Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Folhetos germinativos

Biologia

Os folhetos germinativos dão origem a todos os tecidos do nosso corpo.
O desenvolvimento embrionário faz com que o zigoto se transforme em um novo ser
O desenvolvimento embrionário faz com que o zigoto se transforme em um novo ser
PUBLICIDADE

A embriogênese é o processo em que ocorre o desenvolvimento do zigoto para formar um novo indivíduo. Pode ser dividida em três fases principais: a segmentação, a gastrulação e a organogênese. É na fase de gastrulação que ocorre a formação dos folhetos germinativos, também chamados de folhetos embrionários.

Na gastrulação, as células da blástula começam a se diferenciar, formando os folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Eles são os primórdios de todos os tecidos e órgãos.

Podemos classificar os animais em diblásticos e triblásticos de acordo com o número de folhetos. Os animais diblásticos são aqueles que apresentam apenas dois, a ectoderma e a endoderma. Já os animais triblásticos são aqueles que apresentam três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Os cnidários são exemplos de animais diblásticos e os cordados são exemplos de animais triblásticos.

Ectoderma é o folheto mais externo (ecto = fora) e que reveste o embrião. Ele dará origem ao sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP), epiderme e estruturas associadas, tais como pelos e unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas. Ele formará também as glândulas mamárias, a hipófise, as meninges, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mesoderma é o folheto germinativo intermediário (meso = meio), fica entre o ectoderma e o endoderma. Dará origem a cartilagens, ossos, músculos, sistema cardiovascular (coração, vasos sanguíneos e o próprio sangue), ovários, testículos, sistema urinário (rins, bexiga e vias urinárias), entre outros órgãos.

O mesoderma desenvolve-se na fase de nêurula e preenche todos os espaços entre o ectoderma e o endoderma.  De acordo com sua localização, podemos classificar o mesoderma em: epímero (localizado no dorso do embrião), mesômero (localizado na lateral do embrião) e hipômero (localizado na região ventral do embrião).

Por fim, temos o endoderma, folheto mais interno (endo = dentro). Ele dará origem ao revestimento epitelial dos tratos gastrointestinal e respiratório, glândulas salivares, epitélio da bexiga e parte da uretra, glândulas tireoide e paratireoide, timo, fígado e pâncreas.

Como dito anteriormente, esses folhetos surgem na fase de gástrula. No estágio de nêurula, eles iniciam a formação dos diferentes tecidos e órgãos.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Folhetos germinativos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/folhetos-germinativos.htm. Acesso em 28 de julho de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

(UFRGS-RS) Quando um biólogo descreve os equinodermos (estrela-do-mar, ouriço-do-mar etc.) como triblásticos, ele está afirmando que esses animais têm três:

a) blastóporos.

b) blastocelas.

c) tipos de células blásticas.

d) folhetos embrionários.

e) blastocistos.

Questão 2

Sabemos que os folhetos germinativos são conjuntos celulares que dão origem a todos os tecidos e órgãos do corpo. A respeito do ectoderma, marque a única alternativa que não indica uma estrutura formada por ele.

a) Pelos.

b) Unhas.

c) Sistema nervoso.

d) Fígado.

e) Glândula sudorípara.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Conheça mais sobre os anelídeos (Filo Annelida) clicando aqui! Neste texto abordaremos as características gerais desse filo e os grupos que o compõem.
Entenda o que é o celoma e a classificação dos animais em celomados, pseudocelomados e acelomados.
Conheça mais sobre os cnidários (filo Cnidaria) aprendendo sobre a estrutura do corpo desses animais, sua fisiologia e forma de reprodução.
Eventos que compreendem a segmentação, gastrulação e organogênese.
O tecido conjuntivo tem função de preenchimento dos espaços intracelulares do corpo.
Saiba mais a respeito do tecido epitelial, um dos tecidos do corpo humano. Neste texto, falaremos sobre os tecidos epiteliais, suas principais características e funções. Abordaremos ainda a classificação dos epitélios e resolveremos duas questões de vestibulares que abordam esse importante assunto.
Clique aqui e aprenda mais a respeito do tecido muscular, suas características e sua importância. Saiba as características e funções dos seus três tipos.
Conheça o tecido nervoso. Saiba quais são as células que o compõem e quais funções estão relacionadas a ele. Entenda como ocorrem as sinapses nervosas.