Topo
pesquisar

Rúgbi

Educação Física

O rúgbi é um dos novos esportes incorporados aos Jogos Olímpicos, mas ele existe há quase 200 anos.
PUBLICIDADE

O rúgbi (em inglês, rugby, e no português europeu, râguebi) foi criado oficialmente em 1823 pelo estudante britânico William Webb, que, durante uma partida de futebol, teria pego a bola com as mãos e corrido até o gol. No entanto, alguns historiadores afirmam que o jogo foi inspirado no Harpastum, que era praticado pelos romanos na Antiguidade.

O nome do esporte veio da escola onde foi criado, a Rugby School, da Grã-Bretanha. Foram alunos da escola, com ajuda de outros de Cambridge, que, entre 1845 e 1848, elaboraram as primeiras normas da modalidade. A primeira federação de rúgbi nasceu em 1871, a Rugby Football Union, da Inglaterra e, em 1886, surgiu a International Rugby Board, entidade internacional e que regulamenta o esporte até hoje.

Regras

O esporte não é popular no Brasil, por isso, muitos brasileiros desconhecem as regras. Algumas pessoas até o comparam ao futebol americano, mas existem diferenças grandes entre os dois esportes. A mais básica refere-se ao passe com as mãos, que pode ser para frente no futebol americano. No rúgbi, o passe só pode ser feito para o jogador que está na mesma linha da bola ou atrás dela.

O objetivo do rúgbi é levar a bola até a linha de gol do rival o máximo de vezes possível. Ganha a equipe que tiver mais pontos ao final de dois tempos de 40 minutos ou de 7 minutos, dependendo da modalidade.

Existem quatro pontuações no rúgbi: try, conversão, chute de penalidade e drop goal. Uma única jogada pode render cinco pontos à equipe, como no caso do try, quando o jogador consegue atravessar a linha do gol e realizar o contato simultâneo entre seu corpo, a bola e o chão – algo semelhante ao touchdown no futebol americano.

A curiosidade é que, após conseguir um try, a equipe conquista o direito a uma conversão, que é um chute direto dado a partir de qualquer lugar de uma linha paralela às laterais e perpendicular ao local onde o try foi anotado. Uma conversão vale dois pontos.

Try é a pontuação máxima do rúgbi
Try
é a pontuação máxima do rúgbi

Outra pontuação é o droap goal, jogada que pode ser executada a qualquer momento e vale três pontos. Para que seja validada, é preciso que o jogador chute a bola a partir das suas mãos para ela passar entre os postes adversários. A bola precisa tocar o chão e ser chutada imediatamente.

Algumas regras mudam conforme a modalidade do jogo, que pode ser tradicional, com 15 jogadores, chamada de 15-a-side, ou a categoria reduzida com 7 jogadores, conhecida por Seven-a-side. A primeira tem dois tempos de 40 minutos e o jogo termina, após expirado o prazo, quando a bola for arremessada para fora. Já na outra modalidade são dois tempos com sete minutos cada.

Jogadas

A bola só pode ser repassada para jogadores que estiverem na mesma linha do jogador com a posse ou atrás dele. O passe para frente (forward pass) é uma falta e é penalizado. Jogadas para frente são admitidas apenas em caso de chute, no entanto, só podem pegar a bola os jogadores que no momento do passe estiverem atrás ou na mesma linha do chutador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os jogadores do time adversário podem agarrar aquele que estiver com a posse da bola. Essa jogada chama-se placagem e é considerada falta se o jogador atingido não estiver com a bola ou se o ataque for realizado acima da linha do peito do adversário.

Penalidades

Como no futebol, no rúgbi existem duas formas de penalizar um jogador que cometer uma falta mais séria. A mais branda é o cartão amarelo, que é mostrado quando acontece uma falta grave e suspende a atuação do jogador, que deve aguardar dez minutos fora da partida. Em caso de reincidência ou falta gravíssima, o cartão vermelho pode ser usado, expulsando o atleta do jogo.

Outra forma de penalizar as equipes que cometem faltas graves é por meio do Chute de Penalidade (Penal). Nesse caso, a equipe que sofreu o penal poderá optar por um chute a gol do local onde a penalidade foi cometida. Um chute de penalidade convertido vale três pontos.

Características

A bola utilizada nas partidas de rúgbi tem formato oval e varia de 28 cm a 30 cm, com uma circunferência de 74 cm a 77 cm. A pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, pesando entre 410 e 460 gramas. O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 m e largura máxima de 70 m. Não há um mínimo determinado.

O campo é dividido pela linha do meio e também por duas regiões de touch in goal entre 10 m e 22 m
O campo é dividido pela linha do meio e também por duas regiões de touch in goal entre 10 m e 22 m

Em geral, os campos de rúgbi são gramados, sendo permitido jogos sobre a neve, desde que haja segurança. A International Rugby Board não permite que partidas oficiais sejam disputadas em superfícies duras, como as de concreto ou asfalto.

Brasil

Atualmente, a modalidade é jogada profissionalmente em mais de 120 países. No Brasil, a atual confederação, que surgiu da união de duas associações em 2010, tem cerca de 300 agremiações e mais de sete mil atletas federados, além de outros 60 mil praticantes.

Segundo a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu), o país saltou da 45º para 27º posição nos últimos anos na categoria Masculina Adulta. Já as mulheres alcançaram a 10º posição no Mundial de 2009. A seleção feminina já é reconhecida como a melhor da América Latina.

Campeonatos

Além de ter entrado para o quadro de modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos em 2016, o rúgbi realiza, desde 1987, o terceiro maior evento desportivo do planeta: a Copa do Mundo de Rúgbi. Existem, ainda, outros campeonatos de grande porte, como a Copa Seis Nações (Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França e Itália) e a Copa Três Nações (Austrália, Nova Zelândia e África do Sul).

Campeonatos nacionais também reúnem multidões nos países mais tradicionais, como o Guinnes Premiership (Campeonato Inglês), o Top 14 (Campeonato Francês) e o Super 10 (Campeonato Italiano). No Brasil, além do Brasileiro Adulto e Juvenil, algumas regiões organizam competições locais.

Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola

Os jogos de rúgbi são disputados por times de 7 ou 15 jogadores
Os jogos de rúgbi são disputados por times de 7 ou 15 jogadores

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BATISTA, Rafael. "Rúgbi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/rugbi.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

Voleibol - O resultado da mescla do tênis com o basquete
Educação Física Voleibol
Confederação Brasileira de Futevôlei
Educação Física Futevôlei
Baquetebol - Nos Estados Unidos é um dos esportes mais praticados
Educação Física Basquetebol: história e regras
O Futebol de Areia como esporte é uma modalidade bastante recente
Educação Física Futebol de Areia
Futebol Americano - Variação do rubgy
Educação Física Futebol Americano
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola