Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Curiosidades sobre o Brasil

Algumas curiosidades sobre o Brasil são estas: seu litoral é um dos mais extensos do mundo, não há montanhas em seu território e é conhecido como o país do futebol.

Bandeira do Brasil hasteada em texto sobre curiosidades sobre o Brasil
O Brasil é um país com mais de 203 milhões de habitantes que ocupa 47,7% da superfície da América do Sul.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Neste texto, listamos algumas curiosidades sobre o Brasil que você precisa conhecer. O Brasil está situado na América do Sul e é um dos maiores países do mundo, tanto em área quanto em população. No entanto, esses não são os únicos aspectos que fazem do Brasil um país tão distinto: a multiculturalidade e a riqueza natural brasileiras tornam o território brasileiro único, colocando-o em posição de destaque no cenário internacional. A seguir, conheça melhor o Brasil através de algumas curiosidades geográficas, históricas e culturais.

Leia também: Os 30 ditados populares mais famosos do Brasil

Tópicos deste artigo

30 curiosidades sobre o Brasil

1. É o maior país da América do Sul

O Brasil é um país situado no continente americano, mais precisamente no subcontinente da América do Sul. Segundo o IBGE, o território brasileiro se estende por uma área de 8.510.417 km², o que representa uma parcela de 47,7% da superfície sul-americana. É, portanto, o maior país em área da região.

2. Fica quase todo no Hemisfério Sul

Uma parcela de 93% do território brasileiro fica localizada no Hemisfério Sul da Terra. Isso significa que apenas 7% do país está no Hemisfério Norte. Ademais, apenas uma capital de estado se encontra integralmente na parte meridional do nosso planeta: Boa Vista (Roraima).

3. Tem quatro fusos horários

Por conta da sua amplitude horizontal, o território brasileiro está inserido em quatro diferentes zonas horárias, ou fusos horários. Por convenção, o fuso GMT-3 serve como referência para a orientação a partir das horas no país, sendo conhecido como Horário Oficial de Brasília.

4. Tem um município situado em dois hemisférios

Macapá, capital do estado do Amapá, na região Norte do país, é a única capital brasileira situada nos dois hemisférios terrestres ao mesmo tempo. O município recebeu um monumento, chamado Marco Zero, que representa a passagem da Linha do Equador (paralelo de 0º) pelo seu território.

Monumento do Marco Zero em Macapá, uma curiosidade sobre o Brasil.
Monumento do Marco Zero em Macapá, que representa a passagem da Linha do Equador.[1]

5. Tem quatro pontos extremos

O território brasileiro possui quatro pontos extremos, que são os pontos mais distantes em cada um dos limites do país. A distância entre esses pontos é, também, a distância máxima percorrida no Brasil de norte a sul (4.378,41 km) e de leste a oeste (4.326,63 km). Conheça os pontos extremos do país a seguir:

  • Extremo norte: nascente do rio Ailã (Roraima).
  • Extremo sul: Arroio Chuí (Rio Grande do Sul).
  • Extremo leste: Ponta do Seixas (Paraíba).
  • Extremo oeste: nascente do rio Moa (Acre).

6. 15º litoral mais extenso do mundo

A costa brasileira, que é banhada pelo oceano Atlântico, tem extensão de 7.491 quilômetros. Trata-se do 15º litoral mais extenso do mundo, de acordo com dados do World Factbook.

7. Altitudes modestas

Com uma estrutura geológica muito antiga e moldada pela ação dos agentes erosivos, o Brasil tem altitudes modestas que ficam entre 200 e 600 metros em sua maioria.

8. Não existem montanhas no Brasil

Os planaltos são as formas de relevo predominantes no país. Aliás, é possível identificar serras e picos elevados nesses domínios, e eles constituem as maiores elevações do país, como é o caso do Pico da Neblina (2.995,3 metros) e do Pico 31 de Março (2.974,18 metros), ambos localizados no estado do Amazonas. No entanto, é importante frisar que não existem montanhas no Brasil.

Pico da Neblina em texto sobre curiosidades sobre o Brasil.
O Pico da Neblina é o ponto culminante do Brasil, situado a 2995,3 metros de altitude.[2]

9. Existem sete biomas no Brasil

Por conta da diversidade de climas e de solos, o Brasil desenvolveu biomas muito distintos entre si. A paisagem natural brasileira é dividida em: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Saiba mais sobre os biomas brasileiros clicando aqui.

