Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Quilópodes

Biologia

PUBLICIDADE

Quilópodes ou centípedes são animais pertencentes ao filo Arthropoda, o filo do reino animal com maior diversidade de espécies. Os animais pertencentes ao grupo dos quilópodes, bem como outros artrópodes, destacam-se por possuir um exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Os quilópodes são animais velozes e carnívoros, alimentando-se de diferentes presas, como pequenos artrópodes.

Existem cerca de 2500 espécies de quilópodes, as quais variam de tamanho e coloração do corpo. Os quilópodes diferenciam-se dos diplópodes pelo número de patas por segmento bem como pela dieta. Enquanto quilópodes têm um par de patas por segmento e são carnívoros, os diplópodes têm dois pares de patas por segmento e são herbívoros.

O que são quilópodes?

Os quilópodes ou centípedes são artrópodes pertencentes ao clado Myriapoda, conhecidos popularmente como centopeias ou lacraias. Todos os animais pertencentes a esse clado são terrestres e apresentam uma divisão do corpo básica, formada por uma cabeça e um tronco alongado, do qual partem as suas patas.

Leia também: Classificação dos artrópodes

Características dos quilópodes

Os quilópodes apresentam o corpo dividido em cabeça e tronco.
Os quilópodes apresentam o corpo dividido em cabeça e tronco.

Quilópodes são animais pertencentes ao filo dos artrópodes, apresentando, portanto, características típicas desse grupo, tais como a presença de um exoesqueleto de quitina revestindo seu corpo e corpo segmentado com apêndices articulados.

Além disso, podemos afirmar que os quilópodes são animais triblásticos (apresentam três folhetos embrionários), celomados (apresentam uma cavidade corporal, denominada celoma, revestida por tecido derivado da mesoderme), com simetria bilateral (corpo pode ser dividido em duas partes iguais) e protostômios (blastóporo que origina a boca). O sistema digestório desses animais é completo.

As trocas gasosas são realizadas por um sistema traqueal. A excreção é feita por túbulos de Malpighi. A reprodução desses animais é sexuada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Corpo dos quilópodes

Os quilópodes apresentam o corpo dividido em cabeça e tronco. Do tronco alongado desse animal, partem as patas, sendo um par de patas por segmento. Os quilópodes apresentam um par de antenas e apêndices venenosos no segmento mais anterior do seu corpo. Esses apêndices são utilizados para injetar veneno, o qual auxilia o animal na captura da presa. Alguns quilópodes são pequenos, outros, no entanto, podem atingir tamanhos consideráveis.

A espécie Scolopendra gigantea, por exemplo, pode atingir 30 cm de comprimento. Outras espécies de centopeias, como a maioria das norte-americanas e europeias, apresentam apenas de 3 cm a 6 cm de comprimento. A coloração do corpo dos quilópodes varia, podendo ser observado espécies com coloração marrom-avermelhada, verde, amarela e até azul.

O bserve que de cada segmento do tronco parte um par de patas.
O bserve que de cada segmento do tronco parte um par de patas.
  • Habitat e comportamento dos quilópodes

Os quilópodes são encontrados em várias partes do planeta, ocorrendo tanto em regiões tropicais como em temperadas, sendo frequentemente encontrados em locais protegidos, como em casca de árvores e debaixo de pedras e troncos. Nesses locais, esses animais conseguem proteção contra possíveis predadores e também contra a dessecação.

Os quilópodes são animais que se locomovem rapidamente e apresentam, em sua maioria, hábito de vida noturno, saindo à noite em busca de seu alimento e também de novos esconderijos. A maioria das espécies são predadoras, e sua dieta é formada, em grande parte, por artrópodes menores. Entretanto, vale destacar que esses animais podem se alimentar também de outros grupos, sendo descritos quilópodes que se alimentam de nematódeos, caramujos, minhocas, anfíbios, cobras, aves e até camundongos.

Leia também: Características gerais dos artrópodes

Diferenças entre quilópodes e diplópodes

Quilópodes e diplópodes são animais pertencentes ao clado Myriapoda. Apresentam corpo alongado e são dotados de várias patas. Podemos diferenciar os quilópodes dos diplópodes observando, por exemplo, a quantidade de patas por segmento. Enquanto os diplópodes apresentam dois pares de patas por segmento, os quilópodes apresentam apenas um par. Outra diferença entre eles está na sua dieta. Enquanto os quilópodes são animais carnívoros, os diplópodes alimentam-se de folhas em decomposição e outros materiais vegetais.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Quilópodes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/quilopodes.htm. Acesso em 16 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
A classe das aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros e opiliões.
Aprenda mais sobre os artrópodes. Neste texto falaremos a respeito das características gerais do grupo e sua classificação.
Clique aqui e conheça mais sobre as características gerais de cada classe dos artrópodes.
Conheça o subfilo crustacea, chelicerata e uniramia.
Amplie seus conhecimentos a respeito dos crustáceos, animais bastante conhecidos por fazerem parte da alimentação de muitas pessoas. Neste texto, abordaremos as principais características dos crustáceos, sua forma de alimentação, respiração, reprodução e conheceremos também alguns exemplos desses animais.
Encontre aqui tudo o que você precisa saber sobre os insetos, organismos invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes.
Entenda o que é muda ou ecdise e por que esse processo é tão importante para os artrópodes, animais que possuem um exoesqueleto quitinoso.