, como japoneses e italianos, além de estabelecimentos dedicados exclusivamente à celebração e manutenção de suas heranças culturais.

Saiba mais: população e etnias de São Paulo

A cidade possui diversos espaços culturais, como teatros, cinemas, casas de shows, bares, restaurantes e parques. Entre os locais que abraçam a cultura da cidade de São Paulo, estão:

  • Museu de Arte de São Paulo (MASP)  

  • Teatro Municipal de São Paulo

  • Museu da Língua Portuguesa

  • Pinacoteca

  • Museu da Imagem e Som (MIS)

  • Parque do Ibirapuera

São Paulo também é palco de diversos eventos importantes, como a Virada Cultural, promovida pela Prefeitura, a Corrida Internacional de São Silvestre, o Réveillon da Paulista, a Bienal do Livro etc.

Outro cartão-postal de São Paulo é a ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida como Ponte Estaiada. O projeto foi inaugurado no dia 10 de maio de 2008, após três anos de construção.

Ponte Octavio Frias de Oliveira em São Paulo [2]

Geografia

O clima predominante da cidade de São Paulo é o subtropical úmido, com relevo formado por planícies, morros e serras. Integra o bioma Mata Atlântica.

Os invernos em São Paulo tendem a ser frios e secos, e os verões são quentes e chuvosos, com temperaturas que variam de 16 ºC a 25 ºC, em média, e volume de chuvas de 1.500 a 1.800 mm anuais.

Os rios Tietê e Pinheiros são os dois principais cursos d’água que percorrem a cidade de São Paulo. Ambos tiveram seu curso intensamente modificados pelo processo de urbanização. 

Outro destaque dos aspectos naturais de São Paulo é que a vegetação da cidade integra o bioma Mata Atlântica

Créditos de imagens

[1] Shutterstock

[2] Shutterstock

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE