PUBLICIDADE
A América Central é um subcontinente da América (continente) situado entre a América do Norte e do Sul. Ocupa uma área de 731.000 km², onde vivem aproximadamente 75.303.248 pessoas, que resulta em uma densidade demográfica de 103 hab./km².
O país mais populoso da América Central é a Guatemala, com cerca de 15 milhões de habitantes. São Cristóvão e Névis figura como o país menos populoso dessa porção do espaço americano, com cerca de 54 mil pessoas. Barbados é o mais povoado, com densidade demográfica de 665 hab./km²; enquanto Belize é o país menos povoado, com 15 hab./km².
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A população da região é constituída por uma variada composição étnica. Países como Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Panamá têm suas respectivas populações formadas por mestiços (mistura entre índio e branco), com um número reduzido de brancos. Os negros e mulatos são mais evidentes na planície costeira atlântica de Honduras, Nicarágua e Belize.
Quanto à religião, a que predomina é a católica. Existem diversas línguas na América Central, mas a principal é o espanhol, o qual é falado por praticamente todos os países; com exceção de Belize, que usa o inglês. Há também várias línguas nativas, como: macropenutiana (origem maia), mame, chol, itza, jacalteco, chuj, aguacateco, ixil, quiche, pokoman, cholti, chorti, achi, ponton, utoasteca, pipil, alaguilac, micarao, bagas, entre outras.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia