Topo
pesquisar

Neurônios

Biologia

Os neurônios são as principais células do tecido nervoso e são capazes de transmitir o impulso nervoso para outras células.
Observe atentamente as partes de um neurônio
Observe atentamente as partes de um neurônio
PUBLICIDADE

O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia. Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso.

Os neurônios são formados por prolongamentos e um corpo celular, conhecido também como pericário. É no corpo celular que estão localizadas as informações genéticas em um grande núcleo e de onde partem os prolongamentos. No Sistema Nervoso Central (SNC), essa parte do neurônio é localizada na substância cinzenta, enquanto no Sistema Nervoso Periférico (SNP) está localizada nos gânglios e em órgãos dos sentidos.

Os prolongamentos podem ser de dois tipos: dendritos e o axônio. Os dendritos são prolongamentos mais curtos, quando comparados ao axônio, e apresentam-se bastante ramificados e numerosos. Eles estão relacionados com a função de receber estímulos (terminação aferente).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já os axônios normalmente são únicos, com ramificações geralmente em sua extremidade. Esse prolongamento pode atingir até 1 metro de comprimento e está relacionado com a transmissão do impulso nervoso (prolongamento eferente). Na maior parte dos casos, essa estrutura está envolta por uma bainha de mielina, que é formada por oligodendrócitos ou células de Schwann. Essa estrutura não é contínua por todo o axônio, ocorrendo áreas sem mielina, que são denominadas de nódulo de Ranvier.

Entre a porção final do axônio e a superfície de outra célula, encontramos pequenos locais chamados de sinapse. É nas sinapses que são lançadas substâncias (neurotransmissores) que permitem a transmissão do impulso nervoso de uma célula para outra.

Mapa mental: Neurônios

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Os neurônios podem ser classificados em quatro tipos básicos, levando em consideração sua forma:

- Neurônios multipolares - Possuem mais de dois prolongamentos celulares. A maioria dos neurônios de nosso corpo é classificada como esse tipo.

- Neurônios bipolares - Possuem apenas um dendrito e um axônio.

- Neurônios pseudounipolares - Apresentam apenas um prolongamento que parte do corpo celular, dividindo-se, posteriormente, em dois. Um dos ramos assume o papel de dendrito e o outro de axônio.

- Neurônios unipolares - Possuem apenas um axônio.

Observe a classificação dos neurônios segundo a sua forma
Observe a classificação dos neurônios segundo a sua forma

Quando levamos em consideração a sua função, os neurônios podem ser divididos em:

- Sensitivos ou aferentes – Recebem os estímulos produzidos fora do corpo e internamente.

- Motores ou eferentes – Conduzem o impulso nervoso para glândulas, músculos lisos e estriados.

- Interneurônios – São aqueles que conectam um neurônio a outro, sendo encontrados no SNC.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Neurônios"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/neuronios.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A figura a seguir representa um neurônio, uma célula típica do tecido nervoso. Os pontos de 1 a 6 indicam algumas partes dessa célula. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessas partes.

Analise as estruturas indicadas na figura
Analise as estruturas indicadas na figura

a) 1- Dendrito; 2- Axônio; 3- Corpo celular; 4- Bainha de mielina; 5- Núcleo; 6- Nódulo de Ranvier.

b) 1- Axônio; 2- Corpo celular; 3- Núcleo; 4-Nódulo de Ranvier; 5- Bainha de mielina; 6- Dendritos.

c) 1- Corpo celular; 2- Dendrito; 3- Núcleo; 4- Bainha de mielina; 5-Nódulo de Ranvier; 6- Axônio.

d) 1- Dendrito; 2- Corpo celular; 3- Núcleo; 4- Bainha de melina; 5- Nódulo de Ranvier; 6- Axônio.

e) 1- Corpo celular; 2- Axônio; 3- Núcleo; 4- Dendrito; 5- Bainha de mielina; 6- Nódulo de Ranvier.

Questão 2

Sabemos que os neurônios, também chamados de células nervosas, transmitem os impulsos nervosos para outras células. Entre a porção final do axônio e a superfície da célula seguinte existe um pequeno espaço onde neurotransmissores são lançados e garantem a passagem do impulso. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto desses pequenos espaços entre células.

a) Nódulo de Ranvier.

b) Sinapse.

c) Espaço intracelular.

d) Axônio.

e) Dendrito.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola