Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Treze Colônias

As Treze Colônias foram as colônias inglesas estabelecidas na América do Norte que se tornaram independentes e deram origem aos Estados Unidos da América.

Bandeira dos Estados Unidos, de 1777, com 13 estrelas e 13 listras, em alusão às Treze Colônias.
Bandeira dos Estados Unidos, de 1777, com 13 estrelas e 13 listras, em alusão às Treze Colônias.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As Treze Colônias foram fundadas por colonos ingleses no século XVII, na América do Norte. O território onde é hoje os Estados Unidos era povoado por diversos povos indígenas, que possuíam culturas variadas e falavam diversas línguas. Esses povos viviam na América há milhares de anos.

Os primeiros colonos ingleses chegaram à atual região nordeste dos Estados Unidos, no final do século XVI e, no século seguinte, fundaram as Treze Colônias, que, posteriormente, deram origem aos Estados Unidos da América.

Essas colônias evoluíram de forma diferente, desenvolvendo características próprias, como a economia, a organização política, o tipo de mão de obra, entre diversas outras. A maioria dos historiadores as classifica em três tipos, colônias do Norte, do Centro e do Sul.

A partir da década de 1760, as desavenças entre colonos ingleses da América e autoridades inglesas se acirraram. Na década seguinte, as Treze Colônias se uniram e iniciam a Guerra de Independência dos Estados Unidos.

Leia também: Guerra de Independência dos Estados Unidos — causas, fases, resultado, resumo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as Treze Colônias

  • Treze colônias é a forma pela qual são conhecidas as colônias existentes na época anterior à independência dos Estados Unidos.
  • A fundação e o desenvolvimento das Treze Colônias ocorreram no contexto da expansão marítima europeia, da Reforma Protestante, do mercantilismo e das Leis de Cercamentos.
  • As primeiras colônias fundadas por ingleses na América enfrentaram diversas dificuldades, algumas delas deixaram de existir em poucos anos.
  • As colônias do Norte podem ser classificadas como colônias de povoamento; as do Sul, de exploração; e as do Centro, como híbridas, com características de ambas.

Contexto histórico das Treze Colônias

A fundação das Treze Colônias ocorreu no contexto da expansão marítima europeia. Em 12 de outubro de 1492, Colombo chegou à América, na região do Caribe. Dois anos depois, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, que dividiu a recém-descoberta América entre esses dois reinos.

A Inglaterra passou a acompanhar a expansão marítima quando Portugal e Espanha já ocupavam diversos territórios na América. Foi durante o reinado de Elizabeth I que os ingleses chegaram às Américas, primeiro com piratas e corsários e, por fim, com a fundação de colônias.

Outro fenômeno que ocorreu de forma concomitante com a fundação das Treze Colônias foi a Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero em 1517. Na Europa, entre o século XVI e XVIII, diversos grupos foram perseguidos e assassinados por motivos religiosos. O fato fez com que muitos membros desses grupos migrassem para a América, fundando colônias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No século XVIII, as chamadas Leis de Cercamentos também provocaram grande migração de ingleses para a região do atual Estados Unidos. As leis aprovadas pelo Parlamento inglês tornaram particulares as terras comunais, desabrigando milhões de camponeses, que migraram para as grandes cidades inglesas e, também, para a América.

Veja também: Quais são os 50 estados que formam os Estados Unidos hoje?

Formação das Treze Colônias

A primeira colônia fundada pelos ingleses na América do Norte foi a de Roanoke, fundada ne região da atual Carolina do Norte. Em 1584, a rainha Elizabeth I, por meio de uma carta régia, autorizou o explorador Walter Raleigh a fundar uma colônia na América do Norte.

No mesmo ano, Walter Raleigh enviou uma expedição exploratória que escolheu o local onde a colônia seria erguida. Em 1585, Raleigh partiu da Inglaterra com cerca de 600 homens, com a missão de fundar a colônia. Após diversos imprevistos e conflitos com populações indígenas, a colônia foi abandonada em 1586.

Em 1587, novos colonos foram enviados para a Carolina do Norte e fundaram uma nova colônia em Roanoke, dessa vez mulheres também participaram da expedição. Novamente os colonos enfrentaram dificuldades, e uma embarcação com o líder da colônia, John White, foi enviada à Inglaterra para conseguir ferramentas, sementes e alimentos.

Por causa de conflitos entre a Inglaterra e Espanha, White só conseguiu retornar à colônia Roanoke três anos depois, encontrando-a abandonada e sem nenhum colono. Entre os colonos desaparecidos, estavam a esposa e o filho de John White, além da sua neta, Virgínia, o primeiro bebê de ingleses nascido na América.

O desaparecimento dos colonos ainda gera grande debates entres os historiadores, que chamam Roanoke de “colônia perdida”. Alguns defendem que os colonos foram mortos por indígenas, outros que eles se mudaram para o interior do continente, passando a viver com povos indígenas da região, além de diversas outras teorias.

A primeira colônia permanente inglesa na América foi Jamestown, fundada em 1607, na Virgínia. Em 1620, os “pais peregrinos”, formados, na maioria, por famílias de puritanos que fugiram das perseguições na Inglaterra, fundaram a colônia de Plymouth. Em 1630, outro grupo de puritanos fundou a colônia de Massachusetts.

Grupos de colonos que partiram de Massachussetts fundaram a colônia de Connecticut, em 1630, e de Rhode Island, em 1636. New Hampshire foi fundada em 1623. Um grupo de católicos fundou Maryland em 1634 e, em 1681, William Penn fundou a colônia da Pensilvânia. Nova Jersey e Nova Iorque foram fundadas por holandeses e conquistadas e povoadas pelos ingleses no final do século XVII.

Quais são as Treze Colônias?

Mapa das Treze Colônias.
Mapa das Treze Colônias. Antes da independência, Maine e Vermont eram parte da colônia de New Hampshire.[1]

Lista das Treze Colônias:

  • New Hampshire;
  • Massachusetts;
  • Rhode Island;
  • Connecticut;
  • New York;
  • New Jersey;
  • Pennsylvania;
  • Delaware;
  • Maryland;
  • Virginia;
  • North Carolina;
  • South Carolina;
  • Georgia.

Características das Treze Colônias

As Treze Colônias possuíam características diferentes no relevo, clima, vegetação, população e economia, dessa forma, se desenvolveram de formas diferentes. Para estudar melhor as Treze Colônias, geralmente os historiadores as agrupam em três tipos: colônias do Norte, do Sul e do Centro. No mapa anterior, as colônias do Norte foram pintadas com a cor marrom-escuro; as do Centro, de laranja; e as do Sul, de marrom-claro.

→ Características das colônias do Norte

As colônias do Norte, região chamada de Nova Inglaterra, possuíam clima mais frio e foram povoadas principalmente por grupos de puritanos. Nas colônias do Norte, vigorou o que é chamado de “colônias de povoamento”, tipo de colonização em que os colonos chegaram para se estabelecer, criando seus filhos e netos nessas colônias.

Nesse tipo de colônia, predominou a pequena propriedade familiar, onde diversos alimentos eram produzidos (policultura) e onde parte dessa produção era destinada ao mercado interno. Nessas colônias, a mão de obra predominante era de pessoas livres. Também existiam nas colônias do Norte muitas manufaturas, artesãos desenvolviam diferentes atividades, e o comércio de peles também teve grande importância.

→ Características das colônias do Centro

As colônias do Centro foram povoadas inicialmente por holandeses, e foram conquistadas e povoadas por ingleses posteriormente. Nova Iorque, por exemplo, foi fundada, em 1625, pela Companhia Neerlandesa das Índias Orientais por meio da fundação da colônia da Ilha de Manhattan.

A colônia foi conquistada pelos ingleses 1664, e foi rebatizada como Nova Iorque. Quanto à economia, as colônias do Centro foram híbridas, mesclado regiões com o predomínio de plantations e outras baseada na agricultura familiar.

→ Características das colônias do Sul

As colônias do Sul possuíam clima mais quente, o que possibilitava o cultivo de culturas diferentes da Inglaterra, como a cana, o algodão, o tabaco, o milho e o anil. Nas colônias do Sul, predominou o sistema agrícola conhecido como plantation. Esse sistema é baseado no latifúndio e na monocultura, a sua produção era feita com largo uso da mão de obra escravizada e era destinada ao mercado externo.

Essas grandes diferenças entre as colônias do Norte e do Sul, sobretudo relacionadas à economia e à escravidão, levaram à Guerra de Secessão, conflito entre os estados do Norte e do Sul que matou centenas de milhares de seres humanos.

Saiba mais: Como foi a conquista da América pelos espanhóis

Independência das Treze Colônias

Entre 1756 e 1763, ocorreu a Guerra dos Sete Anos, envolvendo Inglaterra e França, que disputavam territórios na América. Durante a guerra, muitos colonos americanos lutaram pelo exército inglês, sendo fundamentais para a vitória da Inglaterra.

Após o conflito, a Inglaterra passou por uma crise econômica e, para solucionar a crise, aumentou e criou diversos impostos, que deveriam ser pagos pelos colonos norte-americanos. Em dezembro de 1773, em represália contra os impostos, colonos americanos se disfarçaram de indígenas, entraram em três navios ingleses e lançaram toda a carga de chá deles no mar. Esse episódio ficou conhecido como a Festa do Chá de Boston.

Em resposta à Festa do Chá, o Parlamento britânico aprovou leis que aumentaram o controle da metrópole sobre as Treze Colônias, entre essas leis, o Porto de Boston deveria ser controlado pelo exército inglês, reuniões entre colonos foram proibidas, assim como manifestações públicas.

Guerra entre dois navios em uma pintura sobre a independência das Treze Colônias.
O conflito entre colonos e ingleses resultou na independência das Treze Colônias.

Os colonos norte-americanos também foram obrigados a fornecerem alojamentos para os soldados, e os colonos que cometessem crimes seriam julgados por autoridades inglesas. Os colonos das Treze Colônias chamaram essas leis de “atos intoleráveis” e começaram a se organizar para conquistar a independência da Inglaterra.

→ Formação dos Estados Unidos

Em maio de 1775, ocorreu o Segundo Congresso Continental, do qual participaram delegados das Treze Colônias. No congresso foi redigida a Declaração de Independência dos Estados Unidos, e George Washington foi escolhido para ser o primeiro comandante do exército continental. Em 4 de julho de 1776, a independência foi formalmente declarada.

A Guerra de Independência durou até 1783 e terminou com a vitória dos Estados Unidos, que se tornaram a primeira república independente da América. George Washington foi eleito o primeiro presidente do país.

Exercícios sobre as Treze Colônias

1. (FGV) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do Sul”, é correto afirmar:

a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.

b) Baseava-se em uma forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.

c) Baseava-se em uma economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.

d) Consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.

e) Caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

Resposta: letra C

As colônias do Sul possuíam uma economia baseada no sistema de plantation. Nesse sistema, predominou o latifúndio, a monocultura de exportação e o trabalho escravizado.

2. (PUC-PR) O chá veio da China e atingiu a Europa no início do século XVII, com o primeiro carregamento chegando a Amsterdã em 1609. A partir do século XVIII, a Inglaterra torna-se o principal importador de chá da Europa. Nesse mesmo período, o chá consistiu em importante bebida da população dos Estados Unidos da América, ainda colônia inglesa. A partir desse contexto, marque a alternativa CORRETA:

a) Esse período é marcado pela questão dos impostos, especialmente a aprovação, em 1773, do imposto inglês sobre o chá, produto importado e muito consumido pelos colonos.

b) Em meados do século XVIII, fortaleceram-se as relações entre colonos norte-americanos e a sua metrópole inglesa, especialmente com o apoio dos colonos contra os invasores espanhóis.

c) Além do imposto sobre o chá, o Parlamento inglês aprovou também o imposto sobre o açúcar. No entanto, essa lei não foi tão grave, pois esse produto não era importante para os Estados Unidos, que, nessa época, quase não consumiam açúcar.

d) A Lei do Chá está relacionada ao episódio em que colonos ingleses, vestidos de índios, jogaram um carregamento de chá no mar, no porto de Boston. Esse incidente radical levou a Inglaterra a reconhecer a independência dos Estados Unidos.

e) Os conflitos entre Inglaterra e França (Guerra dos Sete Anos - 1756-1763) estão relacionados diretamente à Guerra de Secessão norte-americana.

Resposta: letra A

Após a Guerra dos Sete Anos, para tentar recuperar sua economia, a Inglaterra criou diversos impostos sobre os colonos da América, um deles foi o imposto do chá. O aumento dos impostos levou à Festa do Chá de Boston, considerada pela maior parte dos historiadores como o estopim da Guerra de Independência dos Estados Unidos.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes

IZECKSHON, Vitor. Estados Unidos: uma história. Editora Contexto, São Paulo, 2021.

HORN, James. First Colony Fundation. The Colony Roanoke. Disponível em https://www.firstcolonyfoundation.org/history/the-roanoke-colonies/

KARNAL, Leandro. A história dos Estados Unidos. Editora Contexto, São Paulo, 2007.

Escritor do artigo
Escrito por: Jair Messias Ferreira Junior Pós-graduado em História pela Unicamp e professor da Educação Básica há mais de 20 anos. Também é formador de professores e produtor de materiais didáticos há mais de 10 anos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JUNIOR, Jair Messias Ferreira. "Treze Colônias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/treze-colonias.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


A festa do chá de Boston

Clique e saiba mais sobre o incidente que culminou na proclamação de independência dos Estados Unidos.
Guerras

Estados Unidos

Saiba quais são as características dos Estados Unidos. Conheça sua cultura, história, população, estados e capitais. Descubra também sua relação com o Canadá.
Geografia

Guerra de Independência dos Estados Unidos

Saiba como se deu a Guerra de Independência dos Estados Unidos. Entenda suas causas e consequências. Confira um resumo sobre o assunto.
Guerras

Guerra de Secessão

Aprenda mais sobre a Guerra de Secessão, conflito que resultou no fim da escravidão nos Estados Unidos.
História Geral

Guerra dos Sete Anos

Guerra dos Sete Anos, Inglaterra, França, Prússia, Áustria, Rússia, colônias, disputas coloniais, América do Norte, Índias Ocidentais, Índia, África, Mar Mediterrâneo, Canadá, Caribe, Quebéc, Montreal, Cabo Bretão, Grandes Lagos, Guerras de Independência dos EUA.
Guerras

Independência dos Estados Unidos

Clique no link e saiba mais sobre a Independência dos Estados Unidos, que aconteceu em 1776. Saiba suas causas e consequências e os motivos da participação francesa.
História Geral

O que foi a Guerra dos Sete Anos?

Fique sabendo como ocorreu a Guerra dos Sete Anos, ocorrida entre os anos de 1756 a 1763, e entenda o contexto em que ela foi deflagrada.
História Geral

Pais fundadores dos Estados Unidos

Fique sabendo o que fizeram e que importância tiveram os pais fundadores dos Estados Unidos, que atuaram na segunda metade do século XVIII.
História da América

Plantation, um sistema de exploração colonial

Conheça o plantation, um sistema de exploração colonial que vigorou principalmente na América.
História do Brasil

Revolução Puritana

Acesse o site e conheça mais sobre a Revolução Puritana. Veja quais foram suas causas e como essa revolução impactou a vida dos ingleses logo após sua conclusão.
História Geral