Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Águas subterrâneas

Geografia

As águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano.
Águas subterrâneas emergindo para a superfície
Águas subterrâneas emergindo para a superfície
PUBLICIDADE

O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água. Nesse século, segundo diversos pesquisadores, a falta de água será um dos maiores problemas que a humanidade deverá enfrentar.

A maior parte do planeta Terra é composta por água, no entanto, é muito restrito o percentual que oferece condições para consumo, tendo em vista que uma enorme parte é de água salgada, outras estão poluídas, além das geleiras, subsolo, solo e atmosfera.

Grande parte das águas contidas em terras emersas se encontra no subsolo, ou seja, águas subterrâneas, além é claro, dos rios, que respectivamente oferecem água aos humanos e outros seres vivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As águas subterrâneas são identificadas de duas formas, a primeira chamada de zona não-saturada onde a água se encontra espalhada entre ar, solo e rochas. A segunda é denominada de zona saturada, nesse caso a água se encontra armazenada em grande quantidade, formando uma espécie de rio subterrâneo.

Além dessa classificação, existem dois tipos de águas subterrâneas, o freático e o artesiano. O primeiro está situado na zona não-saturada, fica nas proximidades da superfície, diante disso as águas ficam propícias à contaminação. O segundo se encontra na zona-saturada, um pouco afastado da superfície, em virtude dessas características se faz necessária a construção de poços artesianos para retirar água desses locais.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Águas subterrâneas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aguas-subterraneas.htm. Acesso em 27 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Características de um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo, o Aquífero Guarani.
Saiba mais sobre as bacias hidrográficas brasileiras. Entenda a importância delas para a natureza e para a sociedade em geral.
Entenda a questão do desperdício de água que acontece nas mais diversas escalas e provoca a perda de uma incontável quantidade de recursos hídricos.
Confira alguns dados e informações a respeito da distribuição da água no mundo!