Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Palácio do Jaburu

O Palácio do Jaburu, em Brasília, é a residência oficial do vice-presidente da República e, assim outros edifícios oficiais da capital, foi planejado por Oscar Niemeyer.

Vista aérea do Palácio do Jaburu, Brasília-DF.
Vista aérea do Palácio do Jaburu, Brasília-DF. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Palácio do Jaburu, em Brasília, DF, é a residência oficial do vice-presidente da república. Foi projetado apenas em 1973, ou seja, 13 anos após a inauguração da capital federal e da maioria dos demais prédios da cidade planejada. Ainda assim, também contou com a arquitetura de Oscar Niemeyer e se integra ao urbanismo de Lúcio Costa. Além disso, grandes nomes, como Burle Marx nos jardins, Marianne Peretti nos vitrais e Athos Bulcão nas obras de arte, compõem o enorme palácio à beira do lago de mesmo nome.

Leia também: Vice-presidentes que assumiram o governo no Brasil

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Palácio do Jaburu

  • O Palácio do Jaburu é a residencial oficial do vice-presidente da república.

  • Foi projetado por Oscar Niemeyer.

  • Serve exclusivamente para moradia.

  • Foi inaugurado 17 anos após a fundação de Brasília.

  • É um viveiro natural para várias espécies de pássaros.

  • Seu nome é devido ao nome do lago que fica ao lado.

Quem mora no Palácio do Jaburu?

O Palácio do Jaburu é a residência oficial do vice-presidente da República. Seu nome remete ao lago que há ao lado. Assim como vários prédios oficiais de Brasília, a edificação foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Palácio do Jaburu

Ao contrário de edificações como o Palácio da Alvorada (residência oficial do presidente e também onde fica seu gabinete), o Palácio do Jaburu só tem como fim a moradia do vice. Ele não ficou pronto na mesma época que os demais, ou seja, durante a fundação de Brasília (1960) ou anos próximos, e sim 17 anos depois, em 1977, sendo que o projeto foi iniciado em 1973.

Seu nome é devido ao lago que fica ao seu lado, também chamado de Jaburu. O palácio é tombado como patrimônio cultural pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Leia também: Os palácios mais importantes do Brasil

Arquitetura e características do Palácio do Jaburu

O Palácio do Jaburu mantém as características modernistas da arquitetura de Niemeyer e integra harmoniosamente o paisagismo de Lúcio Costa. Foram deixadas espécies naturais do Cerrado na flora que compõe os jardins do palácio à beira do lago Jaburu.

Pelo ligeiro afastamento da cidade e com todo esse meio ambiente propício, além contar com emas, que também habitam o Palácio do Planalto, o Jaburu acabou por se tornar um viveiro natural de várias espécies de aves.

Vice-presidentes que já moraram no Palácio do Jaburu

Assim que inaugurado, o Palácio do Jaburu foi habitado por Adalberto Pereira dos Santos, vice de Geisel, presidente à época. Depois dele, tivemos:

Créditos da imagem

[1] Michel Temer / Wikimedia Commons

 

Por Mariana de Oliveira Lopes Barbosa
Professora de História

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana de Oliveira Lopes Barbosa Doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARBOSA, Mariana de Oliveira Lopes. "Palácio do Jaburu"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil2/palacio-do-jaburu.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante