Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Formas geométricas

Formas geométricas estão por toda parte, o que motiva o estudo da geometria plana e da geometria espacial, principalmente o estudo dos polígonos e poliedros.

Formas geométricas.
A geometria estuda essas formas para explicar os formatos da natureza e do meio em que vivemos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O estudo das formas geométricas desenvolveu vários conceitos importantes, como o estudo dos polígonos, figuras planas fechadas por poligonais, e também dos poliedros, sólidos geométricos espaciais que possuem faces formadas por polígonos.

Além dessas formas geométricas, existe, na geometria plana, os que não são polígonos, como a circunferência, e, na geometria espacial, existem os não poliedros, como os corpos redondos, entre outros sólidos. Além dessas formas geométricas, existem os fractais, figuras geométricas criadas com um padrão: ao aumentar-se a escala, as partes da figura sempre serão iguais à figura em si, possuindo padrões matemáticos infinitos em sua composição.

Leia também: Qual a diferença entre as figuras planas e as figuras espaciais?

Tópicos deste artigo

O que são formas planas?

Grande parte da geometria, conhecida como geometria plana, é desenvolvida em um universo bidimensional. Temos como formas planas quaisquer figuras que possuem duas dimensões, como um quadrado, uma circunferência ou até mesmo a representação de uma estrela bidimensional, como estamos habituados a ver. Nas formas planas, existe a classificação entre polígonos e não polígonos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Polígonos

Para que uma forma plana seja considerada um polígono, ela precisa respeitar alguns critérios. A definição de polígono é que se trata de uma figura plana fechada por seguimentos de reta. Em um polígono, esses seguimentos de reta não podem cruzar-se.

Polígonos, um tipo de forma geométrica.

Alguns polígonos são amplamente estudados, desenvolvendo-se fórmulas para cálculos de área e perímetro, além do estudo de suas propriedades. Os principais polígonos são:

triângulo

quadrilátero

◦ pentágono

◦ hexágono

  • Não polígonos

Nem todas as figuras planas podem ser classificadas como polígonos, sendo assim as conhecemos como não polígonos. Para não ser um polígono, basta não satisfazer uma das características da sua definição, por exemplo: se a figura plana tem curvas ou se os segmentos interceptam-se ou então se a figura não for fechada, ela não será um polígono. Círculos e setores circulares são exemplos de não polígonos bastante presentes em nossa realidade.

Não-polígonos, um tipo de forma geométrica.

Figuras como a circunferência e o setor circular são tão estudadas quanto os polígonos, com estudo de seus elementos e suas propriedades. Já figuras não fechadas ou cujos seguimentos interceptam-se são menos presentes nos estudos da geometria plana.

Veja também: Como fazer a planificação de sólidos geométricos?

O que são formas não planas?

Quando estamos trabalhando com a terceira dimensão, essas figuras deixam de ser planas e passam a ser sólidos geométricos por possuírem três dimensões. Presentes no cotidiano, os sólidos são divididos em dois grandes grupos, os poliedros e os não poliedros. Essa geometria é conhecida como geometria espacial, por trabalhar com o espaço tridimensional.

  • Poliedros

Para que um sólido geométrico seja considerado um poliedro, ele precisa ter faces formadas por poligonais. É também bastante frequente o estudo desses sólidos. Os principais poliedros são as pirâmides e os prismas, existindo também os sólidos de Platão, por exemplo.

Poliedro, um tipo de sólido geométrico.
Os poliedros são sólidos geométricos cujas faces são polígonos.

As propriedades e fórmulas de cada caso de poliedro são bastante estudadas também, sendo comum calcular-se o volume e a área total.

  • Não poliedros

Os não poliedros são sólidos que não satisfazem a definição de poliedro, ou seja, não possuem todas as faces formadas por polígonos, assim se destacam os sólidos de revolução ou corpos redondos. É bastante comum, na prática de esportes, a bola ter o formato esférico, nesse caso, estamos lidando com um não poliedro. Além da esfera, conhecemos os cilindros e o cone.

Corpos redondos, um tipo de não-poliedros
Os corpos redondos são exemplos de não poliedros.

Fractais

Os fractais são figuras geométricas com uma complexidade muito alta, sendo objetos de pesquisa de vários matemáticos na atualidade. O que fascina na geometria dos fractais é que cada parte é semelhante ao seu todo. Existe um padrão em toda a figura que é repetido em cada uma de suas partes, o que é possível perceber-se utilizando escalas menores. Esse padrão é bastante comum na natureza, como em flocos de neve e em vegetais.

Fractais, formas geométricas presentes na natureza
Os fractais são bastante comuns na natureza.

O estudo dos fractais é mais complexo do que imaginamos, e muitos matemáticos dedicam-se a essa geometria, conhecida como geometria dos fractais. Com o auxílio da computação, essa área da matemática busca equações que modelem o comportamento de um fractal.

Acesse também: Como encontrar o centro de uma circunferência?

Exercícios resolvidos sobre formas geométricas

Questão 1 – Sobre os polígonos, classifique como verdadeira ou falsa as afirmativas a seguir:

I – Toda figura fechada no plano é um polígono.

II – Os polígonos possuem duas dimensões.

III – Figuras como uma circunferência compõem o grupo de não polígonos.

Podemos afirmar que:

A) Somente I é falsa.

B) Somente II é falsa.

C) Somente III é falsa.

D) Todas são falsas.

E) Todas são verdadeiras.

Resolução

Alternativa A.

I – Falsa → para ser polígono, a figura não basta ser fechada, precisa ser fechada por poligonais, ou seja, por seguimentos de reta. Figuras como a circunferência são fechadas, e ainda sim não são polígonos.

II →  Verdadeira → polígonos são objetos, da geometria plana, que possuem duas dimensões.

III → Verdadeiro → a circunferência é um não polígono.

Questão 2 – O futebol americano é um esporte tradicionalmente jogado nos Estados Unidos. A sua bola tem um formato diferente da bola de futebol convencional, que é esférica. Sobre o formato da bola de futebol americano, podemos afirmar:

Bola de futebol americano, um tipo de forma geométrica.

A) Ela é uma figura da geometria plana classificada como polígono.

B) Ela é uma figura da geometria plana classificada como não polígono.

C) Ela é uma figura da geometria espacial classificada como poliedro.

D) Ela é uma figura da geometria espacial classificada como não poliedro

Resolução

Alternativa D. A bola de futebol americano tem três dimensões, logo, ela é objeto de estudo da geometria espacial, além disso, ela possui forma arredondada, ainda que não seja esférica. Ainda, é possível perceber que ela não possui faces formadas por polígonos, o que faz com que seja um não poliedro.

Escritor do artigo
Escrito por: Raul Rodrigues de Oliveira Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professor do programa PIC Jr. (OBMEP) e como professor preceptor do programa Residência Pedagógica. Também é professor concursado da Seduc-GO, gestor escolar e produtor de conteúdo didático.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. "Formas geométricas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/formas-geometricas.htm. Acesso em 21 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Vivemos em um mundo cercado de formas geométricas que podem ser classificadas como figuras planas e figuras espaciais. Das alternativas a seguir, marque aquela que corresponde a uma figura espacial.

A) Retângulo

B) Círculo

C) Paralelogramo

D) Cubo

E) Hexágono

Exercício 2

Analise as figuras a seguir:

Três formas geométricas com formatos diferentes

São considerados polígonos:

A) Somente I.

B) Somente II.

C) Somente III.

D) I e II.

E) II e III.