Topo
pesquisar

Tensão entre Rússia e Geórgia

Geografia

PUBLICIDADE

No dia 08 de agosto, teve início um confronto armado envolvendo Rússia e Geórgia, esse é motivado pelo desejo de anexar a República de Ossétia do Sul a seus respectivos territórios.

A República de Ossétia do Sul ocupa uma área de 3.900 km2 na qual encontra-se cerca de 125 mil habitantes.

Legalmente, a República em questão integra o território da Geórgia, isso por que a independência não recebeu o apoio internacional. Apesar disso, a Ossétia do Sul não admite submeter-se aos domínios da Geórgia.

A população da República aspira conquistar o reconhecimento da independência ou se juntar à Ossétia do Norte, estabelecida no território russo.

Após ter proclamado sua independência em 1992, o clima permaneceu tenso, pois a Geórgia não aceitou tal acontecimento.

Na sexta-feira do dia 08 de agosto, o governo da Geórgia enviou tropas armadas em direção à Ossétia do Sul. Os líderes da Geórgia acusaram os russos de lançar bombas em aviões localizados em seu território.

Passado pouco tempo da invasão da Geórgia à Ossétia do Sul, o governo russo pronunciou-se afirmando que a ofensiva teria retaliação, a imprensa russa disponibilizou imagens de tropas, armamentos e tanques deslocando rumo ao local da invasão.

A opinião internacional foi unânime ao concordar que o conflito armado deve ser deixado de lado e que o diálogo precisa ser aberto.

Esse foco está marcado por acusações de ambas as partes, a Ossétia afirma que sofreu genocídio por três vezes, a Rússia acusa a Geórgia de destruir a cidade e a Geórgia condena a intervenção agressora por parte dos russos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Barreira militar na região do confronto.
Barreira militar na região do confronto.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Tensão entre Rússia e Geórgia "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tensao-entre-russia-georgia.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola