PUBLICIDADE
A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos que representam o país. Ela é chamada de Dannebrog e é a bandeira de uso contínuo mais antiga do mundo, tendo em vista que a sua adoção oficial data do século XIV. Existe uma lenda de que a bandeira caiu do céu durante a Batalha de Lindanisse, em 1219, onde hoje fica a Estônia. A bandeira dinamarquesa é formada por uma cruz nórdica branca, cor que representa a espiritualidade cristã, sobre um fundo vermelho em alusão às batalhas lutadas pelos dinamarqueses ao longo de sua história.
Leia também: Bandeira de Portugal — uma bandeira que representa a transição da monarquia para a república no país
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a bandeira da Dinamarca
- 2 - Significado da bandeira da Dinamarca
- 3 - História da bandeira da Dinamarca
- 4 - Outras bandeiras da Dinamarca
- 5 - Principais características da Dinamarca
- 6 - Curiosidades sobre a bandeira da Dinamarca
Resumo sobre a bandeira da Dinamarca
-
A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos que representam o país.
-
Recebe o nome de Dannebrog, que significa “pano honorário dos dinamarqueses”.
-
É composta por uma cruz nórdica branca sobre um fundo vermelho.
-
O vermelho simboliza as batalhas, e o branco representa o cristianismo.
-
Uma lenda conta que a bandeira da Dinamarca caiu do céu durante a batalha de Lindanisse, no atual território da Estônia, em 1219.
-
A bandeira dinamarquesa começou a ser usada oficialmente no século XIV, mas os cidadãos só foram autorizados a usá-la em meados do século XIX.
-
Existem outras duas bandeiras em uso no país: a Bandeira do Estado da Dinamarca e a Bandeira Naval, utilizada pela Marinha.
Significado da bandeira da Dinamarca
A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos do país. Ela recebe o nome de Dannebrog, que significa “pano honorário dos dinamarqueses”. A bandeira dinamarquesa tem formato retangular e é composta por um fundo vermelho e uma cruz branca sobreposta, chamada de cruz escandinava ou cruz nórdica. O traço vertical da cruz escandinava, no entanto, se encontra deslocado para a metade esquerda do pavilhão, e não centralizado.
O significado das cores da bandeira da Dinamarca está ligado à história do país e também do próprio estandarte. Uma lenda dinamarquesa conta que a bandeira nacional caiu do céu durante uma batalha no início do século XIII. Sendo assim, as duas cores presentes na bandeira possuem o seguinte significado:
-
Vermelho: simboliza as batalhas lutadas pelos dinamarqueses no curso de sua história.
-
Branco: representa o cristianismo.
História da bandeira da Dinamarca
A história da bandeira da Dinamarca está ligada a uma lenda contada há mais de 800 anos no país. Segundo a lenda, uma bandeira vermelha com uma cruz branca caiu do céu durante um momento crítico em que as tropas dinamarquesas precisavam se defender. Antes de tocar o chão, a flâmula foi alcançada pelo então Rei Valdemar II, dando assim a motivação necessária para que o cenário fosse revertido e a Dinamarca saísse vitoriosa da batalha. O simbolismo religioso intrínseco à disputa, inserida no contexto histórico das Cruzadas do Norte, passou a ser associado também à bandeira.
Isso teria acontecido durante a Batalha de Lindanisse, onde hoje fica a Estônia, em 15 de junho de 1219. A data do suposto acontecimento foi adotada como o Dia da Bandeira, passando a ser celebrada no ano de 1913.
A bandeira começou a ser oficialmente usada pela Dinamarca no século XIV, restrita ao monarca e aos membros da realeza. O uso pelos cidadãos dinamarqueses foi autorizado somente no século XIX, após a vitória da Dinamarca sobre a Alemanha na Primeira Guerra do Eslévico.
Veja também: Bandeira da França — uma bandeira que foi adotada durante a Revolução Francesa
Outras bandeiras da Dinamarca
A Dannebrog, bandeira nacional da Dinamarca, não é o único estandarte utilizado no país. Há duas outras bandeiras que são hasteadas por segmentos específicos da sociedade dinamarquesa.
→ Bandeira do Estado da Dinamarca
A bandeira do Estado da Dinamarca é uma bandeira com a extremidade direita dividia ao meio (split flag). Seu uso é feito pelas autoridades da monarquia dinamarquesa.
→ Bandeira Naval da Dinamarca
A Bandeira Naval da Dinamarca apresenta um tom de vermelho mais fechado. Chamada de Orlogsflag no idioma local, essa bandeira é utilizada apenas pelas autoridades da Marinha.
Importante: a Dinamarca possui territórios ultramarinos que utilizam bandeiras próprias. São eles: a Groenlândia (América do Norte) e as Ilhas Faroe (Norte da Europa).
Principais características da Dinamarca
A Dinamarca é um país europeu localizado na Península da Escandinávia, no norte do continente. Sua capital é a cidade de Copenhague. O território dinamarquês é banhado pelos mares do Norte e Báltico, estabelecendo divisa terrestre apenas com a Alemanha, ao sul. Esse é o único trecho que conecta a Dinamarca, mais precisamente a região da Jutlândia, ao restante da Europa continental, tendo em vista que o país é formado por um conjunto de mais de 400 ilhas. As três maiores delas são Vendsyssel-Thy (ao norte da Jutlândia), Fiôna (na porção central entre a Jutlândia e a Zelândia) e Zelândia (ilha oriental onde fica a cidade de Copenhague).
Em função da maritimidade, a Dinamarca apresenta clima oceânico marcado por temperaturas que variam de frias a amenas e pela alta pluviosidade anual, proporcionando o desenvolvimento de uma vegetação como a das florestas temperadas.
O relevo dinamarquês é pouco acidentado, formado essencialmente por planícies e terrenos suavemente ondulados, o que favorece a atividade agropecuária em muitas áreas, mas, ao mesmo tempo, torna diversas regiões do país suscetíveis a alagamentos, especialmente no litoral, em períodos de maré alta.
Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto, a Dinamarca apresenta elevada qualidade de vida e se destaca entre as melhores economias do continente europeu. O setor terciário responde por mais de três quartos da geração de receitas no país, que possui também uma indústria moderna e diversificada. A Dinamarca é ainda um país populoso, com 5,8 milhões de habitantes, e urbanizado.
Curiosidades sobre a bandeira da Dinamarca
-
A bandeira da Dinamarca é uma das mais antigas do mundo em termos de uso contínuo.
-
Assim como a Dinamarca, outros países nórdicos utilizam cruzes nas suas bandeiras, como Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia.
-
No país, é comum que festas tenham a bandeira da Dinamarca em sua decoração, como aniversários, por exemplo.
-
A legislação dinamarquesa não impede que a bandeira do país seja queimada. No entanto, é contra a lei colocar fogo na bandeira de outros países.
Créditos de imagem
[1] Wikimedia Commons (reprodução)
[2] Wikimedia Commons (reprodução)
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia