PUBLICIDADE
O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água. Nesse século, segundo diversos pesquisadores, a falta de água será um dos maiores problemas que a humanidade deverá enfrentar.
A maior parte do planeta Terra é composta por água, no entanto, é muito restrito o percentual que oferece condições para consumo, tendo em vista que uma enorme parte é de água salgada, outras estão poluídas, além das geleiras, subsolo, solo e atmosfera.
Grande parte das águas contidas em terras emersas se encontra no subsolo, ou seja, águas subterrâneas, além é claro, dos rios, que respectivamente oferecem água aos humanos e outros seres vivos.
As águas subterrâneas são identificadas de duas formas, a primeira chamada de zona não-saturada onde a água se encontra espalhada entre ar, solo e rochas. A segunda é denominada de zona saturada, nesse caso a água se encontra armazenada em grande quantidade, formando uma espécie de rio subterrâneo.
Além dessa classificação, existem dois tipos de águas subterrâneas, o freático e o artesiano. O primeiro está situado na zona não-saturada, fica nas proximidades da superfície, diante disso as águas ficam propícias à contaminação. O segundo se encontra na zona-saturada, um pouco afastado da superfície, em virtude dessas características se faz necessária a construção de poços artesianos para retirar água desses locais.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia