Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Celoma

O celoma pode ser definido como uma cavidade cheia de líquido revestida completamente pela mesoderme.

A planária é um animal acelomado, ou seja, sem celoma
A planária é um animal acelomado, ou seja, sem celoma
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Ao realizarmos a descrição dos animais, sempre citamos a questão da presença ou ausência de celoma. A partir dessa característica, os animais triblásticos podem ser organizados em três grupos: celomados, acelomados ou pseudocelomados. Mas, afinal, o que é celoma?

O celoma pode ser definido como uma cavidade corporal preenchida por fluido que possui como revestimento a mesoderme, um dos folhetos germinativos. Essa cavidade é formada durante o desenvolvimento embrionário e está relacionada com diversas funções importantes, tais como a eliminação de excretas, deposição temporária de gametas, distribuição de substâncias pelo corpo, acomodação dos órgãos internos e, em alguns animais, funciona ainda como forma de sustentação (esqueleto hidrostático).

Animais que apresentam essas cavidades são chamados de celomados. Um exemplo são todos os organismos triblásticos, com exceção dos platelmintos e nematódeos. Observe na figura a seguir que nos celomados a cavidade corporal é completamente revestida por mesoderme.

Observe a disposição dos folhetos germinativos nos organismos acelomados, pseudocelomados e celomados
Observe a disposição dos folhetos germinativos nos organismos acelomados, pseudocelomados e celomados

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem ainda organismos pseudocelomados que apresentam cavidades corporais, entretanto, estas são revestidas apenas em parte pela mesoderme. No esquema acima é possível observar que a cavidade é revestida pela mesoderme e pela endoderme. Representantes do filo Nematoda são exemplos de animais pseudocelomados.

Por fim, temos os organismos chamados de acelomados, que não possuem cavidade corporal envolta pela mesoderme. Nesses animais, o espaço entre a ectoderme e a endoderme é totalmente preenchido pela mesoderme. Como exemplo, podemos citar os platelmintos.

Atenção! Somente animais triblásticos podem ser classificados de acordo com a presença ou ausência de celoma. Sendo assim, cnidários, que são diblásticos, e os poríferos, que não possuem folhetos, não podem ser classificados de acordo com essa característica.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Celoma"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celoma.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

É comum observarmos na descrição dos animais uma referência à presença ou ausência de celoma. Essa estrutura, presente em alguns seres vivos, pode ser definida como:

a) uma cavidade corporal revestida internamente pela endoderme.

b) uma cavidade corporal rica em sangue e parcialmente revestida pela mesoderme.

c) uma cavidade corporal revestida completamente pela mesoderme.

d) uma cavidade corporal rica em fluidos e revestida pela ectoderme.

e) uma cavidade corporal revestida por todos os três folhetos germinativos.

Exercício 2

O celoma é uma cavidade formada durante o desenvolvimento embrionário de alguns seres vivos. Analise as estruturas a seguir e marque aquela que não representa uma função dessa cavidade.

a) Eliminar excretas.

b) Armazenar temporariamente gametas.

c) Acomodar órgãos internos.

d) Dar sustentação ao corpo de alguns organismos.

e) Transmitir impulsos nervosos.

Artigos Relacionados


Anelídeos

Conheça mais sobre os anelídeos (Filo Annelida) clicando aqui! Neste texto abordaremos as características gerais desse filo e os grupos que o compõem.
Biologia

Artrópodes

Aprenda mais sobre os artrópodes. Neste texto falaremos a respeito das características gerais do grupo e sua classificação.
Biologia

Cnidários

Conheça mais sobre os cnidários (filo Cnidaria) aprendendo sobre a estrutura do corpo desses animais, sua fisiologia e forma de reprodução.
Biologia

Filo Chordata

Você sabe quais são as características dos representantes do filo Chordata? Clique aqui e amplie seus conhecimentos a respeito dos cordados.
Biologia

Filo Cnidaria

Morfologia, modo de vida e classes dos celenterados.
Biologia

Moluscos

Clique aqui e aprenda mais sobre os moluscos. Neste texto falaremos mais a respeito das características desse grupo bem como sua classificação.
Biologia

Nematódeos

Quer saber quais são os animais nematódeos? Clique aqui, veja as principais características desses animais e conheça as doenças que eles podem causar.
Biologia

Platelmintos

Amplie o que sabe a respeito dos platelmintos conhecendo mais sobre sua morfologia, fisiologia e formas de reprodução, clicando aqui!
Biologia

Platelmintos

Características, classificação e doenças que indivíduos da classe Trematoda e Cestoda podem causar.
Biologia

Poríferos

Saiba mais sobre os poríferos clicando aqui. Conheça as principais características desses animais, os seus tipos e a forma de reprodução.
Biologia