Olimpíadas de Paris 2024: saiba mais sobre as iniciativas sustentáveis nos jogos
Olimpíadas de Paris 2024: saiba mais sobre as iniciativas sustentáveis nos jogos
Edição da Olimpíada de Paris 2024 promete ser uma das mais sustentáveis da história do campeonato
Em 29/07/2024 16h48
, atualizado em 30/07/2024 13h11
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
As Olimpíadas de Paris 2024 foram abertas oficialmente na última sexta-feira, 26 de julho. Com uma cerimônia de abertura inédita, realizada no Rio Sena e às margens do canal, o evento abriu a 33ª edição dos jogos olímpicos de verão.
Para esta edição, o Comitê Organizador de Paris 2024 tem aderido a diversas iniciativas para tornar a Olimpíada da capital francesa, uma das mais sustentáveis da história dos jogos.
As medidas adotadas para o torneio possuem o foco na responsabilidade econômica, social e ambiental. Entre ações e objetivos, estão a implementação de princípios da economia circular, proporcionando oportunidades econômicas para as comunidades locais, como também reduzir pela metade a emissão de carbono se comparado a edições anteriores do evento.
A competição, que reúne mais de 10 mil atletas de mais de 200 países, segue até o dia 11 de agosto. O time brasileiro já conquistou suas primeiras medalhas, sendo o bronze de Rayssa Leal (skate street feminino), bronze de Larissa Pimenta (judô - até 52kg) e a prata de Willian Lima (judô - até 66kg).
Olimpíadas de Paris 2024 entre as mais sustentáveis da história
Entre as iniciativas e ações que fortalecem a marca sustentável das Olimpíadas de Paris 2024, conforme lista a professora de Biologia do Colégio Oficina do Estudante, Thaís Mazzanatti, estão:
Incentivo ao uso de transportes públicos e sustentáveis (como bicicletas);
Compensação de emissões de carbono (projetos de reflorestamento);
Redução do consumo de mais vegetais e menos carnes.
A professora explica que essas "ações estão interligadas e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade".
Os jogos olímpicos possuem um significativo alcance em termos de audiência midiática, e se as promessas da organização forem compridas, o evento pode se tornar um potencial significativo para um modelo de sustentabilidade para competições esportivas mundiais, acredita Thaís.
Paris pode conquistar uma série de impactos positivos em vários setores, tais como: "melhorias na infraestrutura verde, educação e sensibilização ambiental, promoção do esporte, desenvolvimento econômico, legado sustentável que beneficiarão a cidade e seus habitantes por muitos anos", afirma Mazzanatti.
Veja, a seguir, sugestões práticas que podem ser adotas na rotina diária para minimizar impactos negativos no meio ambiente:
Reduzir o consumo de energia;
Utilizar transportes públicos ou caronas;
Optar pelo consumo consciente;
Manter uma alimentação sustentável.
Além disso, a professora Thaís reforça a importância de apoiar as políticas públicas, comprometidas com as questões ambientais e de sustentabilidade.
Como sustentabilidade pode ser cobrada no Enem e vestibulares?
Em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)e vestibulares, os candidatos podem responder a questões que interligam diferentes disciplinas e que promover uma compreensão integrada dos desafios e soluções relacionados à sustentabilidade, pondera Thaís.
"Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, as questões sobre Biologia podem focar em como as práticas de sustentabilidade podem melhorar o desenvolvimento social, econômico e ambiental (pilares de seu princípio), utilizando as estratégias adotadas em Paris como exemplo."
Thaís Mazzanatti
Teste seus conhecimentos resolvendo exercícios sobre sustentabilidade nesta página.