close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos da população da Ásia Central

Grande parte da população da Ásia Central está localizada no campo, somente no Uzbequistão e no Cazaquistão encontra-se 75% da população total da Ásia Central.

Paisagem da Ásia Central
Paisagem da Ásia Central
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Ásia Central corresponde a um subcontinente localizado no centro do continente asiático, que é regionalizado em Ásia Central, Extremo Oriente, Norte da Ásia, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Sul da Ásia.

A Ásia Central é composta pelo Cazaquistão, Uzbequistão, Turcoministão, Tajiquistão e Quirquistão. O subcontinente ocupa uma área de 4 milhões de km2, na qual vivem cerca de 60 milhões de habitantes. As populações do Uzbequistão e do Cazaquistão juntas, somam 45 milhões, número que representa 75% do contingente populacional da Ásia Central.

Grande parte da população encontra-se no campo, dessa forma, as atividades econômicas estão ligadas à produção agropecuária. O acesso aos serviços de saúde é bastante debilitado, fato que explica os grandes índices de mortalidade infantil e os baixos índices de esperança de vida. No Uzbequistão, por exemplo, entre mil nascidos, morrem 68,9 crianças; e a expectativa de vida é de 65 anos. Diante das características acima, pode ser constatado um elevado número de jovens na população absoluta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Aspectos da população da Ásia Central "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-populacao-asia-central.htm. Acesso em 21 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Relacione a conferência de Berlim com o mapa do continente africano. 

Por Alice de Amorim da Silva
Responder
Ver respostas

Verdadeiro ou Falso?

Mapas são representações gráficas em escala reduzida da superfície terrestre ou de parte dela sobre um plano podem ainda representar especialmente determinadas informações gráficas, compondo, assim, os mapas temáticos

Por Anna Clara
Responder
Ver respostas

Estude agora


A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard

Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a...

Guia de Profissões | A vida na Odontologia, com Rildo Lasmar

Quer ter mais informações sobre o curso de Odontologia e a profissão? Confira uma entrevista com o cirurgião...