Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A origem do nome América

Segundo relatos históricos, a origem do nome América advém de uma homenagem feita ao explorador italiano Américo Vespúcio.

Gravura com Américo Vespúcio
Gravura com Américo Vespúcio
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Existem várias contestações envolvendo a origem do nome do continente americano. Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512.

Desse modo, a homenagem deixou de ser prestada a Cristóvão Colombo, que seria genuinamente o descobridor de tais terras. Quando Colombo atingiu a América, mais precisamente na parte onde se encontra hoje a América Central, ele achava que tinha chegado às Índias. Por isso, muitos historiadores deram o mérito da descoberta a Américo Vespúcio, por ter sido o primeiro navegador a afirmar e a divulgar - baseadas nas descrições feitas durante a viagem - que as terras que Colombo havia alcançado pertenciam a um novo continente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As declarações de Vespúcio ganharam crédito na Europa, e foram reconhecidas, porém, Américo faleceu no ano de 1512, sem imaginar que seu nome fora dado ao continente.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "A origem do nome América"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-origem-nome-america.htm. Acesso em 16 de setembro de 2024.

De estudante para estudante