close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Migração Pendular

A migração pendular é um fenômeno urbano que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária.

Cena comum nas grandes cidades: trabalhadores voltando para casa
Cena comum nas grandes cidades: trabalhadores voltando para casa
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A migração pendular, ou diária, corresponde a um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõe o PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências antes do horário comercial para chegar ao trabalho e que no final da tarde, ou do expediente, voltam para casa.

Esse processo significa simples fluxos populacionais que não configuram propriamente como migração, isso por que não se trata de uma transferência definitiva e sim, momentânea.

Existem vários casos que se enquadram como migração pendular, dentre muitos está o fluxo de boias-frias que residem geralmente na cidade e se deslocam até o campo onde desenvolvem suas atividades, pessoas que moram em uma determinada cidade e trabalham em outra, além de viagens de final de semana, feriados e férias.

Decorrente da migração pendular, ocorre nos grandes centros urbanos a hora de rush, que são determinados horários do dia no quais os trabalhadores se aglomeram no trajeto tanto para chegar ao trabalho como no regresso pra casa.
Outro tipo de fluxo que insere como sendo migração pendular é o commuting, pessoas que moram em um determinado país e se deslocam para outro para trabalhar ou procurar uma ocupação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
 

 

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Migração Pendular"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/migracao-pendular.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


os estados unidos e o canada são grandes consumidores de carvão e petroleo como esse fato se relaciona com alto nivel de desenvolvimento industrial e tecnologico desses paises?

Por Jessica Neves
Responder
Ver respostas

A Moldávia ainda é um país socialista?

Por Clara Rodrigues de Campos
Responder
Ver respostas

Estude agora


Realismo mágico

Assista a nossa videoaula para compreender um pouco mais sobre o que é o realismo mágico. Confira nossa análise!

Questão da Crimeia

Assista à videoaula e entenda o conflito envolvendo o território da Crimeia. Saiba quais são os países envolvidos....