Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Doenças do Príon

Príon normal (esquerda) e infeccioso (direita).
Príon normal (esquerda) e infeccioso (direita).
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Príons (em inglês: proteinaceous infections particles), são agentes infecciosos de tamanho menor que o dos vírus, e que também podem ser transmitidos de forma hereditária. Desprovidos de ácidos nucleicos, mas com capacidade de replicação, foram descobertos por Stanley Prusiner: bioquímico da Universidade da Califórnia. Por tal mérito, este recebeu, mais tarde, o Prêmio Nobel.


Príons são compostos por proteínas codificadas pelo gene 20p12.3, localizado no braço curto do cromossomo 20, sendo responsáveis pela ativação de determinadas proteínas, amadurecimento e prolongamento de neurônios, e modulação de respostas imunes. Entretanto, devido à capacidade inata de converterem suas estruturas, podem se tornar patogênicos, sendo agentes causadores de doenças crônicas e degenerativas do sistema nervoso central: as encefalopatias espongiformes – nome relacionado ao aspecto de esponja que os tecidos neurais se apresentam, ao serem analisados ao microscópio. No primeiro caso, são chamados de PRP celular, ou PrPc, e têm estrutura alfa. Já os PrP Scrapie, ou PrPSc, se enquadram na segunda situação, e são do tipo beta.

Doenças causadas por príons geralmente se manifestam na fase adulta, e ocorrem de forma extremamente rara. Além disso, não estimulam resposta imune detectável, ou reação inflamatória no hospedeiro. Kuru, síndrome de Gerstmann-Straussler-Scheinker (GSS), insônia familiar fatal (IFF), doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) e nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (NVDCJ) são algumas das que ocorrem em indivíduos da nossa espécie.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Doenças - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Doenças do Príon"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/doencas-prion.htm. Acesso em 30 de junho de 2022.

Lista de exercícios


Exercício 1

Como sabemos, nem todas as doenças são causadas por seres vivos. Algumas, como a vaca louca, por exemplo, são ocasionadas por:

a) vírus, estruturas que não são consideradas seres vivos pela maioria dos pesquisadores.

b) príons, proteínas modificadas que atacam o sistema nervoso.

c) viroides, estruturas constituídas exclusivamente de RNA.

d) células infecciosas do próprio corpo que atacam o sistema imune.

e) carboidratos presentes na nossa alimentação.

Exercício 2

As doenças causadas por príons são raras e normalmente atingem indivíduos adultos. Entre as enfermidades a seguir, marque a única que não possui os príons como agentes causadores.

a) Insônia familiar fatal.

b) Kuru.

c) Doença de Creutzfeldt-Jakob.

d) Doença de Crohn.

e) Síndrome de Gerstmann-Sträussler-Scheinker.

PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...