Topo
pesquisar

Aspectos da população da Ásia Central

Geografia

Grande parte da população da Ásia Central está localizada no campo, somente no Uzbequistão e no Cazaquistão encontra-se 75% da população total da Ásia Central.
PUBLICIDADE

Ásia Central corresponde a um subcontinente localizado no centro do continente asiático, que é regionalizado em Ásia Central, Extremo Oriente, Norte da Ásia, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Sul da Ásia.

A Ásia Central é composta pelo Cazaquistão, Uzbequistão, Turcoministão, Tajiquistão e Quirquistão. O subcontinente ocupa uma área de 4 milhões de km2, na qual vivem cerca de 60 milhões de habitantes. As populações do Uzbequistão e do Cazaquistão juntas, somam 45 milhões, número que representa 75% do contingente populacional da Ásia Central.

Grande parte da população encontra-se no campo, dessa forma, as atividades econômicas estão ligadas à produção agropecuária. O acesso aos serviços de saúde é bastante debilitado, fato que explica os grandes índices de mortalidade infantil e os baixos índices de esperança de vida. No Uzbequistão, por exemplo, entre mil nascidos, morrem 68,9 crianças; e a expectativa de vida é de 65 anos. Diante das características acima, pode ser constatado um elevado número de jovens na população absoluta.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Paisagem da Ásia Central
Paisagem da Ásia Central

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aspectos da população da Ásia Central "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-populacao-asia-central.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola