Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Olimpíadas de Paris 2024: abertura dos jogos acontece hoje (26)

Paris é a cidade-sede da 33ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Cerimônia de abertura será no Rio Sena e deve acontecer a partir das 14h30

Em 26/07/2024 07h30 , atualizado em 09/08/2024 18h39
Foto aproximada da Torre Eiffel, arcos olímpicos e texto Olimpíadas de Paris 2024
Paris é sede dos jogos olímpicos pela terceira vez na história moderna da competição. [1] Crédito da Imagem: Hethers / Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As Olimpíadas de Paris 2024 serão abertas oficialmente nesta sexta-feira, 26 de julho, a partir das 14h30 (horário de Brasília). Pela primeira vez, a cerimônia de abertura dos jogos acontecerá fora de um estádio. A solenidade será realizada no Rio Sena, que corta a capital francesa. 

Mais de 10 mil atletas, de países de todos os cantos do mundo, disputarão o pódio olímpico em mais de 30 esportes. O evento, que está em sua 33ª edição, será encerrado no domingo, 11 de agosto. 

Apesar da abertura oficial ser realizada hoje (26), as primeiras partidas e competições tiveram início na última quarta-feira (24), dia em que o futebol masculino e o rugby estrearam. Já a estreia do time brasileiro em solo parisiense ocorreram ontem (25) nas modalidades de tiro com arco, handebol e futebol feminino.

No Brasil, os jogos poderão ser assistidos pela TV Globo, SportTV, CazéTV e no Globoplay. As partidas serão transmitidas entre às 3h da madrugada e às 18h. A diferença de fuso horário com a França nesse período é de cinco horas. 

Saiba mais: Tudo sobre a participação e conquistas do Brasil nos jogos olímpicos 

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 apresenta uma característica inédita para o evento global. Pela primeira vez, os jogos não serão abertos em um estádio, mas sim no Rio Sena, o principal rio que corta a capital da França.

Rio Sena e a Torre Eiffel, em Paris, cidade-sede das Olimpíadas 2024.
Rio Sena e a Torre Eiffel, em Paris, cidade-sede das Olimpíadas 2024. [2]
Crédito: Noriox / Shutterstock. 

O desfile das delegações de atletas será realizado com barcos que atravessarão o canal do Sena. Nas embarcações, haverá câmeras que serão utilizadas para a transmissão. Lembrando que esse é um dos eventos mais assistidos em todo o mundo. Ao todo, cerca de 10,5 mil atletas participarão dessa edição do torneio.

O percurso será realizado de leste para oeste e terá uma extensão de seis quilômetros. O desfile será encerrado em frente ao Trocadéro, local que acontecerão outras atividades protocolares da cerimônia e os últimos shows.

O Brasil Escola conversou com a professora e pesquisadora de Educação Física, Dra. Bárbara Schausteck, que possui uma trajetória acadêmica e profissional dedicada aos estudos sobre jogos olímpicos. Confira as análises da especialista a seguir. 

O que esperar das Olimpíadas de Paris 2024?

A Olimpíada de Paris 2024 começou com algumas críticas e polêmicas. Entre elas está o deslocamento de pessoas que vivem em situação de rua de algumas áreas da cidade, como também as condições do Rio Sena para a realização das provas do triatlo e da maratona aquática, elenca Bárbara Schausteck. Além disso, a educadora cita também as ameaças de ataques terroristas durante a cerimônia de abertura.

Na perspectiva da pesquisadora, todos os eventos olímpicos são desafiadores, pois "exigem uma capacidade financeira, de organização e mobilização que nenhum outro evento exige, com os olhos de todo o mundo voltados para lá, mesmo quando realizados em países ricos", argumenta. 

Bárbara está sentada com uma roupa vermelha e sorrindo.
Bárbara Schausteck pesquisou os jogos olímpicos do Rio 2016 em seu doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Crédito: Acervo Pessoal. 

Breaking, a nova modalidade esportiva nas Olimpíadas de Paris 2024

Em busca de se aproximar de públicos mais jovens, o movimento olímpico tem aderido a novas modalidades esportivas, como o skate, surfe e escalada, que se tornaram oficialmente esportes olímpicos na última edição, em Tóquio.

Para esta edição, a novidade fica por conta do breaking, um estilo de dança urbana. 

 "No ponto de vista esportivo, o breaking vem carregado da cultura urbana e traz uma lógica diferente de modalidades que recebem notas. Diferente da ginástica artística, por exemplo, o breaking não tem movimentos obrigatórios e a avaliação dos jurados é menos previsível. Essa dinâmica estimula a criatividade e diminui padronizações e repetições, algo que é praticamente inexistente em competições esportivas de altíssimo rendimento de outras modalidades".

Bárbara Schausteck

Olimpíadas de Paris 2024 e a valorização do esporte

As Olimpíadas de Paris 2024 se tornam uma oportunidade de valorização do esporte devido à possibilidade de milhões de pessoas poderem acompanhar competições de alto rendimento, bem como conhecerem novas modalidades e as histórias dos atletas olímpicos, enfatiza a professora Bárbara.

Schausteck exemplifica o caso da jovem skatista Rayssa Leal (16), que com apenas 13 anos conquistou a medalha de prata na estreia do skate nas Olimpíadas em 2021, na capital japonesa Tóquio. Rayssa, conhecida como Fadinha, conquistou o público com sua simpatia e ótimo desempenho no torneio olímpico. 

"A história de Rayssa Leal e o seu amor pelo skate fez muitas pessoas admirarem a modalidade e até ver com outros olhos a prática, que ainda é considerada por muitos como "masculina". E, graças a essa visibilidade, trouxe inúmeras oportunidades de patrocínio de empresas e ações sociais."

Bárbara Schausteck

A educadora reforça também a importância que a mídia e as redes sociais possuem quanto aos jogos olímpicos. Elas são ferramentas que colocam "o esporte na vitrine principal das atenções durante as semanas do evento", afirma.

Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

As melhores classificações do Brasil em Olimpíadas aconteceram nas últimas duas edições, no Rio (2016), o time brasileiro ficou em 13º colocado no ranking geral, já em Tóquio (2020/2021), a posição foi a 12º. Em número de medalhas, os brasileiros baterem seu recorde na última edição, com 21 ao todo, sendo 7 ouros.

Bárbara considera que o evento pode ser uma "grata surpresa ou uma relativa decepção". A pesquisadora relembra que foram realizados altos investimentos na formação de atletas olímpicos para a realização dos jogos do Rio 2016.

"Será o momento de entender se os investimentos, majoritariamente públicos, que vêm sendo feitos no esporte olímpico serão de fato sustentáveis para gerarem resultados em medalhas e não apenas o resultado de uma geração de atletas que alcançaram grandes feitos após os altos investimentos focando o Rio 2016."

Bárbara Schausteck

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Modalidades esportivas das Olimpíadas de Paris 2024

Veja, abaixo, as modalidades esportivas que fazem parte das Olimpíadas de Paris 2024:

Curiosidades sobre as Olimpíadas de Paris 2024

Confira algumas curiosidades sobre as Olimpíadas de Paris 2024:

  • Essa é a terceira vez que Paris será sede dos Jogos Olímpicos; a primeira foi em 1900 (segunda edição do evento) e a segunda, em 1924.
  • O Rio Sena será palco da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Pela primeira vez, a solenidade não será realizada em um estádio.

  • O breaking, nova modalidade olímpica, será a estreia de um estilo de dança propriamente nas Olimpíadas.

  • A competição de surfe será realizada no Taiti, na Polinésia Francesa, a mais de 15 mil de quilômetros de Paris.

Confira também: A origem e as edições dos Jogos Olímpicos de Verão

 

Créditos das imagens:

[1] Hethers / Shutterstock

[2] noriox / Shutterstock

 

Por Lucas Afonso
Jornalista