O som é uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções. O fato de ser tridimensional restringe a sua forma de propagação, que não pode ser transversal, mas, sim, longitudinal, isto é, as ondas terão uma direção de propagação paralela à vibração que as gerou. As ondas eletromagnéticas são uma exceção, pois, mesmo sendo tridimensionais, a sua forma de propagação é transversal.
O ouvido humano pode perceber sons apenas dentro de um intervalo de frequências, que vai de, no mínimo, 20 Hz até o máximo de 20.000 Hz. Os sons abaixo do mínimo audível são denominados de infrassons e aqueles acima do máximo audível pelo ser humano são denominados de ultrassons. O espectro sonoro mostra as regiões da audição humana, bem como as regiões de infra e ultrassons. O que para nós pode ser infrassom ou ultrassom pode ser som audível para alguns animais, como os cães.
A velocidade do som depende de características apresentadas pelo meio de propagação. Densidade, temperatura e pressão são determinantes para se obter a velocidade das ondas sonoras.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Na equação acima, B é o módulo de elasticidade volumar, grandeza que indica a maior ou menor capacidade do material de permitir a passagem das ondas sonoras, e d é a densidade do meio onde ocorrerá a propagação das ondas. A tabela a seguir mostra alguns valores de velocidades de propagação para diferentes meios.
Note que a velocidade das ondas está relacionada com a ligação ou proximidade das partículas que compõem o material.
A intensidade sonora é a grandeza que determina a quantidade de energia que flui de uma fonte e atravessa determinada área, sendo definida como a razão entre a potência dissipada pela fonte sonora e a área da região atingida por ela. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a intensidade sonora deve ser medida em watt por metro quadrado (W/m2).
A potência mínima percebida pelo ser humano é da ordem de 10 – 12 W/m2. Por meio da grandeza denominada de nível de intensidade sonora, pode-se medir a sensação que o som produz sobre o sistema auditivo humano.
Por Joab Silas
Graduado em Física