PUBLICIDADE
Esportes olímpicos são os esportes incluídos no programa olímpico, portanto, estão habilitados para serem disputados nas Olimpíadas (Jogos Olímpicos). A escolha deles é feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que estabelece alguns critérios para que um esporte seja incluído nas Olimpíadas.
O principal critério é que o esporte tenha uma federação internacional que atue para garantir o desenvolvimento da modalidade. Atualmente, diversos esportes estão incluídos no programa olímpico, mas muitos também já foram excluídos dele, como é o caso do caratê e do beisebol.
Leia também: Afinal, o que são as Olimpíadas (Jogos Olímpicos)?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os esportes olímpicos
- 2 - O que um esporte precisa para ser olímpico?
- 3 - Quais são os esportes olímpicos?
- 4 - Quais são as novas modalidades de esportes olímpicos?
- 5 - Quais são os esportes ex-olímpicos?
- 6 - Esportes paralímpicos
- 7 - Origem e história dos esportes olímpicos
- 8 - Curiosidades sobre os esportes olímpicos
Resumo sobre os esportes olímpicos
-
Os esportes olímpicos são os esportes presentes no programa olímpico, estando habilitados a serem praticados nas Olimpíadas.
-
O programa olímpico é estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
-
O COI exige que um esporte, para ser incluído, precisa ter uma federação internacional e adotar o Código Mundial Antidopagem.
-
O esporte também precisa respeitar a Carta Olímpica e estabelecer critérios para classificação de atletas para as Olimpíadas.
-
São exemplos de esportes olímpicos: o atletismo, a esgrima, o futebol, a natação, o esqui alpino, o hóquei no gelo, a patinação artística e o salto com esqui.
-
O breaking foi a última grande novidade do programa olímpico.
-
Os esportes ex-olímpicos são os que foram retirados do programa olímpico.
-
Softbol, beisebol e caratê são exemplos de esportes ex-olímpicos.
-
Os esportes paralímpicos são esportes realizados por atletas com alguma deficiência física ou mental.
-
Esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos e vôlei sentado são exemplos de jogos paralímpicos.
O que um esporte precisa para ser olímpico?
O entendimento sobre o que é um esporte, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), passa por sua governabilidade por uma federação internacional. Sendo assim, o COI entende que a ginástica, por exemplo, é um esporte, e as variações dentro desse esporte são entendidas como modalidades: ginástica acrobática, artística, de trampolim e rítmica.
Contudo, isso é apenas uma questão técnica, uma vez que, de maneira genéria, o próprio COI se refere às modalidades esportivas como esportes. O que importa aqui são os critérios que o COI determina para considerar o ingresso de um esporte ou modalidade no programa olímpico, isto é, o grupo de esportes que farão parte das Olimpíadas.
→ Critérios para que um esporte faça parte do programa olímpico
Para que um esporte faça parte do programa olímpico, a primeira exigência do COI é a de que o esporte deve ter uma federação internacional que atue no desenvolvimento das modalidades esportivas sob sua responsabilidade. Além disso, o esporte deve respeitar a Carta Olímpica e estabelecer critérios de classificação de atletas para as Olimpíadas.
Ainda, um esporte só é incluído no programa olímpico se tiver adotado o Código Mundial Antidopagem. O COI também determina na Carta Olímpica que o programa olímpico é revisado a cada edição de Olimpíadas, e a inclusão de esportes no programa deve ser solicitada pelas federações internacionais ao COI.
Importante: Evidentemente, a exclusão de um esporte ou modalidade do programa olímpico passa por uma decisão do Comitê Executivo do COI, e muitos especialistas em esportes olímpicos apontam que a popularidade de uma modalidade é fundamental para a sua inclusão ou exclusão do programa.
Quais são os esportes olímpicos?
Os programas olímpicos atuais foram os definidos pelo COI para as Olimpíadas de Verão de 2024, em Paris, e de Inverno de 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo. Veremos os programas olímpicos de cada um dos eventos.
→ Programa olímpico dos Jogos Olímpicos de Verão
Os esportes e modalidades nos Jogos Olímpicos de Verão são os seguintes:
-
Atletismo
-
Badminton
-
Basquete
-
Basquete 3x3
-
Boxe
-
Breaking (breakdance)
-
Canoagem de velocidade
-
Canoagem slalom
-
Ciclismo BMX freestyle
-
Ciclismo BMX racing
-
Ciclismo de estrada
-
Ciclismo de pista
-
Ciclismo mountain bike
-
Escalada esportiva
-
Esgrima
-
Futebol
-
Ginástica artística
-
Ginástica de trampolim
-
Ginástica rítmica
-
Golfe
-
Handebol
-
Hipismo
-
Hóquei sobre grama
-
Judô
-
Levantamento de peso
-
Luta (livre e greco-romana)
-
Maratona aquática
-
Natação
-
Natação artística
-
Pentatlo moderno
-
Polo aquático
-
Remo
-
Rugby sevens
-
Saltos ornamentais
-
Skate
-
Surfe
-
Taekwondo
-
Tênis
-
Tênis de mesa
-
Tiro com arco
-
Tiro esportivo
-
Triatlo
-
Vela
-
Vôlei
-
Vôlei de praia
→ Programa olímpico dos Jogos Olímpicos de Inverno
Os esportes e modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno são os seguintes:
-
Biatlo
-
Bobsled
-
Combinado nórdico
-
Curling
-
Esqui alpino
-
Esqui cross-country
-
Esqui de montanha
-
Esqui estilo livre
-
Hóquei no gelo
-
Luge
-
Patinação artística
-
Patinação de velocidade
-
Patinação de velocidade em pista curta
-
Salto com esqui
-
Skeleton
-
Snowboard
Quais são as novas modalidades de esportes olímpicos?
No caso do programa olímpico dos jogos de Paris 2024, o COI determinou a inclusão do breaking e da canoagem slalom extremo (um novo evento dentro da canoagem slalom); no caso dos jogos de Milão-Cortina d’Ampezzo 2026, a única inclusão foi a do esqui alpino.
Quais são os esportes ex-olímpicos?
O COI analisa o programa olímpico a cada edição de Olimpíadas, podendo incluir ou retirar esportes e modalidades dos jogos. As últimas remoções foram as do softbol, do beisebol e do caratê, que estiveram nas Olimpíadas de Tóquio 2020, mas não estarão nas de Paris 2024. Ao longo da história, alguns dos esportes excluídos do programa olímpico foram:
-
Pelota basca
-
Polo
-
Raquete
-
Cabo de guerra
-
Roque
-
Críquete
-
Lacrosse
Além de retirar esportes do programa olímpico, o COI pode fazer alterações nos eventos relacionados a determinado esporte, retirando alguma modalidade ou uma prova específica de uma modalidade, como aconteceu com o levantamento de peso, uma vez que o COI determinou que os eventos relacionados a esse esporte fossem reduzidos de 14 para 10.
Outro esporte que sofreu um corte semelhante foi o atletismo, que viu o evento de marcha atlética de 50 km ser retirado das Olimpíadas de Paris 2024. Essas ações do COI podem demonstrar insatisfação com a forma como determinados esportes são conduzidos pelas suas federações internacionais.
Esportes paralímpicos
Os Jogos Paralímpicos são a modalidade dos Jogos Olímpicos realizada para atletas com alguma deficiência física ou mental. Surgiram, em 1960, como meio de dar oportunidade para que pessoas com deficiências pudessem ter mais qualidade de vida por meio da prática esportiva. O programa dos Jogos Paralímpicos contêm os seguintes esportes e modalidades:
-
Programa olímpico dos Jogos Paralímpicos de Verão:
-
Atletismo paralímpico
-
Badminton paralímpico
-
Basquete em cadeira de rodas
-
Bocha
-
Canoagem paralímpica
-
Ciclismo de estrada paralímpico
-
Ciclismo de pista paralímpico
-
Esgrima em cadeira de rodas
-
Futebol de cegos
-
Goalball
-
Halterofilismo paralímpico
-
Hipismo paralímpico
-
Judô paralímpico
-
Natação paralímpica
-
Remo paralímpico
-
Rugby em cadeira de rodas
-
Taekwondo paralímpico
-
Tênis de mesa paralímpico
-
Tênis em cadeira de rodas
-
Tiro com arco paralímpico
-
Tiro esportivo paralímpico
-
Triatlo paralímpico
-
Vôlei sentado
-
-
Programa olímpico dos Jogos Paralímpicos de Inverno:
-
Biatlo
-
Curling em cadeira de rodas
-
Esqui alpino
-
Esqui cross-country
-
Hóquei sobre trenó
-
Snowboard
-
Origem e história dos esportes olímpicos
As Olimpíadas modernas foram realizadas, pela primeira vez, em 1896 por iniciativa de um aristocrata francês conhecido como Barão de Coubertin. Ele teve a ideia de recriar os Jogos Olímpicos em inspiração aos que eram realizados pelos gregos como um festival religioso em adoração a Zeus.
Alguns dos esportes praticados pelos gregos nos Jogos Olímpicos da Antiguidade foram preservados na versão moderna. Entre eles, estão:
-
Corrida
-
Salto em distância
-
Boxe
-
Pentatlo
-
Arremesso de disco
-
Luta livre/luta olímpica
-
Lançamento de dardo
Quando os Jogos Olímpicos da era moderna foram criados, em 1896, o programa esportivo continha esses esportes e modalidades e alguns outros, como o levantamento de peso, a natação, o tênis, o tiro, a esgrima etc.
Acesse também: 6 fatos importantes da história das Olimpíadas
Curiosidades sobre os esportes olímpicos
-
A redução da quantidade de eventos do halterofilismo foi uma demonstração de insatisfação do COI com a grande quantidade de doping no esporte.
-
O cabo de guerra foi um esporte olímpico por cinco Olimpíadas, e o país que mais ganhou medalhas nesse esporte foi a Grã-Bretanha.
-
Até as Olimpíadas de 1992, eram praticados esportes de demonstração nos Jogos Olímpicos. Esses esportes aproveitavam a estrutura dos Jogos Olímpicos para serem demonstrados, pensando em uma futura inclusão deles no programa.
Créditos de imagem
[1]A JAZULI HAQIQI / Shutterstock
[2]Chad McDermott / Shutterstock
[3]Leonard Zhukovsky / Shutterstock
Fontes
COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Carta Olímpica. Disponível em: https://www.fadu.pt/files/protocolos-contratos/PNED_publica_CartaOlimpica.pdf.
REDAÇÃO. COI define programa de Paris 2024 com igualdade de gêneros em participação e confirma breaking. Disponível em: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/coi-define-programa-de-paris-2024-com-igualdade-de-generos-em-participacao-e-confirma-breakdance.ghtml.
REDAÇÃO. Esportes. Disponível em: https://olympics.com/pt/esportes/.
REDAÇÃO. Olimpíadas do passado: conheça 10 modalidades da antiguidade. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/olimpiadasdo-passado-conheca-10-modalidades-da-antiguidade.phtml.