Topo
pesquisar

Diferenças entre figuras planas e espaciais

Matemática

As principais diferenças entre figuras planas e espaciais referem-se à quantidade de dimensões necessárias para defini-las.
PUBLICIDADE

Figuras geométricas podem ser planas ou espaciais, e, nesse último caso, são chamadas de sólidos geométricos. A maior diferença entre as figuras planas e espaciais tem a ver com a quantidade de dimensões necessárias para construí-las. Para compreender essa diferença, é importante conhecer bem os principais conceitos envolvendo as dimensões do espaço.

Dimensões do espaço

As dimensões do espaço estão ligadas à menor quantidade de medidas que podem ser feitas em uma figura geométrica para obter informações completas sobre o seu tamanho.

Assim, como não é possível obter comprimento, largura ou profundidade de um ponto, ele é uma figura geométrica de dimensão zero.

A reta, por sua vez, é uma figura geométrica que tem uma dimensão, pois apresenta comprimento infinito, mas é impossível medir sua largura ou profundidade, pois é uma figura que não possui esses elementos. A reta também pode ser considerada um espaço dentro do qual podem ser definidas algumas figuras geométricas de uma dimensão: a semirreta e o segmento de reta.

O plano é uma figura geométrica que possui duas dimensões, pois tem comprimento e largura infinitos, mas é impossível medir sua profundidade, porque ele não a possui. O plano é também um espaço dentro do qual podem ser definidas todas as figuras que também apresentam duas dimensões ou menos.

O espaço é também uma figura geométrica. Ele possui três dimensões, pois seu comprimento é infinito, assim como sua largura e profundidade. Dessa maneira, dentro desse “lugar” chamado de espaço, é possível definir qualquer figura que possua três dimensões ou menos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, pode-se definir a reta dentro do plano e do espaço, mas não é necessário que o espaço, ou lugar onde a reta é definida, possua duas ou três dimensões. A reta pode ser construída em um espaço unidimensional.

Note também que a palavra espaço é usada para duas finalidades distintas neste artigo: espaço refere-se ao lugar onde figuras geométricas podem ser construídas e definidas e também é o nome dado ao espaço tridimensional, lugar onde figuras de três dimensões podem ser definidas.

Diferenças entre figuras planas e espaciais

A diferença mais importante entre figuras planas e espaciais é o número de dimensões necessárias para definir essas figuras. Uma figura é chamada de plana quando são necessárias apenas duas dimensões para defini-la. Como essa figura pode ser definida em um plano – que é o espaço onde figuras bidimensionais são definidas –, ela passa a ser chamada de figura plana.

Já as figuras espaciais precisam ser definidas em espaços tridimensionais, pois elas são figuras que possuem profundidade, além de comprimento e largura. Os cubos, prismas, cilindros, cones e esferas, por exemplo, são figuras que só podem ser definidas em espaços tridimensionais.

A imagem a seguir mostra alguns exemplos de figuras planas, ou seja, figuras bidimensionais.

A imagem abaixo mostra exemplos de figuras espaciais, isto é, tridimensionais:



Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

O sólido geométrico, como o cilindro, é um exemplo de figura espacial
O sólido geométrico, como o cilindro, é um exemplo de figura espacial

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "Diferenças entre figuras planas e espaciais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/diferencas-entre-figuras-planas-espaciais.htm. Acesso em 22 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Sobre as figuras planas, assinale a alternativa correta.

a) Uma figura é considerada plana quando possui exatamente uma dimensão.

b) Uma figura é considerada plana quando é possível medir seu comprimento, largura e profundidade.

c) São exemplos de figuras planas: cubo, quadrado e paralelogramo.

d) São exemplos de figuras planas: círculo, circunferência, setor circular e arco.

e) Não são exemplos de figuras planas: cubo, paralelepípedo e paralelogramo.

Questão 2

Avalie as alternativas a seguir e marque aquela que descreve corretamente a construção de figuras geométricas.

a) É possível construir um círculo no “espaço” unidimensional.

b) É possível construir um cubo tendo como espaço para isso apenas o plano.

c) É possível construir um quadrado dentro de uma reta.

d) É possível construir um cone dentro do espaço unidimensional.

e) É possível construir uma esfera dentro do espaço tridimensional.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola