Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Oceano Glacial Antártico

Oceano Glacial Antártico é composto por muitas espécies animais e vegetais únicas e adaptadas à vida em um ambiente extremo. Consiste no quarto oceano em volume e extensão.

O oceano Austral corresponde ao conjunto de águas que circunda a Antártica.
O oceano Austral corresponde ao conjunto de águas que circunda a Antártica.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O oceano Glacial Antártico ou oceano Austral é um corpo d’água situado abaixo do Círculo Polar Antártico (60º S) e circunda completamente o continente antártico. Recobre uma área de quase 22 milhões de km², sendo o quarto oceano em volume e extensão.

É composto por uma plataforma continental profunda e grandes icebergs, além de dispor de ampla biodiversidade formada por muitas espécies adaptadas às águas frias. Entre os problemas que enfrenta hoje em dia, estão o aquecimento global e o consequente encolhimento de suas áreas congeladas.

Leia também: Qual é a diferença entre mar e oceano?

Tópicos deste artigo

Quais as características do oceano Glacial Antártico?

O oceano Glacial Antártico, que pode ser também chamado de oceano Austral pela sua posição, está localizado abaixo do paralelo de 60º S, que corresponde ao Círculo Polar Antártico, e se estende pelos hemisférios ocidental e oriental. É composto pelas águas meridionais dos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico, cercando as terras frias do continente antártico.

Sua área superficial é de 21,96 milhões de km², sendo assim o quarto maior em extensão. Com relação ao volume, comporta um total de 71,8 milhões de km³ de água, ficando também na quarta colocação entre as cinco subdivisões do oceano terrestre. A profundidade média do oceano Antártico é de 3270 metros, e seu ponto mais profundo fica entre os paralelos de 60º S e 24º O, na Trincheira de Sanduíche do Sul, próximo das ilhas de mesmo nome, a 7343 metros abaixo da superfície oceânica.

A subdivisão do oceano Antártico se dá por 14 mares e dois estreitos, os quais listamos a seguir. O maior deles é o mar de Weddell, que ocupa uma superfície de 2,8 milhões de km², seguido pelo mar de Somov, com 1,15 milhão de km².

  • Mares

    • Mar de Weddell

    • Mar do Rei Haakon VII

    • Mar de Lazarev

    • Mar de Riiser-Larsen

    • Mar dos Cosmonautas

    • Mar da Cooperação

    • Mar de Davis

    • Mar de Mawson

    • Mar de d’Urville

    • Mar de Somov

    • Mar de Ross

    • Mar de Amudsen

    • Mar de Bellingshausen

    • Parte do mar da Scotia

  • Estreitos

    • Passagem de Drake, de aproximadamente mil quilômetros, localizada entre a extremidade meridional da América do Sul e a Península Antártica;
    • Estreito de Bransfield, cerca de 300 km que separam as ilhas Shetland do Sul da Península Antártica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia do oceano Glacial Antártico

O oceano Glacial Antártico está integralmente inserido no Hemisfério Sul, na extremidade meridional dessa região da Terra. Sua superfície banha totalmente o continente antártico, de onde veio seu nome. Apresenta, assim, temperaturas superficiais que variam na faixa dos 10 ºC aos -2 ºC, influenciadas pela ocorrência do clima Polar e pelas correntes de águas mais quentes originárias dos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. A transição entre esses oceanos e o Austral acontece em uma faixa denominada Convergência Antártica.

Em determinadas épocas do ano, as áreas congeladas podem chegar a quase 82% de toda a superfície oceânica. Nos meses em que as temperaturas estão mais elevadas, essa porcentagem cai para 11,8%, o equivalente a 2,6 milhões de km². O rompimento de parte dessas formações geladas dá origem a grandes icebergs, que flutuam pela superfície oceânica.

Imagem de um iceberg no Oceano Glacial Antártico.
O oceano Antártico possui uma extensa plataforma de gelo e grandes icebergs flutuando pela sua superfície.

