PUBLICIDADE
A canoagem é um esporte aquático praticado com canoas ou caiaques, sendo realizado tanto em percursos artificiais quanto naturais. Originária dos povos indígenas da América do Norte e dos esquimós, a prática inicial envolvia atividades para subsistência, como pesca e transporte. No século XIX, na Europa, a canoagem passou a ser utilizada para lazer e esporte.
As regras variam conforme a modalidade. Por exemplo, no caiaque polo, os remos devem ser arredondados bem manejados para evitar lesões; no slalom, os atletas devem desviar das balizas. As técnicas também dependem da modalidade, como a sincronia nas remadas na canoagem de velocidade.
A canoagem está presente nas Olimpíadas desde 1936, com a inclusão do slalom em 1972 e a estreia do caiaque cross em Paris 2024. No Brasil, a prática começou em 1943, mas ganhou força nas décadas de 70 e 80. Globalmente, a International Canoe Federation (ICF) organiza a modalidade, com competições em eventos como os Jogos Asiáticos e Pan-Americanos.
Historicamente, a canoagem remonta a antes de Cristo, com registros em civilizações como a egípcia e os esquimós, sendo John MacGregor, em 1877, o pioneiro na canoagem esportiva moderna.
Leia também: Saltos ornamentais — outro esporte olímpico aquático
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre canoagem
- 2 - O que é canoagem?
- 3 - Tipos de canoagem
- 4 - Quais são as regras da canoagem?
- 5 - Técnicas de canoagem
- 6 - Canoagem nas Olimpíadas
- 7 - Canoagem no Brasil
- 8 - Canoagem no mundo
- 9 - História da canoagem
Resumo sobre canoagem
- Canoagem é um esporte aquático praticado com canoas ou caiaques.
- É realizado em percursos artificiais ou naturais.
- A canoagem começou a ser praticada como lazer e esporte na Europa a partir do século XIX.
- Existem várias modalidades esportivas da canoagem, como de velocidade, slalom, paracanoagem, descida, maratona, oceânica, onda, caiaque polo, dragon boat, rafting.
- Cada modalidade possui técnicas e regras distintas.
- A canoagem está presente nos Jogos Olímpicos desde 1936; a modalidade slalom, desde 1972; e o caiaque cross, desde a edição Paris 2024.
- No Brasil, os primeiros registros da prática de canoagem são de 1943.
- Existem diversas competições de canoagem em eventos internacionais.
- A prática de canoagem é antiga, com registros pré-cristãos.
- O primeiro evento esportivo de canoagem ocorreu em 1877.
O que é canoagem?
A canoagem é um esporte praticado nas águas com canoas ou caiaques. Pode ser realizada em percursos artificiais ou naturais. Povos antigos, como egípcios e astecas, registraram os primeiros usos de barcos impulsionados por pás. Entretanto, a canoa que conhecemos hoje tem a sua origem creditada aos povos indígenas da América do Norte e os caiaques, aos povos esquimós. A princípio, essas embarcações eram utilizadas para finalidades de sobrevivência, como pesca e transporte. O seu uso para lazer e esporte começou na Europa no século XIX.
Tipos de canoagem
A canoagem tem várias modalidades esportivas, além das práticas voltadas para lazer e turismo. As modalidades esportivas praticadas são:
- Canoagem de velocidade: modalidade de competição praticada em rios e lagos nas distâncias de 200, 500 e 1.000 metros. Há as categorias K1, K2, K4, C1, C2 e C4. As modalidades com K são realizadas em caiaques e com C são feitas em canoas. Os números indicam a quantidades de pessoas remando.
- Canoagem slalom: esporte praticado nas Olimpíadas sobre corredeiras, onde o atleta deve percorrer o trajeto no menor tempo possível e sem cometer penalidades.
- Paracanoagem: canoagem realizada por pessoa com deficiência. A prática é feita em águas calmas dentro de trajetos com 200 e 500 metros.
- Canoagem de descida: são desenhadas pistas dentro de percursos com águas turbulentas, e o atleta deve concluir o trajeto no menor tempo possível. É feita nas modalidades K1, C1 e C2.
- Canoagem maratona: com corridas que demoram cerca de três horas, são trajetos que podem exigir que o atleta carregue sua canoa ou caiaque para atravessar obstáculos. É realizada nas modalidades K1, K2, C1 e C2.
- Canoagem oceânica: são realizados percursos em águas marítimas, o objetivo é concluí-los no menor tempo possível.
- Canoagem onda: surgido no Brasil na década de 80, é a modalidade em que os atletas utilizam caiaque e canos para realizar manobras em ondas. Há três tipos de prática: waveski, kayaksurf e sharkpaddle. Este último, inclusive, é considerado o primeiro esporte marítimo brasileiro.
- Caiaque polo: é um jogo em que times de cinco canoístas se enfrentam, e tem como objetivo marcar gols no time adversário. Podem ser utilizadas as mãos e os remos.
- Dragon boat: esporte criado na China, consiste em um barco com 22 remadores. No Oriente, o barco traz consigo características de dragão nas pontas, como o rabo e a cabeça; já no Brasil, a cabeça do dragão é costumeiramente trocada por uma carranca.
- Rafting: é a descida de rios em botes infláveis que contam com um instrutor para orientar as equipes a fim de concluir um trajeto preestabelecido.
Veja também: Quais são as modalidades esportivas das Paralimpíadas?
Quais são as regras da canoagem?
As regras estabelecidas dependem da modalidade que está sendo praticada. Por exemplo, no caiaque polo é necessário tomar cuidado para não machucar outros jogadores, e os remos devem ser arredondados. Já na canoagem slalom, é preciso desviar das balizas que definem os gates do percurso. Entre outras regras específicas de cada modalidade.
Técnicas de canoagem
As técnicas da canoagem dependem da finalidade da categoria disputada. Na canoagem slalom, por exemplo, é necessário utilizar o sentido da água para girar o caiaque a fim de passar entre as balizas sem as encostar. Já na canoagem de velocidade é necessário ajustar os movimentos dos braços com o resto do corpo para ter impulsão. Assim como nas embarcações de duplas e grupo, em que as remadas precisam ser sincronizadas.
Canoagem nas Olimpíadas
A canoagem é um esporte disputado em competições olímpicas desde 1936. Já a canoagem na modalidade slalom integrou as competições em 1972. Além da novidade na edição de Paris 2024, que é o caiaque cross, primeira categoria com quatro atletas realizando o mesmo percurso simultaneamente.
Canoagem no Brasil
O primeiro registo da prática de canoagem esportiva no Brasil data de 1943. Teria sido um imigrante alemão que construiu a própria embarcação, inspirado nos caiaques do Kanu Club da Alemanha. Mas, com pouca infraestrutura e incentivo, a prática acabou se perdendo. Entretanto, nas décadas de 70 e 80 a canoagem foi retomada, e começaram a chegar os primeiros caiaques profissionais vindos da Europa e da Argentina.
Saiba mais: Quais são as regras do polo aquático?
Canoagem no mundo
A International Canoe Federation (ICF) é a responsável pela organização da canoagem em nível global. Além disso, há as federações continentais e nacionais, responsáveis pelas competições e eventos dentro de seus territórios. Algumas das competições de canoagem ao redor do mundo são:
- Jogos Asiáticos;
- Jogos Bolivarianos;
- Jogos da América Central e do Caribe;
- Jogos do Mediterrâneo;
- Jogos Pan-Americanos;
- Jogos Sul-Americanos;
- Jogos do Sudeste Asiático.
História da canoagem
A primeira pessoa que utilizou um caiaque com finalidade esportiva foi John MacGregor, um escocês que apelidou sua embarcação de “Rob Roy”. Já o primeiro evento de canoagem esportiva aconteceu na Bélgica, no ano de 1877. A modalidade de velocidade chegou às Olimpíadas em 1936; a slalom, em 1972. Desde então, todas as edições olímpicas contaram com a participação de canoístas.
Essas são as datas da prática esportiva, pois se for considerada a canoagem enquanto prática de sobrevivência, é possível afirmar que os primeiros registros datam de antes de Cristo, com embarcações feitas por povos como os egípcios para navegar nas águas do Nilo. A prática de canoagem também é típica dos esquimós e dos povos nativos das Américas do Norte, Central e do Sul. Nos Jogos dos Povos Indígenas também há a modalidade de canoagem.
Créditos das imagens
[2] GTS Productions/ Shutterstock
[3] Zen S Prarom/ Shutterstock
Fontes
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM. Modalidades. Disponível em: https://canoagem.org.br/modalidade/canoagem-velocidade?id=18&tab=historia
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CANOAGEM. Continental Championships. Disponível em: https://www.canoeicf.com/continental
LOPES, P. Mundo Educação. Educação Física – Canoagem. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/canoagem.htm
RIBEIRO, L.G.; SANTANA, R; CARMO, R. Conheça o Dragon Boat, esporte referência para tratamento do câncer de mama. Globo Esporte, 06/10/2023. Disponível em: https://ge.globo.com/ba/noticia/2023/10/06/conheca-o-dragon-boat-esporte-referencia-para-tratamento-do-cancer-de-mama.ghtml