Olimpíadas de Paris 2024: saiba como será a cerimônia de encerramento dos jogos
Olimpíadas de Paris 2024: saiba como será a cerimônia de encerramento dos jogos
Stade de France será palco da cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024. Evento terá início às 16h deste domingo (11).
Em 11/08/2024 08h00
, atualizado em 11/08/2024 09h39
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A Olimpíada de Paris 2024 será encerrada neste domingo, 11 de agosto. Foram 17 dias de competição, mais de 200 países participantes que levaram para a capital francesa 10,5 mil atletas.
O Stade de France será o palco da solenidade que terá início às 16h. Com capacidade para 80 mil pessoas, o espaço se transformará em uma gigantesca sala de concertos, conforme o site oficial do torneio.
No Brasil, a cerimônia será transmitida pela TV Globo na rede aberta, Sport TV, na televisão por assinatura, e Cazé TV e Globoplay na internet.
Como será a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024?
Devem se apresentar no evento cantores de relevância internacional, que se somam a mais de 100 artistas, tais como dançarinos, acrobatas e artistas circenses.
"Esse momento nos lembrará o quanto esses Jogos Olímpicos são preciosos – um monumento único a uma experiência compartilhada – e, portanto, frágil".
Thomas Jolly - diretor artístico da cerimônia de encerramento
Entre as características destacadas por Jolly para o que esperar do espetáculo deste domingo (11), estão "muito visual", "acrobático" e "operístico".
"Desenhei um espetáculo em que os Jogos Olímpicos desaparecem mais uma vez, e alguém surge para fundá-los novamente. É um show muito visual, coreográfico e acrobático, com uma dimensão operística para criar um grande afresco visual e dar adeus aos atletas de todo o mundo".
Thomas Jolly
Nesta edição, atletas olímpicos levaram as primeiras medalhas para seus países. Entre estes casos estão Julien Alfred, que conquistou ouro nos 100 metros rasos feminino e Thea LaFond, ouro no salto triplo feminino para Dominica.
Medalhas e conquistas do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024
O Brasil conquistou em Paris 2024 um total de 20 medalhas (3 ouro; 7 prata; 10 bronze). Confira as principais conquistas e medalhas do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024:
Rebeca Andrade se tornou a maior medalhista olímpica da história brasileira, além de ter o maior número de medalhas em uma mesma edição de jogos olímpicos. Entre suas conquistas, estão: medalha de ouro na prova de solo da ginástica artística; medalhas de prata no individual geral e salto; e a medalha de bronze por equipe.
O time brasileiro de futebol feminino subiu ao segundo lugar do pódio, conquistando sua terceira medalha de prata, depois de 14 anos.
No voleibol, as mulheres da seleção levaram bronze em Paris.
Caio Bonfim fez história e levou prata na marcha atlética, uma medalha inédita para os brasileiros na modalidade.
Isaquias Queiroz se consagrou o segundo maior medalhista olímpico brasileiro após levar a prata na prova da canoagem C1 1000 metros.
Rayssa Leal levou bronze no skate street e Augusto Akio conquistou bronze no skate park.
A equipe feminina da ginástica artística conquistou o bronze na prova por equipes. Feito inédito para a seleção brasileira.
Com quatro medalhas no judô, Brasil soma 28 medalhas na história, tornando-se a quinta melhor nação no esporte.
No judô, Beatriz Souza levou ouro na categoria +78kg, Willian Lima conquistou a prata (66kg) e Larissa Pimenta o bronze (52kg). Além disso, na disputa por equipes, os brasileiros subiram ao pódio com o bronze pela primeira vez.
Edival Pontes, conhecido popularmente como Netinho, levou bronze na categoria até 68kg do taekwondo.
Bárbara Domingos se tornou a primeira finalista olímpica brasileira da ginástica rítmica.
Entre as ações realizadas, destacaram-se: a utilização de energia renovável (solar e eólica), gestão de resíduos, incentivo ao uso de transportes públicos e sustentáveis (como bicicletas), compensação de emissões de carbono, com o desenvolvimento de projetos de reflorestamento e redução do consumo de carnes.