Cabe destacar que a plataforma continental antártica tem profundidade que varia entre 400 m e 800 m, valor de três a seis vezes maior do que a média encontrada em outras localidades. O fundo oceânico é formado por poucas áreas rasas, estando a maior parte do terreno a profundidades de quatro a cinco mil metros.

Veja também: O que é uma dorsal oceânica?

Qual a importância do oceano Glacial Antártico?

A exploração econômica do Glacial Antártico começou em princípios do século XX, liderada pelos caçadores de focas e baleias (em busca de matéria-prima para a produção de óleos, ração animal e carnes) destinadas, principalmente, à criação, mas, em certas quantidades, também para o consumo humano.

Embora essa atividade predatória e altamente prejudicial para o equilíbrio ambiental e a preservação das espécies tenha sido proibida em 1986, a pesca para finalidades diversas e que não se restringe à alimentação se mantém até o presente. Entre as espécies mais visadas, estão o krill (que se assemelha a um camarão) e a pescada-marlonga.

O turismo é de grande importância para a região, e, há alguns anos (2014-2016), registrava um fluxo de mais de 30 mil pessoas por ano.

Acredita-se que a existência de recursos naturais abranja também a existência de reservas de petróleo e gás natural próximo da plataforma continental, bem como de outros minerais, como é o caso do manganês, e depósitos originários de correntes marítimas.

O ecossistema marinho do oceano Antártico é extremamente rico e diverso, diferenciando-se do oceano Ártico notadamente pela quantidade de espécies. No sul, encontra-se uma grande variedade de animais únicos que possuem adaptações às águas frias bem como espécies raras. Destacam-se:

Imagem de duas baleias nadando no oceano
Diversas espécies de baleias vivem nas águas do oceano Antártico.

Continentes e países banhados pelo oceano Glacial Antártico

As águas do oceano Glacial Antártico banham:

No total, esse corpo d’água banha 17.968 km de costa.

Na Convergência Antártica, as seguintes ilhas são banhadas pelo Austral (listadas de acordo com o território que as reivindica):

  • Reino Unido:

    • Ilhas Órcades do Sul

    • Ilhas Shetland do Sul

    • Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul

  • Noruega:

    • Ilhas Peter I

    • Ilhas Bouvet

  • Austrália: Ilhas Heard e McDonald

  • Nova Zelândia:

    • Ilhas Balleny

    • Ilhas Scott

Além dessas, outras ilhas e ilhotas localizadas abaixo do paralelo de 60º S são envoltas pelas águas do oceano Glacial Antártico. Listamos os nomes das 30 maiores delas nesta tabela:

Alexander

Anvers

Latady

Berkener

Joinville

Renaud

Thurston

Charcot

Masson

Carney

Rei George

Elefante

Roosvelt

Mill

Rothschild

Siple

Sherman

Hearst

Adelaide

Smyley

Dean

Spaatz

Brabant

D’Urville

James Ross

Livingston

Coronation

Ross

Grant

Sturge

Curiosidades sobre o oceano Glacial Antártico

  • Houve muita dificuldade para o estabelecimento dos limites do oceano Antártico, o que não ocorreu até o início dos anos 2000, quando foi produzido um rascunho da quarta edição do documento “Limites dos Mares e Oceanos”, da Organização Hidrográfica Internacional (OHI).

  • As correntes de convecção que se formam nas proximidades da Convergência Antártica promovem a ascensão de águas mais quentes e, por conseguinte, trazem nutrientes que estavam no fundo dos oceanos para porções mais superficiais. Isso favorece a ocorrência de uma maior biodiversidade nessas áreas.

  • Os principais problemas ambientais enfrentados hoje por esse oceano são o aquecimento global e consequente derretimento das suas plataformas de gelo, o processo de acidificação de suas águas pela maior captação de CO2 atmosférico, e a exploração comercial crescente.

  • As extensas áreas recobertas por gelo auxiliam enormemente na reflexão dos raios solares e, assim, na regulação do clima do planeta.

  • O oceano Antártico apresenta alto índice de produtividade ecossistêmica, maior do que em áreas onde predominam águas de temperaturas mais elevadas.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Oceano Glacial Antártico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceano-glacial-antartico.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante