Whatsapp

Pico da Neblina

Geografia do Brasil

O pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, possui uma grande importância ambiental e é um interessante ponto para o turismo de aventura.
PUBLICIDADE

O Pico da Neblina é uma montanha brasileira localizada no Norte do país, mais precisamente no estado do Amazonas, nas proximidades da fronteira com a Venezuela. É considerado como o ponto mais alto do Brasil (ponto culminante), com uma altitude de 2993 metros acima do nível do mar, segundo o IBGE.

Anteriormente, acreditava-se que a altitude do Pico da Neblina era de 3.014 metros. No entanto, em 2004, novos estudos realizados pelo IBGE, com a utilização de instrumentos tecnológicos de localização geográfica, permitiram a correta metragem, fazendo com que o ponto mais elevado do país “perdesse” cerca de 20 m.

Em virtude da elevada biodiversidade e riqueza do ecossistema da região onde o pico se encontra, houve uma proposta para que a área se transformasse em reserva natural, destinada a estudos científicos e à manutenção de sua paisagem original. Por esse motivo, em 5 de junho 1979 – dia mundial do Meio Ambiente –, foi assinado o decreto de criação do Parque Nacional do Pico da Neblina.

Com uma área de mais de 2 milhões e 200 mil hectares (2.200.000 ha), o parque tornou-se uma das maiores áreas de proteção natural da América do Sul. Quando somado com o Parque Nacional Cerro de la Neblina, posicionado no lado venezuelano da fronteira, o local passa a ser considerado como uma das zonas de maior riqueza natural da América Latina em estado de preservação legal. Aliás, na fronteira exata com a Venezuela encontra-se o Pico 31 de Março, que é apenas 21 metros mais baixo que o Pico da Neblina.

O clima do Pico da Neblina, que abriga a região ao qual ele se encontra, é bastante influenciado pela latitude (proximidade com a Linha do Equador) e pelas variações de altitude. Por esse motivo, há dois tipos climáticos: o tropical úmido e o tropical de altitude.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem três unidades de relevo na região do Pico da Neblina: o Planalto Sedimentar Roraima, o Planalto Amazonas-Orenoco e o Pediplano Rio Branco-Rio Negro. É na primeira que se encontra o Pico da Neblina e também o Pico 31 de Março, sendo uma formação geológica altamente montanhosa, com relevo tabular e com rochas esculpidas pelos ventos e pela água. No Planato Amazonas-Orenoco, observa-se um terreno acidentado com muitas serras, das quais se destacam a Serra do Padre e a de Imeri. Já no pediplano, há um maior aplanamento da superfície, com menores altitudes, com médias de 150 m.

Existem várias espécies animais em vias de extinção nesse parque nacional, o que revela a acentuada biodiversidade local, com espécies como o Galo-da-Campina, a onça-pintada, o tucano-açu, o gavião-pega-macaco e muitos outros animais.

O turismo local, apesar de haver incentivos, não é muito elevado, havendo poucas visitas registradas no parque. O principal problema é a infraestrutura precária, que dificulta as vias de acesso. No entanto, essa parece ser uma boa opção para os “aventureiros” de plantão, uma vez que as trilhas e o transporte por pequenas embarcações oferecem a visão de belos cenários naturais e garantem o ritmo de caminhos com bastante emoção e aventura. O local também costuma ser procurado por alpinistas, que buscam chegar ao cume da montanha mais alta das Américas fora da Cordilheira dos Andes.

____________________

* Créditos da Imagem: Robson Esteves Czaban / Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Vista do cume do Pico da Neblina *
Vista do cume do Pico da Neblina *

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Pico da Neblina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/pico-neblina.htm. Acesso em 02 de março de 2021.

Artigos Relacionados
Veja a diferença entre neve, geada e granizo, bem como entenda alguns outros conceitos relacionados.
Descubra qual é a maior montanha do planeta e os diferentes critérios utilizados para realizar essa medição.
Aspectos naturais do Estado do Amazonas, Aspectos do clima do Estado do Amazonas, Aspectos do relevo do Estado do Amazonas, Aspectos da vegetação do Estado do Amazonas, Aspectos da hidrografia do Estado do Amazonas.
Veja algumas das principais características inerentes ao relevo brasileiro.
As características que fazem praticamente todos os rios serem navegáveis.
As características e os processos constitutivos do Monte Everest, o ponto mais alto do planeta.