10. É o país mais megadiverso do mundo

Os biomas brasileiros abrigam aproximadamente 20% de toda a biodiversidade do planeta Terra, sendo o Brasil considerado o país mais megadiverso do mundo. Somente a fauna que vive no país é composta por cerca de 100.000 diferentes espécies de animais, ao passo que a flora catalogada contém 46.975 mil espécies de plantas, algas e fungos.

11. Abriga a maior floresta equatorial do mundo

A Floresta Amazônica, ou Amazônia, tem 61,8% da sua área em território brasileiro. Trata-se da maior floresta equatorial do mundo, que abriga cerca de um décimo da biodiversidade global.

Araras sobrevoando a Amazônia em texto sobre curiosidades sobre o Brasil.
Uma das maiores biodiversidades do mundo vive na Floresta Amazônica, no Norte do Brasil.

12. Abriga o rio mais extenso do planeta

O Brasil abriga, também, a maior parcela do mais extenso e mais caudaloso rio do planeta: o rio Amazonas, que percorre 6.992 quilômetros desde a sua nascente, na Cordilheira dos Andes, até a sua foz, na Ilha do Marajó, no Pará.

13. O Brasil tem 203.080.756 habitantes

O censo demográfico do IBGE realizado em 2022 apontou que a população do Brasil é, atualmente, de 203.080.756 habitantes. Esse montante é cerca de 45% da população sul-americana e 2,5% de todos os habitantes do planeta Terra. Considerando o censo anterior, de 2010, o aumento populacional foi de 12.324.957 habitantes, ou de 6,46%. Levando em conta o período aproximado de um século, temos que a população brasileira aumentou 5,6 vezes entre 1920 e 2022. Para saber mais sobre a população brasileira, clique aqui.

14. A maior parte da população brasileira se autodeclara parda

O censo de 2022 do IBGE indica que são 45,3% de pardos e 43,5% de pessoas brancas. A parcela preta da população é de 10,2%, enquanto os amarelos são 0,4%.

15. Existem mais de 200 povos indígenas no Brasil

A população indígena brasileira é de 1.227.642 habitantes, 0,6% da população total do país. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), os indígenas brasileiros integram 267 diferentes povos.

16. Existem mais de 5 mil municípios no Brasil

O Brasil é dividido em 5.586 municípios, de acordo com o IBGE.

17. A cidade mais populosa do Brasil é São Paulo

São Paulo (SP) é a cidade mais populosa do Brasil, e figura entre as dez maiores do mundo, com 11.451.999 habitantes, segundo o censo demográfico de 2022. No outro extremo está a cidade de Serra da Saudade (MG), a menos populosa do país, com apenas 833 habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

18. A cidade mais velha do Brasil é São Vicente (SP)

A cidade de São Vicente, localizada no litoral do estado de São Paulo, é a cidade mais velha do Brasil. Sua fundação data do ano de 1531, e foi realizada pelo navegador português Martim Afonso de Souza. Na realidade, quando da sua fundação, São Vicente era considerada uma vila.

Monumento na praia de São Vicente, uma das curiosidades sobre o Brasil.
Marco comemorativo da fundação de São Vicente, primeira cidade do Brasil.

19. Tocantins é o estado mais jovem do Brasil

Antes de ser considerado uma das 27 unidades da federação, o território tocantinense integrava Goiás. A separação foi oficializada em 1º de janeiro de 1989.

20. Salvador foi a primeira capital do Brasil

A cidade de Salvador (BA) foi a primeira capital do Brasil, tendo desempenhado a função de sede do Governo-Geral da colônia entre os anos de 1549 e 1763. Posteriormente, a capital foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), que desempenhou essa função até o ano de 1960. Finalmente, durante o Brasil República, mais precisamente em 1961, a capital federal passou a ser a cidade de Brasília, no Distrito Federal.

21. A capital do Brasil é uma cidade planejada

Brasília (DF) é uma cidade planejada que foi concebida com o objetivo de abrigar os Poderes da República e os demais órgãos do governo federal do Brasil. O desenho do Plano Piloto foi feito pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa. A construção de Brasília começou em 1956, e sua inauguração se deu em 21 de abril de 1960. A capital federal foi tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 1987.

Vista aérea da cidade planejada de Brasília, uma das curiosidades sobre o Brasil.
A atual capital do Brasil foi inaugurada em 1960.[3]

22. Além de Brasília, o Brasil tem outras cidades planejadas

Em se tratando de cidades planejadas, Brasília não está sozinha. O Brasil possui mais cidades cuja construção foi pensada por arquitetos e/ou urbanistas com base em modelos de ordenamento do espaço urbano muitas vezes importados de países europeus. Além da atual capital federal, são exemplos de cidades planejadas no Brasil: Salvador (BA), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO).

23. 36 pessoas já ocuparam o cargo de presidente do Brasil

O Brasil se tornou uma República em 15 de novembro de 1889, tendo como primeiro presidente o militar à frente da Proclamação: Marechal Deodoro da Fonseca. Desde então, 36 pessoas já ocuparam o cargo de presidente do Brasil. Algumas delas, como Getúlio Vargas, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, exerceram mais de um mandato presidencial.

24. O real é a moeda do Brasil

A moeda em voga no Brasil, hoje, é o real (R$). Essa moeda foi instituída no ano de 1994 através do Plano Real, implementado como um meio de retomar a estabilidade econômica do país.

25. O Brasil tem gêneros musicais próprios

A diversidade regional brasileira resulta em um território multicultural formado por expressões que traduzem os costumes e as tradições da população brasileira. Entre essas manifestações está a música. O Brasil apresenta muitos ritmos próprios, isto é, que surgiram no país, como é o caso do samba, da bossa-nova e da música popular brasileira (MPB).

26. A televisão chegou ao Brasil na década de 1950

O aparelho de televisão chegou ao Brasil em meados do século XX. A primeira transmissão aconteceu em 18 de setembro de 1950, às 17h30. A emissora que inaugurou a era da televisão no país foi a extinta TV Tupi, que saiu do ar depois de quase três décadas em operação.

27. O primeiro filme brasileiro é de 1897

Chegada do Trem em Petrópolis é o nome do primeiro filme brasileiro para o cinema, datado de 1897. O cinema produzido no Brasil evoluiu muito com o passar do tempo, aliando novas tecnologias disponíveis no setor audiovisual com a influência das produções estrangeiras. Durante a segunda metade do século XX surgiu o Cinema Novo, importante movimento cultural que resultou em obras renomadas, nacional e internacionalmente, como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha.

28. Danças típicas fazem parte da cultura brasileira

O samba de roda, o forró, o frevo, o maracatu, o carimbó e o bumba meu boi são algumas das danças típicas do Brasil.

29. Carnaval é a maior festa popular brasileira

A festa popular de maior reconhecimento do país é o Carnaval, que é celebrado através de blocos de foliões que saem pelas ruas, de trios elétricos e também dos desfiles das escolas de samba. O Carnaval não é somente parte fundamental da cultura do Brasil, mas também confere dinamismo para a economia do país, especialmente para o setor turístico.

30. O Brasil é o país do futebol

Seleção brasileira da Copa de 1958 em texto sobre curiosidades sobre o Brasil.
Seleção brasileira de 1958, ganhadora do primeiro título de Copa do Mundo do Brasil.

O Brasil é conhecido como o país do futebol graças à popularidade que esse esporte adquiriu no país, e hoje faz parte até mesmo da vida cotidiana das pessoas. A maior competição internacional de futebol é a Copa do Mundo, que o Brasil se consagrou como o único país a conquistar cinco títulos. A primeira vez que o Brasil ganhou a Copa do Mundo foi em 1958, contra a Suécia.

Créditos das imagens

[1] A.PAES/ Shutterstock

[2] Força Aérea Brasileira/ Wikimedia Commons

[3] Erich Sacco/ Shutterstock

Fontes

CNPQ. A Flora do Brasil 2020 lança seus dados. CNPq, 26 fev. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/pesquisa-do-dia/a-flora-do-brasil-2020-lanca-seus-dados.

IBAMA. Fauna brasileira tem mais de 100 mil espécies. Ibama, 22 set. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2021/fauna-brasileira-tem-mais-de-100-mil-especies.

IBGE Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.

IBGE. Panorama do Censo 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/.

ISA. Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Biodiversidade Brasileira. MMA, [s.d.]. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira.html.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Curiosidades sobre o Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil2. Acesso em 25 de maio de 2024.