Topo
pesquisar

Ciclo da água

Biologia

O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico que garante a circulação da água pelo meio físico e pelos seres vivos, garantindo o movimento contínuo dessa substância.
Analise a representação do ciclo da água
Analise a representação do ciclo da água
PUBLICIDADE

O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Trata-se, portanto, de um importante ciclo biogeoquímico que faz com que esse indispensável recurso natural esteja constantemente no ambiente.

Ciclos biogeoquímicos

Damos o nome de ciclos biogeoquímicos àqueles ciclos nos quais uma determinada substância passa do meio abiótico (ar, água, solo) para os seres vivos e passa destes de volta para o meio. Logo, ciclos biogeoquímicos são processos em que há ciclagem de elementos. O ciclo da água destaca-se como um dos principais ciclos biogeoquímicos, uma vez que essa substância é encontrada em absolutamente todos os seres vivos e participa de seus processos metabólicos, sendo fundamental sua ciclagem no meio.

A água

A água é encontrada no ambiente nas formas sólida, líquida e de vapor de água.
A água é encontrada no ambiente nas formas sólida, líquida e de vapor de água.

A água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, sendo H2O sua fórmula química. Encontrada, principalmente, no estado líquido, é a substância mais abundante da crosta terrestre. Estima-se que 70% do planeta seja coberto por água, e a grande maioria dela está nos oceanos. Depois dos oceanos, o segundo maior reservatório de água do planeta são as geleiras. Já nos continentes, essa substância é encontrada, principalmente, em águas subterrâneas. Percebemos, portanto, que a água é um composto químico que poder ser encontrado, de maneira simultânea, nas formas sólida (geleiras), líquida (rios, mares e oceanos) e gasosa (vapor de água).

Mapa Mental: Ciclo da Água

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Etapas do ciclo da água

O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.

Observe acima um esquema do ciclo da água.
Observe acima um esquema do ciclo da água.

O Sol é o responsável por proporcionar energia para que o ciclo aconteça. Sua luz provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre. Em alguns locais, no entanto, a neve e o gelo sublimam, passando do estado sólido para o vapor, pulando as fases de fusão (sólido para o líquido) e de evaporação.

A água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, essa substância passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.

Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação.

Leia também: Cerrado: a caixa d'água do Brasil

A chuva garante que a água retorne para a superfície terrestre.
A chuva garante que a água retorne para a superfície terrestre.

Os seres vivos possuem papel determinante no ciclo da água. Como todos os organismos possuem essa substância em seu corpo, a água também flui pelas cadeias alimentares. Além disso, as raízes das plantas absorvem água, e os animais obtêm essa substância bebendo-a ou retirando-a dos alimentos.

Os animais perdem água por meio de processos como a eliminação de urina e fezes, respiração e transpiração. Já as plantas perdem água por transpiração, processo em que vapor de água é liberado pelos estômatos (estruturas presentes na epiderme vegetal que atuam nas trocas gasosas), e por gutação, processo no qual a água eliminada encontra-se no estado líquido. Além disso, parte da água que fica incorporada nesses seres é eliminada durante o processo de decomposição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês), podemos identificar 16 partes importantes no ciclo da água:

  1. Armazenamento da água nos oceanos (maior reservatório de água no planeta);

Leia também: Podemos beber a água do mar?

  1. Evaporação (mudança da água do estado líquido para o gasoso);

  2. Evapotranspiração (perda de água pelo solo e pelas plantas);

  3. Sublimação (passagem do gelo e da neve para o estado de vapor sem antes passarem pelo estado líquido);

  4. Água na atmosfera;

  5. Condensação (passagem da água do estado de vapor para o líquido);

  6. Precipitação (chuva);

  7. Armazenamento da água nas formas de gelo e neve;

  8. Corrente de neve derretida para rios;

  9. Corrente superficial (água na superfície do solo que vai para os rios);

  10. Corrente dos rios (água que flui para rios, córregos ou riachos);

  11. Armazenamento de água doce existente sobre a superfície da Terra;

  12. Infiltração;

  13. Armazenamento no lençol freático;

  14. Descarga do lençol freático (movimento da água para fora do solo);

  15. Fontes (local onde a água subterrânea é descarregada para a superfície do solo).

É importante dizer que o ciclo da água varia de acordo com o local em que ele ocorre. Fatores como cobertura vegetal, altitude, temperatura e tipo de solo, por exemplo, afetam diretamente a quantidade de água envolvida no processo e a velocidade do ciclo. Desse modo, os 16 pontos citados anteriormente acontecem no planeta como um todo e não apenas em áreas específicas.

Importância do ciclo da água

Assim como outros seres vivos, os seres humanos precisam de água para o funcionamento de seu corpo.
Assim como outros seres vivos, os seres humanos precisam de água para o funcionamento de seu corpo.

O ciclo da água é importante porque garante que essa substância circule constantemente pelo ambiente, passando pelos organismos vivos e pelo meio físico. Como a água circula no ambiente, ela consegue suprir as necessidades dos seres vivos, que precisam diariamente dessa substância para o funcionamento adequado de seu organismo. Além disso, a permanência da água no ambiente é importante para algumas atividades realizadas pelos seres humanos, uma vez que ela é fundamental para a geração de energia, desenvolvimento da produção agrícola e agropecuária, diversas atividades industriais e algumas tarefas do dia a dia, como lavar roupa e louça.

Entretanto, é importante destacar que, apesar de o ciclo da água garantir que essa substância circule no meio constantemente, isso não garante que não possa faltar água. Isso ocorre pelo fato de que o ciclo da água é complexo e pode ser afetado por diversos fatores, como o vento, que podem fazer com que a água que evaporou em uma área seja precipitada em outras.

Leia também: Estratégias para enfrentar a crise de água no mundo

Resumo do ciclo da água

O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico que garante que a água circule pelo meio físico e pelos seres vivos. Esse processo depende da luz solar, que garante que a água evapore, dando início ao ciclo. O vapor de água sobe para camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando nuvens, que são pequenas gotículas de água no estado líquido. Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ciclo da água"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm. Acesso em 23 de julho de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O ciclo da água ocorre graças às mudanças de estado físico dessa substância. Entre os processos apontados a seguir, marque aquele que indica corretamente o nome da mudança que acontece no momento da formação das nuvens.

a) evaporação.

b) sublimação.

c) fusão.

d) condensação.

e) vaporização.

Questão 2

Os animais e plantas possuem grande dependência do ciclo da água, uma vez que essa substância é essencial para seu metabolismo. Os animais, além de utilizarem a água, também perdem essa substância para o meio. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não se refere a uma maneira de eliminação de água para o meio pelos animais.

a) Eliminação de urina.

b) Eliminação de fezes.

c) Respiração.

d) Transpiração.

e) Gutação.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola