Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Bandeira da Dinamarca

A bandeira da Dinamarca recebe o nome de Dannebrog. Composta por uma cruz escandinava branca sobre um fundo vermelho, é utilizada oficialmente pelo país desde o século XIV.

Bandeira da Dinamarca hasteada e céu azul ao fundo.
A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos do país. Uma lenda local conta que ela caiu do céu durante uma batalha no século XIII.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos que representam o país. Ela é chamada de Dannebrog e é a bandeira de uso contínuo mais antiga do mundo, tendo em vista que a sua adoção oficial data do século XIV. Existe uma lenda de que a bandeira caiu do céu durante a Batalha de Lindanisse, em 1219, onde hoje fica a Estônia. A bandeira dinamarquesa é formada por uma cruz nórdica branca, cor que representa a espiritualidade cristã, sobre um fundo vermelho em alusão às batalhas lutadas pelos dinamarqueses ao longo de sua história.

Leia também: Bandeira de Portugal — uma bandeira que representa a transição da monarquia para a república no país

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a bandeira da Dinamarca

  • A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos que representam o país.

  • Recebe o nome de Dannebrog, que significa “pano honorário dos dinamarqueses”.

  • É composta por uma cruz nórdica branca sobre um fundo vermelho.

  • O vermelho simboliza as batalhas, e o branco representa o cristianismo.

  • Uma lenda conta que a bandeira da Dinamarca caiu do céu durante a batalha de Lindanisse, no atual território da Estônia, em 1219.

  • A bandeira dinamarquesa começou a ser usada oficialmente no século XIV, mas os cidadãos só foram autorizados a usá-la em meados do século XIX.

  • Existem outras duas bandeiras em uso no país: a Bandeira do Estado da Dinamarca e a Bandeira Naval, utilizada pela Marinha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado da bandeira da Dinamarca

A bandeira da Dinamarca é um dos símbolos do país. Ela recebe o nome de Dannebrog, que significa “pano honorário dos dinamarqueses”. A bandeira dinamarquesa tem formato retangular e é composta por um fundo vermelho e uma cruz branca sobreposta, chamada de cruz escandinava ou cruz nórdica. O traço vertical da cruz escandinava, no entanto, se encontra deslocado para a metade esquerda do pavilhão, e não centralizado.

O significado das cores da bandeira da Dinamarca está ligado à história do país e também do próprio estandarte. Uma lenda dinamarquesa conta que a bandeira nacional caiu do céu durante uma batalha no início do século XIII. Sendo assim, as duas cores presentes na bandeira possuem o seguinte significado:

  • Vermelho: simboliza as batalhas lutadas pelos dinamarqueses no curso de sua história.

  • Branco: representa o cristianismo.

Bandeira da Dinamarca.
A bandeira da Dinamarca é chamada de Dannebrog.

História da bandeira da Dinamarca

A história da bandeira da Dinamarca está ligada a uma lenda contada há mais de 800 anos no país. Segundo a lenda, uma bandeira vermelha com uma cruz branca caiu do céu durante um momento crítico em que as tropas dinamarquesas precisavam se defender. Antes de tocar o chão, a flâmula foi alcançada pelo então Rei Valdemar II, dando assim a motivação necessária para que o cenário fosse revertido e a Dinamarca saísse vitoriosa da batalha. O simbolismo religioso intrínseco à disputa, inserida no contexto histórico das Cruzadas do Norte, passou a ser associado também à bandeira.

Isso teria acontecido durante a Batalha de Lindanisse, onde hoje fica a Estônia, em 15 de junho de 1219. A data do suposto acontecimento foi adotada como o Dia da Bandeira, passando a ser celebrada no ano de 1913.

A bandeira começou a ser oficialmente usada pela Dinamarca no século XIV, restrita ao monarca e aos membros da realeza. O uso pelos cidadãos dinamarqueses foi autorizado somente no século XIX, após a vitória da Dinamarca sobre a Alemanha na Primeira Guerra do Eslévico.

Veja também: Bandeira da França — uma bandeira que foi adotada durante a Revolução Francesa

Outras bandeiras da Dinamarca

A Dannebrog, bandeira nacional da Dinamarca, não é o único estandarte utilizado no país. Há duas outras bandeiras que são hasteadas por segmentos específicos da sociedade dinamarquesa.

Bandeira do Estado da Dinamarca

A bandeira do Estado da Dinamarca é uma bandeira com a extremidade direita dividia ao meio (split flag). Seu uso é feito pelas autoridades da monarquia dinamarquesa.

Bandeira do Estado da Dinamarca. [1]
Bandeira do Estado da Dinamarca. [1]

Bandeira Naval da Dinamarca

A Bandeira Naval da Dinamarca apresenta um tom de vermelho mais fechado. Chamada de Orlogsflag no idioma local, essa bandeira é utilizada apenas pelas autoridades da Marinha.

Bandeira Naval da Dinamarca.
Bandeira Naval da Dinamarca.

Importante: a Dinamarca possui territórios ultramarinos que utilizam bandeiras próprias. São eles: a Groenlândia (América do Norte) e as Ilhas Faroe (Norte da Europa).

Principais características da Dinamarca

A Dinamarca é um país europeu localizado na Península da Escandinávia, no norte do continente. Sua capital é a cidade de Copenhague. O território dinamarquês é banhado pelos mares do Norte e Báltico, estabelecendo divisa terrestre apenas com a Alemanha, ao sul. Esse é o único trecho que conecta a Dinamarca, mais precisamente a região da Jutlândia, ao restante da Europa continental, tendo em vista que o país é formado por um conjunto de mais de 400 ilhas. As três maiores delas são Vendsyssel-Thy (ao norte da Jutlândia), Fiôna (na porção central entre a Jutlândia e a Zelândia) e Zelândia (ilha oriental onde fica a cidade de Copenhague).

Bandeira da Dinamarca em uma paisagem urbana de Copenhague.
Paisagem em Copenhague, capital da Dinamarca.

Em função da maritimidade, a Dinamarca apresenta clima oceânico marcado por temperaturas que variam de frias a amenas e pela alta pluviosidade anual, proporcionando o desenvolvimento de uma vegetação como a das florestas temperadas.

O relevo dinamarquês é pouco acidentado, formado essencialmente por planícies e terrenos suavemente ondulados, o que favorece a atividade agropecuária em muitas áreas, mas, ao mesmo tempo, torna diversas regiões do país suscetíveis a alagamentos, especialmente no litoral, em períodos de maré alta.

Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto, a Dinamarca apresenta elevada qualidade de vida e se destaca entre as melhores economias do continente europeu. O setor terciário responde por mais de três quartos da geração de receitas no país, que possui também uma indústria moderna e diversificada. A Dinamarca é ainda um país populoso, com 5,8 milhões de habitantes, e urbanizado.

Curiosidades sobre a bandeira da Dinamarca

  • A bandeira da Dinamarca é uma das mais antigas do mundo em termos de uso contínuo.

  • Assim como a Dinamarca, outros países nórdicos utilizam cruzes nas suas bandeiras, como Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia.

  • No país, é comum que festas tenham a bandeira da Dinamarca em sua decoração, como aniversários, por exemplo.

  • A legislação dinamarquesa não impede que a bandeira do país seja queimada. No entanto, é contra a lei colocar fogo na bandeira de outros países.

Créditos de imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Wikimedia Commons (reprodução)

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Bandeira da Dinamarca"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-da-dinamarca.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante