Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Animais do Pantanal

Geografia do Brasil

Uma diversidade de mamíferos, aves, répteis, entre outros, compõe a rica fauna do Pantanal.
PUBLICIDADE

O Pantanal é a maior superfície alagada do mundo e é considerado uma área de transição quanto à cobertura vegetal, tendo em vista que é possível identificar manchas de Cerrado, Caatinga e floresta Amazônica.

Ao longo do Pantanal existe uma rica fauna composta por uma enorme quantidade de espécies de mamíferos, anfíbios, répteis, aves etc. Dentre os muitos animais presentes, os jacarés exercem um grande papel nesse ecossistema, pois são responsáveis por regular a quantidade de peixes, especialmente as piranhas, tendo em vista que são os maiores predadores dessa espécie.

Em locais onde se encontram os jacarés, o percentual de piranhas é reduzido. Desse modo, se esse predador diminuir sua população, o número de piranhas eleva-se de tal maneira que oferece riscos até aos seres humanos.

Outro animal que exerce papel de predador e que muitas vezes é caçado de forma indiscriminada pelos habitantes pantaneiros é a sucuri. A quantidade de cobras no ecossistema em questão é reduzida em regiões sujeitas às inundações, mas, apesar disso, são encontradas cobras-d’água, jararacas e boipevaçus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Pantanal, é possível identificar um enorme número de animais provenientes do Cerrado, que se dirigiram a essa região graças à abundância de alimentos.

É grande o número de animais que habitam o Pantanal, sendo os principais:

Aves: arara-azul-grande, tuiuiú, tucano, periquito, garça-branca, jaburu, beija-flor, socó, ema, seriema, papagaio, gavião, curicaca, entre muitos outros;

Mamíferos: onça-pintada, capivara, lobinho, veado-campeiro, veado-catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo-do-pantanal, porco-do-mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, bicho-preguiça, ariranha, suçuarana, quati, tatu e muitos outros;

Peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau, entre outros;

Répteis: jacaré, sucuri, jiboia, cobra-d’água, camaleão, calango-verde, jabuti, cágado etc.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Os jacarés exercem um papel fundamental em relação à regulação da quantidade de peixes no Pantanal.
Os jacarés exercem um papel fundamental em relação à regulação da quantidade de peixes no Pantanal.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Animais do Pantanal "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-animais-pantanal.htm. Acesso em 16 de junho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Veja como a Biopirataria tem causado riscos à diversidade de fauna e flora do Brasil.
Conheça as principais diferenças entre crocodilos e jacarés e aprenda a reconhecer esses dois grupos de animais.
Saiba mais sobre o Pantanal. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados no Pantanal.
Conheça mais sobre a maior planície de inundação do planeta.
Entenda o perigo das queimadas no Pantanal e as consequências desses eventos para esse bioma. Veja também os motivos de tais queimadas.
Conheça os recursos animais do Brasil e quais estão ameaçados de extinção.