Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day)

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é comemorado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos.

Família ao redor de uma mesa farta de comidas para comemorar o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day).
No Dia de Ação de Graças, os norte-americanos se reúnem para agradecer pelas conquistas do ano.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

  O Dia de Ação de Graças (em inglês, Thanksgiving Day) é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. A data, que não está ligada a alguma religião, é celebrada por todos os estadunidenses.

No Thanksgiving Day, as famílias se reúnem para expressar gratidão pelas conquistas obtidas durante o ano e também refletem sobre a importância desse agradecimento. Muitas vezes, amigos também participam das reuniões. O feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos é a data comemorativa mais importante do ano. Para alguns estadunidenses, esse dia é mais significativo do que o Natal.

Leia também: Halloween — outro importante feriado estadunidense

Tópicos deste artigo

História do Dia de Ação de Graças

A história do Dia de Ação de Graças iniciou-se no ano de 1621, no estado de Massachusetts, na região nordeste dos Estados Unidos. O país antigamente era chamado de Novo Mundo pelos imigrantes que vieram da Inglaterra.

Conforme estudos, naquele ano alguns peregrinos do país europeu não tiveram sucesso no cultivo das colheitas no primeiro ano nos EUA, especialmente por causa do intenso inverno. Como consequência, alguns desses imigrantes acabaram morrendo pela falta de alimentos e pelo frio.

Entretanto, na primavera e no outono do ano seguinte, os peregrinos conseguiram melhorar de vida após receberem dicas dos nativos indígenas da região, os Wampanoag. Esses povos mostraram aos peregrinos a maneira correta de plantar para obter as melhores colheitas, especialmente de milho e de abóbora, e como era a melhor forma de pescar e de caçar.

Representação do primeiro Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), nos Estados Unidos.
A imagem acima representa a primeira celebração da data.

O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving Day surgiu como forma de agradecimento pelo fato de os imigrantes terem tido sucesso nas colheitas e nas caças. Para agradecer pelos ensinamentos dos povos Wampanoag, os europeus realizaram festas durante três dias.

A primeira festa do Thanksgiving contou com muita comida. No evento, foram servidas carnes assadas de veado e de peru. Na ocasião, foram feitos pratos à base de milho e de abóbora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Feriado de Ação de Graças

O feriado de Ação de Graças foi definido em 1863 pelo então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Ele determinou que o feriado ocorreria oficialmente na última quinta-feira de novembro.

O feriado nacional foi proclamado como forma de amenizar os efeitos da Guerra Civil pela qual passavam os EUA na época, conhecida como Guerra de Secessão. Esse conflito ocorreu entre as regiões norte e sul do país.

Em 1941, o então presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, assinou um projeto de lei definindo, oficialmente, a quarta quinta-feira do mês de novembro como sendo o Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving Day. O projeto foi aprovado no Congresso americano.

Como é comemorado o Dia de Ação de Graças?

O Dia de Ação de Graças é comemorado da mesma forma na maioria das casas dos Estados Unidos. Como é feriado, membros da família que moram em outras cidades costumam ir à casa dos pais ou dos avôs para celebrar, agradecer e passar um tempo juntos.

No Thanksgiving Day, as famílias se reúnem na hora do almoço ou do jantar para celebrar a data com comida farta. Algumas famílias fazem orações como forma de agradecimento, mas, como o Dia de Ação de Graças não é uma data religiosa, rezar não é um ato obrigatório.

Comidas do Dia de Ação de Graças

Mesa farta com alimentos símbolos do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day).
O Dia de Ação de Graças é comemorado nos Estados Unidos com uma mesa farta de comidas.

As comidas são símbolos importantes do Dia de Ações de Graças. Geralmente, os estadunidenses realizam um banquete nessa data, justamente para relembrar a história do Thanksgiving Day, que é agradecer pela colheita abundante.

As refeições e as tradições do Dia de Ação de Graças variam de família para família, mas no geral os estadunidenses realizam festas ou jantares para desfrutar das comidas juntos.

Veja abaixo as principais comidas do Dia de Ação de Graças:

  • Peru: a ave é servida assada, da mesma forma como é feito no Brasil na ceia de Natal.

  • Abóbora: o vegetal normalmente serve como recheio de tortas doces (pumpkin pie).

  • Milho: o cereal pode ser servido assado junto com o peru ou ser ingrediente principal de um creme.

  • Batatas: o tubérculo é feito em forma de purê.

  • Cranberry: a fruta é base para geleias ou molhos agridoces.

  • Nozes: as nozes fazem parte de recheios para bolos e tortas.

  • Maçãs: alguns preparam tortas de maçã (apple pie) no dia do evento.

Veja também: Ano-Novo ou Réveillon — a celebração pela passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro

Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

Parada da loja Macy’s, em Nova Iorque, um dos mais famosos desfiles que ocorrem no Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day).
Parada da loja Macy’s, em Nova Iorque, um dos mais famosos desfiles que ocorrem no Dia de Ação de Graças. [1]
  • Nas festas do Dia de Ação de Graças, é comum que os norte-americanos decorem as suas casas com milhos, especialmente a porta e a mesa. O cereal é um símbolo da colheita abundante, motivo pelo qual o Thanksgiving Day foi criado.

  • Conforme a história, todos os anos o presidente dos Estados Unidos tem como missão “perdoar” dois perus de serem assados. A tradição indica que o político deve libertar as aves.

  • Desde 1920, a National Football League (NFL), liga nacional de futebol americano, realiza jogos no Dia de Ação de Graças. Muitas famílias aproveitam o feriado para assistirem à partida juntas.

  • No Thanksgiving Day, desfiles são realizados em vários lugares dos Estados Unidos. Nos eventos, os norte-americanos costumam vestir-se como os primeiros imigrantes que vieram da Europa. Um dos desfiles mais famosos do Thanksgiving Day é a parada da loja Macy’s em Nova Iorque.

  • No Dia de Ação de Graças, em Nova Iorque, ocorre um desfile em que o Papai Noel aparece anunciando o início da temporada de Natal no país.

  • O Dia de Ação de Graças no Brasil foi definido em 1949 pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, por meio de uma lei. Entretanto, a data comemorativa não foi adotada pelos brasileiros. O Thanksgiving Day somente é comemorado no Brasil por empresas norte-americanas, escolas de inglês e famílias de imigrantes dos EUA.

  • Outros países do mundo, como Canadá, Alemanha e Países Baixos, comemoram o Dia de Ação de Graças em outras datas e com tradições diferentes das adotadas nos Estados Unidos.

  • A Black Friday ocorre na sexta-feira seguinte após o Dia de Ação de Graças. A sexta-feira negra, ou Black Friday, é um dia em que os lojistas dos Estados Unidos realizam promoções para atrair compradores e acabar com os estoques antes de iniciarem as vendas para o Natal.

Crédito de imagem

[1] gary718 / Shutterstock

 

Por Silvia Tancredi
Jornalista  

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-acao-de-gracas-thanksgiving-day.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante