PUBLICIDADE
O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo, pois abriga o gabinete oficial do presidente da república do Brasil. O Palácio do Planalto fica na praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal (DF).
Considerado o principal símbolo da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek, o prédio também é o mais importante do Brasil.
Leia também: Quantos e quais foram os presidentes que o Brasil já teve?
Tópicos deste artigo
- 1 - História do Palácio do Planalto
- 2 - Estrutura do Palácio do Planalto
- 3 - Arquitetura do Palácio do Planalto
- 4 - Obras de arte do Palácio do Planalto
- 5 - Visita ao Palácio do Planalto
História do Palácio do Planalto
A história do Palácio do Planalto está ligada à construção da capital Brasília, que começou a ser efetivada na metade da década de 50. Na época, a sede do Poder Executivo brasileiro situava-se no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Com a transferência para a nova capital, era necessário construir um novo prédio para abrigar o gabinete do presidente da república.
Oscar Niemeyer foi o arquiteto escolhido para projetar o Palácio do Planalto, bem como outras importantes obras da capital Brasília. Fausto Favale foi o engenheiro-chefe. Já o cálculo estrutural do prédio ficou a cargo de Joaquim Cardoso.
O Palácio do Planalto foi inaugurado no dia 21 de abril de 1960. Entretanto, a construção do prédio começou no dia 10 de julho de 1958. Enquanto o Palácio não ficava pronto, a sede do Executivo localizava-se no Palácio do Catetinho, um sobrado de madeira situado em Brasília.
As sedes dos Três Poderes do Brasil ficam no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF).
Estrutura do Palácio do Planalto
O Palácio do Planalto tem 36 mil metros quadrados e conta com quatro pavimentos ou andares. Veja, a seguir, detalhes da estrutura do prédio.
-
Rampa do Palácio do Planalto
A entrada ao palácio é feita por uma longa rampa, que liga o prédio à rua. A arquitetura da rampa foi inspirada na escadaria do Palácio do Catete (atual Museu da República) e em castelos medievais.
No dia a dia, o presidente do Brasil não entra no prédio por essa rampa. Ele somente passa pelo local em ocasiões especiais, como, por exemplo, quando recebe visitas de líderes estrangeiros.
-
Parlatório do Palácio do Planalto
O parlatório do Palácio do Planalto, situado à direita da entrada principal e com vista à Praça dos Três Poderes, é o local onde o presidente faz os seus pronunciamentos.
-
-
1º andar: no primeiro andar do Palácio do Planalto, há um grande salão com obras de arte onde os visitantes são recebidos. Nesse andar, pode-se ver ainda as fotos de todos os presidentes da história do Brasil desde a Proclamação da República, em 1889.
-
2º andar: esse andar comporta a sala de reuniões e a sala de imprensa. Nesse pavimento, também há estes três importantes salões:
-
Salão Nobre: local de cerimônias e eventos importantes, como posse dos presidentes.
-
Salão Oeste: espaço onde são recebidos líderes estrangeiros.
-
Salão Leste: nesse local são assinados atos e decretos importantes para o Brasil.
-
-
Ainda no segundo andar do Palácio do Planalto, há a sala de reunião suprema. Nesse espaço, são realizadas reuniões presidenciais, ministeriais e governamentais.
-
-
3º andar: é no terceiro andar do Palácio do Planalto que se localiza o gabinete do presidente de república. Nesse local, o chefe do Executivo do Brasil realiza suas atividades diárias e reuniões. A galeria de arte do Palácio do Planalto também fica no terceiro andar.
-
-
-
4º andar: no quarto andar situam-se as salas da Casa Civil e o Gabinete de Segurança Institucional.
-
Arquitetura do Palácio do Planalto
O Palácio do Planalto foi projetado por Oscar Niemeyer, o maior arquiteto do Brasil e responsável por várias outras importantes obras de Brasília, entre as quais os outros dois prédios dos Três Poderes.
A arquitetura do Palácio do Planalto tem como principais características a pureza das linhas, com predomínio de traços horizontais, e a mescla entre curvas e retas, formando um efeito plástico requintado.
Conforme já disse Oscar Niemeyer, um dos destaques da arquitetura do Palácio do Planalto é a beleza das colunas longitudinais, as quais “são leves como penas pousando no chão”.
Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil quando o Palácio do Planalto foi inaugurado, afirmou que “o Palácio do Planalto assemelha-se a uma caixa de vidro, à espera das orquídeas que, no seu interior, deverão ser depositadas”.
Outro detalhe que chama a atenção na arquitetura do Palácio do Planalto é o espelho d’água, situado em frente e na lateral direita do prédio. No local, nadam carpas coloridas de origem japonesa.
Pesquisas indicam que, além de conferir beleza à fachada do palácio, o espelho d’água ajuda a manter a segurança do prédio e a controlar a umidade do ar.
Obras de arte do Palácio do Planalto
As obras de arte que decoram o Palácio do Planalto são itens que não só conferem beleza ao espaço, mas também contam com significados relevantes. Há quadros, esculturas, tapeçarias, móveis, itens de decoração, entre outros.
Grande parte das obras de arte presentes no palácio encaixa-se nos movimentos artísticos concretista e neoconcretista. O prédio comporta obras de artistas brasileiros e estrangeiros.
Confira abaixo alguns destaques das obras de arte do Palácio do Planalto.
→ Quadros do Palácio do Planalto
-
As Mulatas - Di Cavalcanti
-
Palácio do Planalto - Firmino Saldanha
-
Galhos e Sombras - Frans Krajcberg
-
Obra sem título - Geraldo de Barros
-
Máquina - Frank Schaeffer
-
Colhendo Bananas - Djanira da Motta e Silva
-
Praia do Nordeste - Djanira da Motta e Silva
-
Os Orixás - Djanira da Motta e Silva
-
Cena Indígena - Giovanni Oppido
→ Esculturas do Palácio do Planalto
-
O Flautista - Bruno Giorgi
-
Espaço Circular em Cubo - Franz Weissman
-
Evoluções - Haroldo Barroso
-
Busto de Tiradentes
→ Móveis do Palácio do Planalto
-
Poltrona Vronka
-
Poltronas Easy Chair e Marquesa - Oscar Niemeyer
-
Mesa de centro Elle - Sérgio Rodrigues
-
Estofados Beto - Sérgio Rodrigues
-
Conjunto de sofá Navona - Sérgio Rodrigues
→ Decoração do Palácio do Planalto
-
Painel de Roberto Burle Marx
-
Painéis de azulejos de Athos Bulcão
-
Prataria portuguesa do século 18 que era do Palácio do Catete
-
Tapeçaria de Norberto Nicola
-
Tapeçaria Músicos - Di Cavalcanti
-
Porcelanas da Companhia das Índias
-
Peças de Zezinho de Tracunhaém
Visita ao Palácio do Planalto
A visita ao Palácio do Planalto em Brasília é feita aos domingos, das 9h30 às 14h. Geralmente, a visita tem duração de 1 hora.
Conduzida por guias da Coordenação de Relações Públicas, a visita deve ser agendada pelo site do Palácio do Planalto.
Créditos das imagens
[1] Alejandro Zambrana / Shutterstock
[2] Emerson Gomes / Shutterstock
[3] luiz_gustavo_photo / Shutterstock
[4] rafastockbr / Shutterstock
[5] José Cruz (Agência Brasil) / Wikimedia Commons
Por Silvia Tancredi
Jornalista