PUBLICIDADE
Nova York (Estado de Nova York) é um dos 50 estados pertencentes aos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Albany. Localizado na costa leste do país, Nova York dispõe de clima temperado e relevo planáltico recoberto pelas florestas temperadas. O estado foi o 11º a ser integrado na união, em 1788, além de ter sido uma das Treze Colônias.
O estado de Nova York é o quarto mais populoso dos Estados Unidos, com mais de 20 milhões de habitantes, e abriga a cidade mais populosa do país, que pode ser descrita também como um de seus principais centros econômicos e culturais: a cidade de Nova York, com 8,7 milhões de habitantes. Sua economia é a terceira maior dos Estados Unidos, liderada pelos serviços financeiros, pelo mercado imobiliário e pela pesquisa científica.
Leia também: Colorado — outro estado pertencente aos Estados Unidos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Nova York
- 2 - Dados gerais de Nova York
- 3 - Mapa de Nova York
- 4 - Geografia de Nova York
- 5 - Demografia de Nova York
- 6 - Economia de Nova York
- 7 - Infraestrutura de Nova York
- 8 - Governo de Nova York
- 9 - Etimologia de Nova York
- 10 - Cultura de Nova York
- 11 - História de Nova York
- 12 - Curiosidades sobre Nova York
Resumo sobre Nova York
-
Nova York é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos.
-
Parte das Treze Colônias, Nova York foi o 11º estado a ser incorporado na união, em 26 de julho de 1788.
-
O estado fica na região Nordeste do país. Apresenta clima temperado, ampla cobertura florestal e relevo formado por planaltos, vales e planícies.
-
É o quarto estado mais populoso dos Estados Unidos, com 20 milhões de habitantes.
-
A cidade de Nova York tem 8,7 milhões de habitantes, sendo a mais populosa do estado e também do país.
-
A economia do estado de Nova York é a terceira maior dos Estados Unidos, embora seja, também, a mais desigual do país.
-
Os serviços financeiros, a pesquisa científica, o mercado imobiliário e a indústria de tecnologia são as principais atividades econômicas de Nova York.
-
Abriga uma das metrópoles globais e um dos principais centros culturais dos Estados Unidos e do mundo, que é a cidade de Nova York (NYC).
Dados gerais de Nova York
-
Nome oficial: Estado de Nova York.
-
Gentílico: nova-iorquino.
-
Extensão territorial: 141.297 km2.
-
Localização: costa leste dos Estados Unidos.
-
Capital: Albany.
-
Maior cidade: Nova York.
-
Menor cidade: Dering Harbor.
-
Clima: temperado.
-
Governo: democracia representativa.
-
Divisão administrativa: 62 condados, 62 cidades e 534 vilas.
-
Idioma: inglês.
-
Religiões:
-
catolicismo;
-
protestantismo;
-
judaísmo;
-
Testemunhas de Jeová;
-
islamismo;
-
budismo.
-
-
População: 20.201.230 habitantes.
-
Densidade demográfica: 142,9 hab./km².
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,938.
-
Moeda: dólar estadunidense.
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 2 trilhões.
-
PIB per capita: US$ 104.344.
-
Gini: 0,514.
-
Fuso horário: GMT-5.
Mapa de Nova York
Geografia de Nova York
Nova York é um dos 50 estados pertencentes aos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Albany. O estado de Nova York se estende por 141.297 km2 na região Nordeste do país, estabelecendo fronteira com o Canadá, mais precisamente com as províncias de Ontário e Quebec, a oeste e ao norte, e com outros estados norte-americanos: Vermont, Massachusetts e Connecticut, a leste; New Jersey, a sudeste; Pensilvânia, ao sul e parte do oeste.
No sudeste de Nova York fica localizada a ilha de Long Island, que possui superfície de 3.564 km2 e é banhada pelo oceano Atlântico. Nela estão localizados quatro condados nova-iorquinos, alguns dos quais correspondem também a burgos pertencentes à cidade de Nova York: Kings (burgo do Brooklyn), Queens (burgo do Queens), Nassau, Suffolk.
Além do oceano Atlântico, o estado de Nova York é banhado pelos lagos Erie e Ontário, respectivamente a oeste e noroeste. Ambos são parte do conjunto conhecido como Grandes Lagos da América do Norte.
→ Clima de Nova York
O estado de Nova York apresenta clima temperado, que é influenciado principalmente pela maritimidade. Esse tipo de clima é marcado pela elevada amplitude térmica anual e a boa distinção entre as estações do ano, o que é observado em Nova York.
Os verões são secos e variam entre amenos na costa, com média de temperatura de 18 °C, e quentes no interior, onde se registram 25 °C. Os invernos são úmidos e chuvosos, e as temperaturas variam entre 1 °C e -10 °C. Nessa estação acontece, também, precipitação na forma de neve. Anualmente, o volume de chuvas fica entre 800 e 1200 mm.
→ Relevo de Nova York
As formas de relevo que estão presentes em maior extensão no estado de Nova York são planaltos, montanhas e vales, com destaque para os vales apalachianos e as montanhas Adirondack, que são também parte dos montes Apalaches. A ilha de Long Island, por sua vez, apresenta relevo formado pelas planícies, caracterizadas por terrenos planos e suavemente ondulados. A elevação média de Nova York é de 300 metros. Seu ponto de maior altitude, o monte Marcy, fica 1629 metros acima do nível do mar.
→ Vegetação de Nova York
Nova York é o 10º estado com a maior área florestada dos Estados Unidos. As florestas temperadas recobrem, atualmente, 61,7% de toda a superfície nova-iorquina. Coníferas, carvalhos, tulipeiras, árvore-do-âmbar e arbustos são algumas das plantas encontradas no estado.
→ Hidrografia de Nova York
Nova York possui uma densa rede de drenagem composta por centenas de rios e pelo menos 8 mil lagos. Entre os principais cursos d’água do estado estão os rios Hudson, Delaware, Susquehanna e Allegheny, que fornecem água para as maiores cidades áreas urbanas de Nova York.
Demografia de Nova York
O estado de Nova York é o quarto mais populoso dos Estados Unidos. Segundo o último censo demográfico realizado no país, a população nova-iorquina era de 20.201.230 habitantes. As estimativas apontam para um recente declínio no número de habitantes no estado causado pela pandemia de covid-19.
Nova York é um estado densamente habitado, tendo distribuição demográfica da ordem de 142,9 hab./km². A ilha de Long Island, em especial a cidade de Nova York, é a área com maior concentração populacional do estado, onde vivem mais de 8 milhões de nova-iorquinos. Considerando o total, temos que 87,4% dos habitantes de Nova York vivem em cidades.
A seguir, veja quais são as maiores cidades desse estado:
-
Nova York: 8,7 milhões de habitantes.
-
Buffalo: 277,9 mil habitantes.
-
Rochester: 210,9 mil habitantes.
-
Yonkers: 210,9 mil habitantes.
-
Syracuse: 140 mil habitantes.
Veja também: Texas — o segundo estado mais populoso dos Estados Unidos
Economia de Nova York
O estado de Nova York é detentor da terceira maior economia dos Estados Unidos, além da segunda maior renda per capita do país. Dados mais recentes do Escritório de Análise Econômica do país indicam que o estado tem um Produto Interno Bruto (PIB) de 2 trilhões de dólares, ou 8% da economia nacional, enquanto seu valor per capita chega a 104 mil dólares. Apesar dos excelentes indicadores, Nova York é o estado com maior desigualdade socioeconômica dos Estados Unidos, e 13,9% de sua população vive em situação de pobreza.
O setor terciário é o principal segmento da economia nova-iorquina, que se apoia nos serviços financeiros e bancários, no comércio, nos serviços de saúde e no mercado imobiliário. A pesquisa científica, praticada principalmente em Long Island, e o setor educacional como um todo são de grande importância para a economia do estado. Na indústria, Nova York se destaca nos ramos tecnológico e de comunicações, bem como na geração de energia elétrica. A agropecuária do estado se concentra nos grãos e nos produtos derivados da pecuária, como leite, carnes e couro.
→ Turismo em Nova York
Nova York é um dos estados mais procurados pelos turistas que visitam os Estados Unidos e recebe anualmente mais de 265 milhões de pessoas. Desde as paisagens naturais até a intensa vida cultural dos grandes centros urbanos, são inúmeros os atrativos turísticos de Nova York. Confira, na sequência, alguns dos principais destinos desse estado:
-
Cataratas do Niágara, na fronteira com a província canadense de Ontário:
-
Cidade de Nova York:
-
Vale do Rio Hudson:
Veja também: Califórnia — o estado mais visitado dos Estados Unidos
Infraestrutura de Nova York
O estado de Nova York apresenta uma densa rede de transportes que, no passado, foi marcada pela prevalência das hidrovias e das ferrovias, e hoje é formada por um amplo sistema multimodal que utiliza tanto esses modais quanto extensas malhas rodoviárias e ferroviárias. As hidrovias se destacam, porque o estado possui um dos maiores sistemas hidroviários internos do país, do qual fazem parte canais como o do rio Hudson e o Eire. Esse segundo faz a conexão da região dos Grandes Lagos com a cidade de Nova York através do Hudson.
Recentemente o estado de Nova York se comprometeu a implementar uma matriz elétrica net-zero, sem nenhuma emissão de carbono, até o ano de 2040, seja durante o uso de fontes renováveis ou durante o uso de fontes não renováveis. A hidroeletricidade e a energia nuclear representam mais da metade da matriz elétrica desse estado, seguidas de combustíveis fósseis como o gás natural.
Governo de Nova York
No estado de Nova York, o sistema de governo vigente é o democrático representativo, sendo dividido entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O governador do estado é o chefe do Executivo e, junto do tenente-governador, é eleito para exercer um mandato de quatro anos de duração. O Legislativo fica a cargo da Legislatura de Nova York, um órgão bicameral formado pelo Senado, que conta atualmente com 63 membros, e pela Assembleia Estadual, que possui 150 membros.
A Constituição do Estado de Nova York foi ratificada pela última vez em 1788. Considerando todas as emendas realizadas, sua versão mais recente data de 2018.
Etimologia de Nova York
O termo “Nova York” foi cunhado em 1664, após a aquisição das terras pelos britânicos. Antes disso, a região onde hoje fica o estado recebia o nome de Nova Holanda (colônia), e a cidade que desempenhava a função de capital era chamada de Nova Amsterdã. A denominação “Nova York” foi dada em homenagem ao Duque de York e Albany, que mais tarde chegaria ao posto de rei da Inglaterra sob o nome de Jaime II.
Cultura de Nova York
Com uma rica herança cultural derivada dos povos nativos e dos inúmeros estrangeiros que se estabeleceram na região, o estado de Nova York abriga atualmente um dos maiores centros culturais dos Estados Unidos, que é a cidade de Nova York. Até meados do século XX, tanto a cidade quanto o estado eram as principais referências do país no que diz respeito à cultura, exercendo hoje um ainda grande poder de influência em escala nacional e também mundial, tendo em vista que a cidade é considerada uma metrópole global.
A cidade de Nova York, conhecida como Big Apple (Grande Maçã), é descrita como um dos centros urbanos mais dinâmicos e criativos do mundo|1|. Lá é possível encontrar opções culturais que expressam muitos dos elementos do que conhecemos como a cultura estadunidense, desde a Times Square e a Broadway, espaços como o Central Park até centros culturais como o Metropolitan Museum of Art, conhecido como The Met. A cidade de Nova York é, além disso, centro das atividades ligadas à moda e aos mais diversos tipos de arte.
História de Nova York
A área que atualmente corresponde ao estado de Nova York já era habitada há pelo menos 10 mil anos. Com o passar do tempo, os nativos americanos de diversas etnias se instalaram naquelas terras e ali se desenvolveram. Entre esses povos indígenas estão os Alonquinos, os Mohawk e os Oneida. Os primeiros exploradores estrangeiros aportaram na região da baía de Nova York somente a partir do século XVI, tendo sido o francês Giovanni da Verrazano (1485-1528) o pioneiro a navegar por inúmeras regiões do oeste do oceano Atlântico.
Um século após a chegada dos franceses ao litoral nova-iorquino, o estabelecimento de uma colônia propriamente dita aconteceu no ano de 1626, quando os holandeses adquiriram e passaram a exercer domínio sobre a ilha onde fica Manhattan, na atual cidade de Nova York. A área foi denominada por eles de Nova Amsterdã. Antes disso, é importante mencionar que expedições holandesas se fizeram presentes em diversas outras partes do estado através da navegação do rio Hudson. A primeira construção feita pelos holandeses no país foi o Forte Nassau, na região onde fica a atual capital, Albany, entre 1614 e 1615.
A partir de 1664 os britânicos passaram a dominar aquela parcela da costa leste, e foi somente em 1674 que Nova York se tornou oficialmente um território britânico, uma das Treze Colônias, uma vez que os conflitos que estavam em curso entre os holandeses e os ingleses foram cessados com a assinatura do Tratado de Westminster nesse mesmo ano.
A Revolução Americana aconteceu no ano de 1776 e resultou na declaração de independência dos Estados Unidos com relação à Inglaterra. Nova York foi elevado à condição de estado em 26 de julho de 1788, tornando-se o 11º estado a ser incorporado na união. Antes disso, entretanto, a cidade de Nova York passou a sediar o governo do país, tendo desempenhado esse papel entre os anos de 1785 e 1790, quando a atribuição foi transferida para Washington D.C.
Curiosidades sobre Nova York
-
Nova York tem o apelido de Empire State, ou Estado Imperial. Não se sabe ao certo a sua origem, mas uma das teorias supõe que seja derivado das riquezas naturais do estado.
-
Seu lema é Excelsior, que tem origem no latim e significa “para cima” ou “mais alto”. A palavra aparece impressa na bandeira do estado de Nova York.
-
O juramento do primeiro presidente da república dos Estados Unidos, George Washington, aconteceu na cidade de Nova York, que era a capital estadunidense à época.
-
O sistema de metrô da cidade de Nova York é um dos mais antigos e dos mais extensos do mundo.
-
A Biblioteca Pública de Nova York abriga mais de 50 milhões de livros.
-
Dois importantes símbolos dos Estados Unidos ficam no estado de Nova York: a Estátua da Liberdade e o World Trade Center.
-
A sede da Organização das Nações Unidas (ONU) fica na cidade de Nova York.
Notas
|1| POUND, Cath. The culture that defines New York. The Collection – BBC, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/culture/article/20200127-three-artworks-that-define-new-york.
Crédito de imagem
[1] Andrey Bayda / Shutetrstock
Fontes
Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.
DEMPSEY, Caitlin. States in Order of Admission to the United States of America. Geography Realm, 2021. Disponível em: https://www.geographyrealm.com/states-in-order-of-admission-to-the-united-states-of-america/.
EIA. State Profile and Energy Estimates: New York. U.S. Energy Information Administration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=NY.
GLOBAL DATALAB. Subnational HDI. Global Datalab, c2023. Disponível em: https://globaldatalab.org/shdi/table/shdi/USA/.
HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.
POUND, Cath. The culture that defines New York. The Collection – BBC, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/culture/article/20200127-three-artworks-that-define-new-york.
SCUDIERE, Paul Joseph; CAMPBELL, Allan K. New York (state, United States). Encyclopaedia Britannica, c2023. Disponível em: https://www.britannica.com/place/New-York-state.
United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.