Topo
pesquisar

Taekwondo

Educação Física

Taekwondo -
Taekwondo - "caminho dos pés, das mãos e dos espírito"
PUBLICIDADE

O taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana, que teria surgido por volta do século VII d.C. A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.

Durante muito tempo, a arte do taekwondo foi difundida pela Coreia. Até que, no início do século XX, o Japão invadiu e ocupou o território coreano. Com a intenção de ampliar o seu domínio sobre o povo coreano, os japoneses introduziram vários de seus aspectos culturais, assim como a língua, a música e as vestimentas. Nesse ínterim, o taekwondo também foi excluído como arte marcial local para ser substituído pelo karatê (arte marcial tipicamente japonesa).

Nesse contexto, o ensino e o aprendizado do taekwondo ficaram restritos às relações entre mestre e discípulo, e eram realizados de modo clandestino. Desse modo, os mestres coreanos mantinham resistência à ocupação japonesa, perpetuando parte de sua cultura por meio das artes marciais. Uma vez que o aprendizado era feito de modo bastante particular, surgiram algumas escolas de taekwondo marcadas por algumas diferenças no modo de lutar.

Foi apenas em 1946 que surgiu a primeira organização coreana, cuja intenção era a normatização da arte marcial. No entanto, o taekwondo acabou dividido e assim permanece até os dias de hoje. Existem duas grandes federações que regulam a prática e as competições de taekwondo no mundo: a ITF (International Taekwondo Federation) e a WTF (World Taekwondo Federation). A primeira, com sede atual no Canadá, privilegia o combate com poucos equipamentos de segurança, buscando manter o taekwondo mais próximo da prática de seus ancestrais. Esse estilo de taekwondo é praticado principalmente na Coreia do Norte e no Canadá. Por outro lado, a WTF procurou transformar o taekwondo em um esporte com regras bastante definidas, cuja prática apresenta menores riscos para o atleta. É interessante ressaltar que é esse o tipo de taekwondo disputado nos Jogos Olímpicos. Esse sentido de comercialização do esporte é uma atitude comum entre países capitalistas, o que remete a aplicação desse princípio à Coreia do Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, acredita-se que o taekwondo tenha sido introduzido em 1970. No entanto, esse dado não é confiável, uma vez que o primeiro campeonato brasileiro dessa arte marcial ocorreu em 1973. O fato de o tempo de diferença entre sua introdução e o primeiro campeonato nacional ser de apenas três anos faz com que os dados referentes à sua introdução em nosso país sejam duvidosos. Entretanto, o local onde se acredita que tenha sido a primeira academia voltada ao ensino do taekwondo hoje se transformou em sede da Federação Paulista de Taekwondo, que é localizada no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo.

A graduação no taekwondo é subdividida em “gubs”, de modo que cada um deles marca a evolução do praticante na arte marcial. Assim como em outras artes marciais, cada fase é identificada por uma cor de faixa: branca (10ºgub), branca com amarela (9ºgub), amarela (8ºgub), amarela com verde (7ºgub), verde (6ºgub), verde com azul (5ºgub), azul (4ºgub), azul com vermelha (3ºgub), vermelha (2ºgub), vermelha com preta (1ºgub) e faixa preta.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

 

Esportes - Educação Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Taekwondo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/taekwondo.htm. Acesso em 21 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola