Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ciclismo

O ciclismo é uma modalidade esportiva praticada de forma recreativa ou em competições, individualmente ou em equipe. O esporte está presente nos Jogos Olímpicos, desde 1896.

Pessoas praticando ciclismo em uma estrada.
O ciclismo é praticado em competições e atividades recreativas.
Crédito da Imagem: shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

  

Ciclismo é uma modalidade olímpica que se apresenta em diversas formas, desde competições acirradas até atividades recreativas. Compreende uma vasta gama de tipos de competições, que variam entre corridas intensas e manobras criativas em terrenos distintos. Enquanto competição, o objetivo central do ciclismo é encerrar o percurso no menor tempo possível ou somar a maior quantidade de pontos com um número determinado de manobras. Já no aspecto recreativo, busca-se melhorar a saúde e a qualidade de vida.

No cenário olímpico, o ciclismo é representado por cinco modalidades, cada uma com suas próprias regras e dinâmicas de competição. Os equipamentos utilizados são adaptados para proteção e desempenho, incluindo capacetes, óculos e roupas especiais.

Desde a invenção da bicicleta por Karl von Drais em 1817 até sua inclusão nas Olimpíadas em 1896, o ciclismo tem evoluído, tornando-se uma atividade significativa tanto em competição quanto em lazer. No Brasil, clubes e competições surgiram desde o final do século XIX. Atletas de destaque brasileiros têm participado das Olimpíadas, contribuindo para a popularização do esporte no país.

Leia também: Atletismo — modalidade esportiva que envolve três habilidades: correr, saltar e arremessar

Tópicos deste artigo

Resumo sobre ciclismo

  • O ciclismo é uma atividade realizada com bicicletas para competição, lazer ou exercício físico.
  • Pode ser ao ar livre ou com bicicletas ergométricas.
  • Inclui competições de corrida e manobras.
  • Alguns dos equipamentos utilizados são capacete, óculos, roupas de elastano e luvas.
  • O primeiro clube de ciclismo brasileiro surgiu em 1895.
  • A bicicleta foi inventada por Karl von Drais em 1817.
  • A participação olímpica do ciclismo ocorre desde 1896.

O que é o ciclismo?

O ciclismo é a atividade realizada com bicicletas. Pode ser competitivo ou recreativo, como um hobby. Da mesma maneira, pode ser realizado ao ar livre ou dentro de um espaço, com bicicletas ergométricas. É um esporte muito versátil, tendo competições de corrida e de manobras, além de ser uma modalidade muito tradicional das Olimpíadas, tendo participado desde a primeira edição, na cidade de Atenas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Objetivos do ciclismo

No ciclismo enquanto esporte, o objetivo de cada atleta é encerrar o percurso no menor tempo possível. No caso de modalidades como BMX freestyle, o objetivo é alcançar a maior quantidade de pontos em um tempo ou número de manobras determinado. Mas somente como atividade física, o ciclismo pode ter como objetivo a melhora da saúde ou aumentar a qualidade de vida do praticante, já que melhora o seu fôlego, seu tônus muscular, sua circulação, sua pressão arterial, além de fortalecer as articulações.

Veja também: Triátlon — esporte que reúne natação, ciclismo e corrida em uma só disputa

Tipos de ciclismo

Existem várias modalidades de ciclismo, mas presente nas Olimpíadas são cinco, sendo elas:

  • Ciclismo BMX freestyle: Nesta modalidade, os ciclistas fazem sequências de manobras que podem ser feitas em terreno plano, halfpipes, rampas, entre outros terrenos.

Manobra de ciclismo BMX freestyle sobre rampa.
Os ciclistas apresentam uma sequência de manobras no BMX freestyle.[1]
  • Ciclismo BMX racing: É uma corrida com oito ciclistas que passa por retas, curvas e saltos.

Ciclismo BMX racing em uma pista de barro.
Corrida de ciclismo BMX racing.[2]
  • Ciclismo de estrada: São corridas sobre estradas geralmente pavimentadas. Ocasionalmente, acontece sob estradas de paralelepípedos ou até mesmo de cascalho.
  • Ciclismo de pista: São corridas de bicicletas que acontecem em pistas ovais e, na maioria das vezes, cobertas.

Ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de 2016.
Ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de 2016.[3]

Quais são as regras do ciclismo?

As regras estabelecidas para o ciclismo dependem da modalidade praticada.

Confira as determinações para cada modalidade olímpica:

Modalidade olímpica

Regras

Ciclismo BMX freestyle

- Os ciclistas são classificados de acordo com as notas dadas às suas manobras, realizadas dentro de um parque.

- Cada competidor tem duas voltas com um minuto.

- A cada volta, o participante recebe uma nota de zero a 100. As suas duas voltas se somam e representam a sua pontuação final.

Ciclismo BMX racing

- Os atletas iniciam nas quartas de final, depois avançam para as semifinais e, por último, as finais.

- As quartas de final e semifinais serão conduzidas como uma série de três baterias, enquanto a final é uma corrida única.

- A etapa final consiste em uma corrida única, envolvendo oito ciclistas.

- Em Paris 2024, competirão um total de 48 pilotos.

Ciclismo de estrada

- Provas de resistência e contrarrelógio fazem parte do ciclismo de estrada, tanto na categoria masculina quanto na feminina.

- Nas Olimpíadas, as provas de estrada são de natureza individual.

- Na competição de resistência, o vencedor é aquele que cruzar a linha de chegada primeiro.

- Na disputa contrarrelógio, a vitória é atribuída ao ciclista que completar o percurso no menor tempo possível.

Ciclismo de pista

- Há várias modalidades dentro do ciclismo de pista, desde perseguições em equipe até corridas de um contra um.

Equipamentos utilizados no ciclismo

Além da bicicleta adaptada ao tipo de prova, os equipamentos do ciclismo são pensados para proteção e para melhorar o desempenho do atleta. Entre eles, estão o capacete, os óculos e as roupas de elastano. Ainda há alguns competidores que utilizam luvas para melhorar a aderência no guidão.

Ciclistas em perseguição por equipes usando equipamentos de ciclismo.
Ciclistas em perseguição por equipes. Capacete, óculos e roupa de elastano são equipamentos para proteção e desempenho.[4]

Ciclismo no Brasil

O primeiro clube ou agremiação voltado para o ciclismo no Brasil surgiu em Curitiba, em 1895. Foi criado por imigrantes alemães, sendo chamado de Clube de Ciclistas de Curitiba. Um ano depois, em São Paulo, foi construída a pista de corrida ciclística do país, o Velódromo Paulista.

Antônio Prado foi o primeiro competidor de nível internacional no ciclismo brasileiro, ele participou do Campeonato Mundial de Velódromo e ficou em sexto lugar. Mais de 100 anos depois, nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o Brasil conseguiu garantir cinco vagas olímpicas. Classificaram-se: Luciano Pagliarini, Murilo Fischer, Márcio May e Janildes Fernandes Silva.

Ciclismo no mundo

Nas Olimpíadas de 2021, ocorridas em Tóquio, os ciclistas de destaque foram Tom Pidcock e Jolanda Neff, da Grã-Bretanha e Suíça respectivamente, ambos os competidores no mountain bike. A França também é um país relevante na história das competições do ciclismo, com nomes como Bernard Hinault, Jacques Anquetil, Louison Boubet, entre outros.

Saiba mais: Quais são as modalidades da ginástica?

História do ciclismo

A primeira bicicleta foi inventada pelo alemão Karl von Drais em 1817. Na época, o nome bicicleta não existia, ela fora batizada de “máquina de correr” e não utilizava pedais. Mas, o aperfeiçoamento da bicicleta e o posterior surgimento do ciclismo enquanto competição aconteceu em 1868, em Paris. O ciclismo participa das Olimpíadas desde a sua primeira edição, no ano de 1896, na cidade de Atenas.

Curiosidades sobre ciclismo

  • A velocidade média mais rápida de andar de bicicleta em uma superfície plana é 133,75 km/h.
  • A primeira bicicleta não tinha pedais e era movimentada com o impulso das pernas no chão.
  • A primeira corrida de ciclismo documentada foi uma corrida de 1.200 metros ocorrida em 31 de maio de 1868 no Parque de Saint-Cloud, Paris. As bikes pesavam 80 kg e tinham quadros de ferro.

Créditos das imagens

[1] Tim Rademacher/ Wikimedia Commons/ CC-BY-SA-4.0

[2] Wikimedia Commons

[3] Shahjehan/ Shutterstock

[4] Hafiz Johari/ Shutterstock

Fontes

BRAGA, Marcelo. História do ciclismo brasileiro. Federação Paulista de Ciclismo, 5 out. 2020. Disponível em: https://fpciclismo.org.br/historia-do-ciclismo-brasileiro/

CICLISMO DE ESTRADA. Comitê Olímpico Internacional, 2024. Disponível em: https://olympics.com/pt/esportes/ciclismo-de-estrada/

GOMES JUNIOR, J. Tudo sobre o ciclismo BMX [2024]: história, modalidades e regras. Esportelândia, 6 mar. 2023. Disponível em: https://www.esportelandia.com.br/ciclismo/ciclismo-bmx/

TOMAS, S. Quais são as regras do ciclismo olímpico? Dias Bike, 30 set. 2022. Disponível em: https://blog.diasbike.com.br/cicloturismo-mobilidade-urbana-esportes/regras-do-ciclismo-conheca-as-principais-com-a-dias-bike/

  

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Vechi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VECHI, Tiago. "Ciclismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/ciclismo.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Atletismo

Clique aqui e saiba o que é o atletismo. Conheça suas modalidades, suas provas, suas regras, sua origem e seu cenário no Brasil e mundo.
Educação Física

Caminhada

Do andar à caminhada. Benefícios da prática. Passos importantes para praticar caminhada.
Educação Física

Corrida

Saiba mais sobre a corrida. Conheça os benefícios da corrida, seus tipos e a história desta que é uma das práticas corporais mais antigas da humanidade.
Educação Física

Esportes Olímpicos

Confira aqui a lista dos esportes olímpicos dos jogos de Moscou, em 1980, a Vancouver, em 2010.
Educação Física

Ginástica

Clique aqui, saiba o que é ginástica, descubra quais são seus tipos e conheça sua história no Brasil e no mundo.
Educação Física

Hipismo

Clique aqui e saiba o que é hipismo. Conheça seus objetivos, suas regras, suas provas e sua história. Entenda o cenário do esporte no Brasil e no mundo.
Educação Física

Importância das atividades físicas

Entenda a importância das atividades físicas para nosso corpo e por que o sedentarismo pode desencadear uma série de problemas graves.
Saúde na escola

Natação

Clique para saber mais sobre natação. Conheça a história da modalidade, os tipos de nado, a participação nas Olimpíadas e os benefícios da prática.
Educação Física

Parkour

Introdução do leitor ao mundo do Parkour, com ênfase aos seus movimentos básicos.
Educação Física

Triathlon

Conheça a origem do triathlon e os diferentes tipos de provas.
Educação Física