PUBLICIDADE
A América Platina é uma porção da América do Sul formada por três nações: Argentina, Paraguai e Uruguai. O vínculo entre esses países é desde o período colonial, pois já participaram de uma mesma administração política. Além desse aspecto, essas três nações possuem outra característica em comum: são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata.
Com extensão territorial de 3.351.055 quilômetros quadrados, a América Platina corresponde a 18% do território sul-americano. O relevo é caracterizado por planícies e planaltos. A oeste, na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes. O clima varia de acordo com cada região.
No norte, predomina o clima tropical e no sul, o clima característico é o temperado. Os principais rios são: o Paraná, Paraguai e o Uruguai, formando a Bacia Hidrográfica do Rio Prata.
Esses três países somam, aproximadamente, 50 milhões de habitantes, sendo a Argentina, o país mais populoso – com 40 milhões. A maioria da população da América Platina, especialmente da Argentina e do Uruguai, é branca e de origem europeia. Tal fato se explica em virtude do intenso fluxo migratório de espanhóis e italianos para esses dois países no final do século XIX e início do século XX. No Paraguai predominam os mestiços e ameríndios.
A economia na América Platina é bem dinâmica e diversificada. Todos os três países têm na agropecuária, um importante elemento da economia. Na Argentina destaca-se o cultivo de trigo e criação de bovinos e ovinos. No Uruguai, no domínio dos pampas, ocorre a criação de bovinos, produção de carnes e ovinos, além do cultivo de milho e trigo. As principais áreas agrícolas do Paraguai estão localizadas a leste do rio Paraguai, onde são cultivados vários produtos, principalmente algodão e soja.
A Argentina é a nação mais industrializada da América Platina. A indústria concentra-se em Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Montevidéu, capital do Uruguai, abriga a maioria das indústrias no país, cujo setor se baseia na produção alimentícia e têxtil.
O Paraguai apresenta uma industrialização muito limitada, apoiando-se por excelência na produção alimentícia.
O turismo é outro elemento de fundamental importância para a economia desses três países. A Argentina, o Paraguai e o Uruguai, juntamente com o Brasil, formam o bloco econômico mais expressivo da América do Sul – o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
Dados dos Países da América Platina:
Argentina
Área: 2.766.889 km².
População: 40.276.376 habitantes
População urbana: 92%
Densidade demográfica: 14,5 hab./km².
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso argentino
Capital: Buenos Aires
Expectativa de vida: 75 anos
IDH: 0,775
PIB: 328,4 bilhões de dólares.
Paraguai
Área: 406.752 km².
População: 6.348.917 habitantes
População urbana: 61%
Densidade demográfica: 15,6 hab./km².
Idioma: Espanhol e Guarani
Moeda: Guarani
Capital: Assunção
Expectativa de vida: 71,5 anos
IDH: 0,640
PIB: 16 bilhões de dólares
Uruguai
Área: 177.414 km².
População: 3.360.854 habitantes
População urbana: 92,5%
Densidade demográfica: 19 hab./km².
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso uruguaio
Capital: Montevidéu
Expectativa de vida: 76 anos
IDH: 0,765
PIB: 32,2 bilhões de dólares.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola